De 5 a 9 de junho, Porto Santo vai ser a capital do atum!

De 5 a 9 de junho, Porto Santo vai ser a capital do atum!

De 5 a 9 de junho, Porto Santo vai ser a capital do atum!

Artigo de Redação 24-04-2018

24-04-2018


A Região Autónoma da Madeira é, atualmente, no panorama nacional, responsável por mais de 60 por cento da quota total da pesca do Atum. As águas atlânticas ao largo da ilha do Porto Santo são a rota dos cardumes que percorrem os oceanos.

O Festival Rota do Atum – que se realiza de 5 a 9 de junho em Porto Santo – uma organização Vila Baleira Resort, é inspirado nesses dois fatores e procura, na sua primeira edição, homenagear o Atum nos seus mais diversos aspetos. Aqui encontrará gastronomia, workshops e tertúlias, música e dança, artes de pesca e artesanato, exposições de fotografia, arte urbana e humor.

O festival conta com a curadoria gastronómica do Chef Cordeiro que conduzirá uma armada de chefs nacionais e internacionais que se juntam ao Chef residente Manuel Santos do Vila Baleira Resort. Já confirmado está o Chef Carmine Basile de Itália e o Chef José Lopez de Espanha aos quais ainda se vão juntar mais alguns nomes consagrados. Ao longo do festival todas as noites serão dedicadas a um jantar temático sobre a forma de confecionar o atum nos mais variados países convidados que culminará num jantar de gala com a orientação do Chef Cordeiro e apresentação dos vinhos de mesa madeirenses e Vinhos da Madeira – Enólogos – Dina e Juan Teixeira – Vinhos Justinos e Henriques. Os festivaleiros vão também poder participar em workshops de cozinha com degustação.

De forma a envolver na temática a comunidade local foi criado um concurso gastronómico denominado «A Estrela é o Atum» que convida os Portossantenses em geral e a restauração em particular a apresentar as suas criações que tenham por tema o Atum.

Os workshops e as tertúlias contam com o apoio da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas e vão abordar o tema do Atum de várias perspetivas. Desde a questão ecológica aos testemunhos dos pescadores. A dança fica a cargo do grupo Danças do Mundo in Madeira com várias atuações durante o festival, onde a música também vai também ter lugar privilegiado com a presença de vários artistas.

O programa não podia ficar completo sem a arte da pesca, assim sendo estão previstas visitas aos atuneiros acompanhados por pescadores e a presença de artesãos locais ao longo de todo o evento.

Com o selo de qualidade da National Geographic, a exposição de fotografia de Pepe Brix que durante meses acompanhou as vidas dos pescadores de atum na costa dos Açores vai estar patente no Vila Baleira Resort.

A arte urbana vai também ter o seu lugar com o artista Third a elaborar ao vivo um mural que pode ser acompanhado por todos durante a sua execução e que ficará como memória futura desta primeira edição.

Tudo isto não podia ficar completo sem o humor e Herman José marcará presença neste evento.

O Festival Rota do Atum é um evento promovido pelo Vila Baleira Resort com o apoio da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas da Secretaria Regional de Turismo e Cultura e da Associação de Promoção da Madeira.

Partilhar Artigo