Um passeio pelo Museu do Caramulo

Um passeio pelo Museu do Caramulo

Um passeio pelo Museu do Caramulo

Artigo de Redação

Não pode passar pelo Caramulo sem conhecer o seu museu, um antigo sanatório, cujos automóveis antigos se transformaram no maior cartão de visita local.

O Museu do Caramulo fundado em 1950 pelos filhos do patriarca (Abel e João de Lacerda), que construíram dois edifícios para albergar as suas grandes paixões: os carros e a arte.

Num dos edifícios estão expostas mais de quinhentas obras como pintura, escultura, mobiliário, cerâmica, brinquedos antigos e que faziam as delícias das crianças antes da era digital, bicicletas e tapeçarias que vão do antigo Egito até Pablo Picasso, Vieira da Silva e Dalí; no segundo está patente uma coleção com mais de uma centena de veículos clássicos: carros do século XIX, motociclos, jipes de guerra, viaturas de competição, velocípedes e até três carros utilizados por António Salazar. O Mercedes Benz blindado está praticamente novo, pois Salazar recusou-se a andar nele para não ser associado ao regime alemão de Hitler.
Toda esta coleção revela um profundo conhecimento da história do automóvel e da sua evolução, além de rigorosos critérios na aquisição e restauro dos diferentes veículos, respeitando as suas características de origem. Uma particularidade: todos eles estão aptos a circular!

Até Picasso doou um quadro

Como curiosidade, convém referir que neste museu todo o espólio foi adquirido através de doações, ou seja, todos os colecionadores, artistas e amigos doaram as suas peças de arte sem nada receber em troca, apenas a inscrição do seu nome junto da peça doada. Isto graças à iniciativa e ao empenho de Abel de Lacerda e ao mecenato dos portugueses que com ele acreditaram no projeto, que assim conseguiram trazer para Portugal obras que estavam dispersas pelo Mundo e não só. Por exemplo, no Museu do Caramulo existe um pequeno quadro de Picasso, oferecido pelo próprio a Abel de Lacerda.

Para os fãs da saga Star Wars

Neste momento, o museu tem patente, até ao próximo dia 27 de maio, uma exposição temporária «The Power of the Force: Brinquedos e Cartazes da Guerra das Estrelas 1977-85» que reúne brinquedos e cartazes originais dos primeiros filmes da saga, produzidos entre 1977 e 1985.

Esta é a primeira exposição temporária do Museu do Caramulo dedicada à temática dos brinquedos antigos, nas quais estão presentes peças icónicas e especiais. Se é fã da saga Star Wars, de cinema, de brinquedos vintage ou simplesmente de design, este é um evento a não perder.

A exposição inclui centenas de peças com todas as figuras originais das míticas personagens dos filmes, as naves, os playsets, as embalagens, os cartões e o merchandise, entre outros artigos usados na sua produção.

Aqui encontrará também várias versões falsificadas destes brinquedos, feitas por entidades não autorizadas, e poderá ainda ver os cartazes originais dos filmes em várias nacionalidades.

Morada: Rua Jean Lurçat, 42
Caramulo
Tel.: 232 861 270
Site: http://www.museu-caramulo.net
Facebook: http://www.facebook.com/museudocaramulo

 

Texto: Virgínia Esteves (virginia.esteves@impala.pt); Fotos: Revista de Vinhos
< >

Compartilhe o artigo

Top