página anterior
página seguinte
Turks e Caicos

Mar de águas mornas e límpidas – em tons de azul-turquesa e verde-claro –, areia branca e muito fina, palmeiras e recifes são o visual comum às ilhas do arquipélago. Este é o cenário ideal para passar uns dias com tranquilidade, isolamento, relaxamento e muito, muito romantismo.

O arquipélago de Turks e Caicos, formado por 40 ilhas, é um destino que está a ficar cada vez mais na moda. Belas praias de areia branca e águas azuis cristalinas seduzem os turistas que chegam diariamente à ilha de Providenciales, a mais importante, embora não seja a capital.

Das 40 ilhas, as mais conhecidas são Providenciales, North Caicos, Middle Caicos, East Caicos, South Caicos, West Caicos e Grand Turk – nesta última fica a capital, Cockburn Town.
Estas ilhas, descobertas por Cristóvão Colombo em 1492, tornaram-se independentes do Reino Unido na década de 80, porém, acabaram por continuar a ser governadas como território da coroa britânica.

Providenciales é a ilha com mais população e a preferida dos turistas. Com 40 quilómetros de extensão e 25 mil habitantes, descendentes de escravos africanos, pode ser atravessada de carro em apenas 35 minutos. Tem longas faixas de areia e as principais praias são Blue Hills e Grace Bay.

Com um dos maiores recifes de coral do Mundo, 370 quilómetros de praias de areia branca, águas cristalinas e milhares de locais de mergulho, Turks e Caicos é um local deslumbrante, que encanta os visitantes com os 320 dias de sol e uma temperatura média de 28 graus.

O maravilhoso visual das praias é um dos principais locais de mergulho e cada vez mais procurado. É sob as suas águas que se escondem alguns dos principais tesouros locais: basta colocar a máscara, o snorkel e os pés-de-pato para começar a procurá-los. Com uma topografia basicamente plana, oferece uma beleza natural em abundância e é habitat de golfinhos, baleias, raias, tartarugas marinhas e flamingos.

Grand Turk
Descoberta em 1492 por Cristóvão Colombo, Turks e Caicos é uma colónia inglesa localizada nas Bahamas, a sudeste de Miami, próxima de Cuba
e da República Dominicana
Chalk Sound, Providenciales
Onde ir
Museu Nacional Turks e Caicos

Salt Cay
Considerada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, a vila de Salt Cay é formada por construções em madeira localizadas à beira-mar.

Não muito longe dali, entre as casas de estilo vitoriano inglês, fica o Museu Nacional de Turks e Caicos, onde poderá conhecer um pouco mais da história deste local e ver de perto restos de um famoso naufrágio ocorrido na região.

Praia Grace Bay
Na ilha Providenciales fica uma das dez praias mais bonitas do Mundo (Grace Bay), segundo a revista americana Condé Nast Traveler. Além da cor turquesa do mar, tem areia branca, peixes brilhantes e um pôr-do-sol memorável. O céu vermelho cria uma atmosfera verdadeiramente especial.

Grand Turk
Aqui está situado um dos principais museus das Caraíbas, com artefactos do naufrágio do Molasses, o mais antigo das Américas.

Grace Bay Malcolm's Beach

Malcolm’s Beach
É a praia mais deserta e imperdível de Providenciales e para tal é preciso alugar um veículo 4 x 4.

Clockburn Town
A capital e o centro financeiro. Faça uma caminhada pela Duke Street e pela Front Street para conhecer os prédios em estilo vitoriano.

Atrações
Santuário de pássaros de French Cay, o parque subaquático nacional Columbus Landfall e a fazenda de ostras de Caicos estão entre as maiores atrações dessas ilhas, famosas pela sua hospitalidade.

O que fazer

Descansar, descansar...

Praticar desportos náuticos dos mais diversos – alguns resorts oferecem muitas atividades.

Mergulho com snorkel
Com águas cristalinas e recifes que chegam a ter oito quilómetros de extensão, a apenas poucos metros de profundidade, é difícil resistir a um passeio de barco para mergulhar com snorkel. Com uma fauna variada e colorida, encontrará desde pequenos peixes em cardumes até raias e tartarugas. Com sorte, é possível avistar golfinhos.

Mergulho com cilindro
Os temidos tubarões também costumam aparecer para quem mergulha com cilindro. Em Providenciales, os passeios de barco para mergulho demoram cerca de uma hora e meia.

desportos aquáticos em Turks e Caicos Turtle Cove mergulho

Nos passeios de barco pode avistar golfinhos e, principalmente, as baleias jubarte, que passam por essa região das Caraíbas entre fevereiro e abril.

Andar de caiaque
Aproveite bem as águas transparentes e tranquilas para se dedicar a esta prática marinha.

Stand up
Outra prática desportiva, o surf com remo também é outra alternativa.

Pratique kitesurf, parasailing, esqui aquático ou jet-ski.

Passear por Grace Bay, onde estão as lojas que vendem artesanato, roupas e joias. Não estranhe se encontrar inúmeros enfeites em forma de um simpático lagarto, típico e símbolo desta região.

Caso queira sair à noite, vá até à marina de Turtle Cove, em Providenciales, onde estão situados os bares e restaurantes. Também há um casino.

Alugue um carro e explore a ilha – vá até ao paraíso de Ocean Point! Uma praia praticamente deserta, com água até ao joelho e sempre morna.

Guia do Viajante

ver mapa maior

Turks e Caicos

onde dormir

The Tuscany,
Providenciales

Aquamarine Beach Houses,
Providenciales

Seven Stars Resort,
Providenciales

Harbour Club Villas & Marina,
Providenciales

The Regent Grand,
Providenciales

Villa Renaissance,
Providenciales

Blue Horizon Resort,
Middle Caicos

The Meridian Club,
Pine Cay

Windsong Resort,
Providenciales

Gansevoort Turks + Caicos,
Providenciales

Grace Bay Club,
Providenciales

Caribbean Paradise Inn,
Providenciales

onde comer

Porter’s Island Thyme
Salt Cay

Coco Bistro
Providenciales

Silver Palm Restaurant
North Caicos

Coral Reef Bar and Grill
Salt Cay

Caicos Bakery
Providenciales

The Sand Bar
Grand Turk

Seven
Providenciales

Sailing Paradise
Providenciales

Daniel’s Cafe by the Sea
Middle Caicos

Local Village Bar & Restaurant
Grand Turk

Bay Bistro
Providenciales

Bugaloo’s
Providenciales

gastronomia

O prato local é a carne de caracol. Mesmo que não aprecie caracóis, não deixe de conhecer a maior fazenda onde são criados. Fica na Leeward Highway, em Providenciales.

não deixe de provar

Há uma cerveja local, a Turk´s Head, que é feita com a água do mar, depois de passar pelo processo de dessalinização.

informações

Moeda
Dólar americano.

Idioma
Inglês.

Documentos
Passaporte.

Fuso horário
- 4 horas

clima

Tropical, com uma temperatura entre os 27 e os 32ş C. Humidade alta.

 

Texto: Virgínia Esteves (virginia.esteves@impala.pt) | Fotos: Arquivo Impala, Wiki Commons e Flickr
Agradecimentos: Official Tourism Website of The Turks & Caicos Islands (www.turksandcaicostourism.com)
edição 12 a próxima viagem