página anterior
página seguinte

A zona dos Cayos é ideal para quem quer esquecer o mundo por completo. Uma série de ilhotas transportam os turistas para um paraíso, onde predominam praias praticamente virgens com um cenário selvagem e inexplorável, onde apetece ficar para sempre.

Os Cayos são pequenas ilhas dotadas de uma beleza indescritível, com acesso por estrada ou por via aérea. Os Cayos Coco, Guillermo, Largo del Sur e Santa Maria oferecem praias de uma beleza verdadeiramente deslumbrante. Nas principais praias de Cayos, os destinos turísticos de Cuba por excelência, as infra-estruturas hoteleiras disponibilizam serviços para que os turistas usufruam de férias inesquecíveis.

Cuba

Havana
ver destino »

Scuba Diving
Praia Sirena

Praia Sirena

Praia Sirena

Praia Sirena

Praia Sirena

Praia Sirena

Praia Sirena
Praia Sirena
Praia Sirena
Praia Sirena
Estrelas do mar
Estrelas do Mar cartão de visita de Cayos
Cayo Largo

Parte da província da Ilha de la Juventud (onde anteriormente estava sediado o presídio em que Fidel Castro e os seus companheiros ficaram aprisionados durante algum tempo), Cayo Largo é hoje um dos destinos cubanos que está mais na moda, possivelmente porque corresponde à imagem idealizada de ilhota perdida das Caraíbas, com intermináveis praias de areia branquíssima acompanhada por um mar azul-turquesa, uma ilha quase virgem, um paraíso natural e um local fora dos roteiros turísticos tradicionais.

O cenário de Cayo Largo e as praias de um branco a lembrar o açúcar tornam-no num dos mais procurados destinos turísticos de Cuba. Localizado nas calmas águas das Caraíbas, a Este do Arquipélago de los Canarreos da costa sul de Cuba, a ilha é formada por calcário, formado ao longo de milhões de anos a partir dos restos de organismos marinhos, muito semelhantes aos dos recifes de corais.

Cayo Largo e a vizinha Isla de la Juventud oferecem oportunidades de mergulho espectaculares, concretamente entre os recifes de Punta Francés. Protegido das fortes correntes marítimas, o leito marinho é variado, com uma abundância de grutas, vales e íngrimes paredes submarinas. Quer seja um iniciante ou um profissional no mergulho, irá ficar maravilhado com as formações de corais, as coloridas esponjas e os espectaculares peixes tropicais.

Em terra, esta luxuriante ilha proporciona aos amantes da Natureza muitas actividades como, por exemplo, passar uma noite iluminada a observar os ninhos de tartarugas na praia. A vida selvagem nativa também inclui flamingos, iguanas e os pequenos colibris. Quer Cayo Largo quer a Isla de La Juventud possuem fascinantes museus com artefactos e exibições únicas. Um ponto de interesse particular é a Cueva de Punta del Este, chamada Capela Sistina Aborígene, uma gruta com centenas de pictogramas históricos.

Para conhecer Cayo Largo, alugue um carro ou uma mota, ou apanhe um autocarro que o leva do Club Aventuras até a playa Sirena, a mais procurada e ponto de partida de todas as excursões de barco. Paraíso dos mergulhadores, Cayo Largo oferece inúmeras opções de lazer náutico. Pode também fazer uma excursão de um dia passando pela ilha Cayo Iguana, parando para mergulhar acompanhado por guias especializados e desfrutar de belas paisagens submarinas finalizando o passeio com um almoço de marisco numa praia paradisíaca.

Praias de Cayo Largo

As praias são extensas de areia branca e muito finas banhadas por quentes águas azuis transparentes. O silêncio da ilha só é quebrado pelo barulho dos pelicanos e das gaivotas. Águas azuis, transparentes e límpidas transformam a barreira de corais num imenso aquário, onde se mergulha no meio de milhares de peixes multicolores, crustáceos e algas dançantes.

