Menorca, a ilha ideal para quem procura sossego

Menorca, a ilha ideal para quem procura sossego

Menorca, a ilha ideal para quem procura sossego

Artigo de Redação 28-07-2023

28-07-2023


A ilha de Menorca é a mais sossegada das Baleares, possui 256 quilómetros de costa recortada por arribas selvagens, praias idílicas, enseadas povoadas por veleiros, variados monumentos pré-históricos, duas encantadoras cidades e um número infinito de estradas rurais e veredas.

Menorca tem um nome que provém de Minorica, que significa ser mais pequena que Maiorca – a ilha localizada a nordeste do arquipélago das Baleares –, e a capital é Mahón. Para visitar a ilha, o melhor será alugar um carro, arranjar um mapa e dedicar algum tempo a descobrir as calas.

Leia também: Ibiza e Formentera, o pecado mora aqui ao lado

Não deixe de passar pelas principais cidades, visite os mercados artesanais e, ao entardecer, perca-se numa esplanada junto ao mar enquanto se delicia com um cocktail. Com praias vermelhas, a norte, e praias de areia dourada, a sul, seja em grandes ou pequenas enseadas rodeadas por pinheiros, vai encontrar muitas opções para desfrutar do sol e do mar. Mas sempre com o mesmo denominador comum: águas cristalinas.

Atividades e passeios

Em Menorca pode praticar vela, windsurf, esqui aquático e, claro, mergulho. O espetacular fundo do mar de Menorca tem sido por décadas um dos favoritos para os amantes do mergulho. Esta ilha transmite calma, em grande parte graças à sua valiosa natureza.

Fazer uma excursão a cavalo ou a pé nas ciclovias é uma boa maneira de conhecer um ambiente tão bonito. De salientar, em especial, o Parque Natural Albufera d’Es Grau, um abrigo de aves aquáticas migratórias e também uma das zonas húmidas mais importantes do sul da Europa.

Descubra monumentos interessantes e da cidadela histórica

Outra atração é o património arqueológico e cultural. Descubra monumentos interessantes e da cidadela histórica, restos pré-históricos, como Naveta de Es Tudons, os monumentos de Mahon ou, até mesmo, pequenas vilas de pescadores que ainda preservam as tradições antigas.

Alugar um carro é uma forma excelente de explorar esta ilha calma e tranquila.

Explore o Camí de Cavalls

Se gosta de passear em terra, poderá explorar o Camí de Cavalls, um antigo caminho que percorre todo o litoral da ilha e que no seu turbulento passado garantia a vigilância costeira e a comunicação entre as fortificações que a protegiam dos invasores.

O seu traçado permiti-lhe admirar soberbas paisagens e pode ser percorrido a pé, de bicicleta ou a cavalo. Se preferir deixar-se deslumbrar por passeios marítimos. Os portos de Mahón e Es Castel são local de partida de diversas excursões de barco que o levarão a conhecer extraordinárias enseadas com praias imaculadas e imponentes falésias.

Não deixe também de visitar o soberbo areal de Son Bou, que é a maior praia da ilha (3 km), e Cala Galdana, uma baía paradisíaca que tem vindo a conquistar a preferência dos turistas. As outras praias mais famosas de Menorca são Punta Prima, Cales Coves, Cala Mitjana, Cala Turqueta e Son Xoriguer.

Não deixe de provar a caldereta de llagosta

A gastronomia de Menorca é deliciosa e o prato regional mais famoso é a caldereta de llagosta (caldeirada de lagosta). Esta iguaria é uma especialidade de Fornells, localidade visitada todos os anos pelo rei Juan Carlos, que aí vai propositadamente para a degustar. O queijo de Mahón é outro dos produtos mais apreciados da região.

Aproveite também para visitar a destilaria de Xoriguer – o local onde é fabricado o forte gin da ilha. Em Alaior, capital da indústria leiteira menorquina, há um excelente mercado de queijos e especialidades locais, destacando-se os gelados artesanais.

Aqui poderá comprar as famosas sandálias feitas à mão

Ferreries é um excelente destino para compras, muito conhecido internacionalmente pelas sandálias feitas à mão – as avarques. Finalmente, aproveite para saborear uma boa refeição ou uma bebida na Cova d’en Xoroi, em Cala en Porter.

Este espaço fica numa gruta com grandes galerias, situada numa falésia com soberbas vistas para o mar. Este é sem dúvida, um dos mais belos locais para terminar de forma memorável a sua visita a Menorca. Para ajudar a preservar a qualidade ambiental da ilha, cobra-se no local a cada viajante € 1 por dia.

Percorra a rota de Cavalls

Com 220 quilómetros de comprimento, este caminho histórico circundava a ilha, unindo as torres de vigia e, posteriormente, as fortificações e fileiras costeiras levantadas no século XVIII, durante a ocupação francesa.

Parcialmente perdido, está hoje em vias de recuperação, ainda que conte com forte oposição de muitos donos de propriedades, que negam a passagem pelas mesmas. Ainda assim, pode ser seguido parcialmente em alguns troços.

Existem vários trajetos à sua espera

Destacando-se os trajetos compreendidos entre Es Grau e o cabo Favaritx, Fornells-Cap de Cavalleria-Cala Pregonda, Cala Pregonda e Cala Pilar (com alguma dificuldade entre Barril e Caldera), Algaiarens-Cala Morell-Punta Nati-Ciutadella, Arenal de Son Saura-Cala Macarella-Calla Galdana, Cala Galdana-Cala Trebalúger-Plajta de Sant Adeodat e, finalmente, Platja de Sant Adeodat-Son Bou-Cala em Porter-Cales Coves.

Para os caminhantes que pretendam percorrer algum troço, são recomendáveis os guias Guia des Camí de Cavalls de Menorca (Joan C. de Nicolàs Mascaro. Triangle Postals. Em catalão) e Menorca com Mochila. Vuelta a la isla (Carles Maria i Renedo. Produccions Menorquines. Em castelhano). Podem encontrar-se ambos nas livrarias de Maó e Ciutadella.

  • Menorca
  • Menorca
  • Menorca
  • Menorca
< >

Guia do viajante

Onde ir

Naveta de Es Tudons
Ruínas de Talatí de Dalt
Ruínas de Trepucó
Museu de Menorca
Mahón, a capital
Ciudadela
Ferreries
Fernells
San Luís
Es Castell

Onde comer

Restaurante Aquarium
Restaurante 222
Bodega Binifadet

Onde ficar

Matchani Gran
PortBlue La Quinta Menorca Hotel & Spa
Royal Son Bou Family Club

Clima

O clima mediterrânico é um dos principais atrativos de Menorca e dá à ilha o aspecto de um pequeno paraíso verdejante envolvido por águas azul-cobalto. As temperaturas são amenas durante todo o ano, com uma média anual próxima dos 17º C. No entanto, cada estação possui um encanto próprio.

Documentos

Bilhete de identidade/Cartão do cidadão.

Outras Informações

Fuso horário: + 1 hora Moeda: Euro Idioma: Embora o catalão seja habitualmente usado na comunicação entre os locais, a língua franca é o castelhano.

Partilhar Artigo