Playa Tortuga: As tartarugas do mar põem os ovos na areia desta praia localizada a nordeste dos principais resorts de Largo Cayo.

Cayo Iguana: Junte-se às iguanas coloridas sob o sol num recife localizado ao norte de Cayo Largo.

Playa Sirena: Uma das mais bonitas praias de Cuba, com uma areia branca que se funde com o azul das águas das Caraíbas. Este enclave pitoresco no lado ocidental do recife está perto dos hotéis de Cayo Largo (com tudo incluído) e oferece um acesso fácil a actividades aquáticas como o windsurf e o caiaque.

Playa Mal Tiempo: Saboreie a reclusão nesta praia remota com a oportunidade de observação da abundância da Natureza.

Playa Paraíso: Calma, tranquila, quase selvagem com uma areia fina e água clara e cristalina.

Cayo Coco

As praias de Cayo Coco, arquipélago da Província de Ciego de Ávila, são esplêndidas: têm um mar calmo, quase parece uma piscina gigante, a areia é branca e as gaivotas fazem violentos mergulhos em busca de comida. Dominada por praias e resorts, esta ilhota é ideal para descansar e esquecer tudo o resto.

A ilha de Cayo Coco ocupa cerca de 370 quilómetros quadrados, é um lugar paradisíaco, possui 22 quilómetros de praias e destaca-se pelo seu alto grau de conservação do ecossistema. Sendo uma privilegiada reserva da flora e da fauna cubanas, Cayo Coco é o habitat natural de diversas aves como o flamingo rosado.

Este destino turístico, bem menos conhecido do que outras zonas da ilha, como Varadero ou Cayo Largo, permaneceu inexplorado de actividades turísticas, até 1990, quando uma estrada, metade para o mar e metade ao longo dos pântanos, permitiu a comunicação da terra e à exploração desse santuário natural da flora e da fauna. Até aquela data, o único acesso era feito pelo mar.

Pratos típicos:
Língua de vaca a la criolla, salada de abacate, doce de leite, banana madura e frita, arroz branco, feijão preto, salada de tomate e porco assado.
Cayo Coco
Cayo Coco
Cayo Coco
Cayo Coco
Cayo Coco
Cayo Guilhermo Cayo Guilhermo

Próximo de Cayo Coco, Cayo Guillermo apresenta uma paisagem natural linda e intocável, com praias desertas, cujas águas apresentam uma temperatura média de 24° C. Tudo isto torna o mundo subaquático, um paraíso para os amantes do mergulho e snorkeling. Não deixe de conhecer a Playa Pilar que está no top 10 das praias mais bonitas das Caraíbas.

"Verde e prometedor…" assim o definiu o escritor Ernest Hemingway. Este cayo está muito associado à sua obra literária como é exemplo a Playa Pilar descrita no romance O Velho e o Mar. Para os amantes de pesca, este é um lugar a não perder.

Panorama
Cayos Santa Maria
Cayo Santa Maria

Localizada a cerca de 100 quilómetros da cidade histórica de Santa Clara, Cayo Santa Maria ilha paradisíaca e famosa pela sua rica vegetação tropical, natureza selvagem e lindas praias com areia fina e branca e um mar azul-celeste, o refúgio perfeito para umas férias tranquilas. É também um local popular para os surfistas e amantes do mergulho e o único, assim como Cayo Largo, onde pode fazer nudismo. A parte ocidental da ilha está reservada para os naturistas. A ilha é tão Cayo Santa Maria o refúgio perfeito para as suas férias tranquilo...

Se o seu desejo for muito sol e praia, a Playa Perla Blanca é ideal para quem procura sossego, se preferir visitar um marco histórico do país, visite o Memorial Ernesto Che Guevara onde se encontram os seus restos mortais do revolucionário, assim como de outros companheiros.

Guia do Viajante

ver mapa maior

Cuba

onde ficar

Hotel Meliá Cayo Coco

Hotel Tryp Cayo Coco

Hotel Meliá Cayo Guillermo

Hotel Sol Cayo Guillermo

Hotel Meliá Cayo Santa Maria

Hotel Meliá Las Dunas, Cayo Santa Maria

Hotel Sol Cayo Santa Maria

Barceló Cayo Santa Maria

Hotel Sol Cayo Largo

Hotel Sol Pelicano

clima

Subtropical, quente e húmido. A temperatura média varia entre os 26° e os 30° C. A estação das chuvas tem início em Maio e prolonga-se até Outubro.

vestuário

Leve roupas leves e frescas. Os óculos de sol e os protectores solares são indispensáveis, já que o sol é muito intenso.

onde comer

Nos Cayos não existem restaurantes fora dos resorts para sugerir. Uma vez que os hotéis vendem os pacotes com tudo incluído, normalmente os turistas acabam por fazer as refeições nos diversos restaurantes dos próprios hotéis, onde estão hospedados. Contudo, em Cayo Largo pode ir ao El Torréon.

El Torreón, Cayo Largo
 Um restaurante simpático, com uma decoração que evoca os dias dos piratas e corsários, um óptimo lugar para saborear a comida e bebida tradicionais de Cuba, uma cerveja e música ao vivo.

à noite...

Passar férias nos Cayos é igual a sol, praia e mar. Mas quem quiser esticar a noite tem ao seu dispor a discoteca do Hotel Sol Club Cayo Coco, a discoteca do Hotel Sol Club Cayo Guillermo, bem como os bares dos hotéis Meliá Cayo Guillermo e Meliá Cayo Coco, abertos 24 horas por dia.

a não perder!

Uma parte da essência de Cuba encontra-se nos aromas, sabores e ritmos latinos. Os famosos charutos, conhecidos como puros cubanos, são um símbolo do país que vale a pena experimentar ou trazer de recordação. Também não pode deixar de experimentar o mojito ou um daiquiri .

Em Cayo Coco, pode usufruir da praia e da sua barreira de corais para nadar, mergulhar e observar a vida marinha. Nada como fazer snorkeling nas barreiras de coral que se estendem ao largo de Cayo Coco ou Cayo Guillermo.

Conhecer a Playa Pilar, uma das mais bonitas das Caraíbas.

Visitar o Memorial Ernesto Che Guevara.

Em Cayo Coco não pode deixar de visitar a Playa Flamencos, considerada uma das melhores da ilha e em que a água dificilmente ultrapassa os joelhos, mesmo a 200 metros de distância da areia. Se preferir um lugar mais restrito, experimente a impressionante Playa Prohibida, cercada por dunas que atingem os 14 metros de altura. Faça também uma visita à pequena vila de Guira, fundada no início do século XX e que ainda hoje conserva as tradicionais casas.

informações gerais

Documentos: Passaporte (validade mínima de seis meses) e visto obrigatório.

Moeda: Peso cubano. Procure levar euros em moedas, evitando os Travellers Checks e o American Express. Os restantes cartões de crédito serão aceites desde que não sejam emitidos por bancos norte-americanos.

Idioma: Espanhol

Taxas de aeroporto: Ao efectuar a reserva, deverá pagar as taxas de aeroporto.

Taxas locais: À saída do país deverá pagar taxas.

Voltagem eléctrica: É de 110 volts e as tomadas são de cavilha plana. Não se esqueça de levar um transformador.

Diferença horária: - 5 horas.

Gorjetas:Não estão incluídas no serviço de bares e restaurantes. Deverá calcular cerca de 10 por cento sobre o valor total da conta. É costume dar-se gorjeta aos bagageiros e ao pessoal de serviço do hotel.

Texto: Virgínia Esteves (virginia.esteves@impala.pt) | Fotos: Arquivo Impala, Flickr e Sol Meliá
edição 1 a próxima viagem