página anterior
página seguinte

Conhecida como a “ilha da tranquilidade”, oferece três mil horas de sol por ano...praias paradisíacas, solitárias e um imenso mar azul-turquesa.

Morro Jable em Fuerteventura

Fuerteventura parece uma ilha desenhada pela Natureza para desfrutar do sol e da praia. Com mais de 150 praias, oferece os mais extensos areais de entre todas as restantes ilhas do arquipélago e dunas de areia fina a perder de vista. Apenas 100 km separam a ilha do continente africano.

É um paraíso para quem procura férias tranquilas na praia, pois tem sido a ilha mais resguardada em relação ao desenvolvimento turístico, que aqui se iniciou mais tardiamente. Destacam-se duas vilas transformadas em principais centros turísticos, a Caleta de Fuste
e a Corralejo.

Como não é muito grande e existe facilidade em alugar um carro, é possível conhecer bem a ilha em poucos dias. Muitas praias e cidades rurais são alguns dos mais atrativos fatores que levam qualquer pessoa a tirar uns dias de descanso neste destino.

Férias relaxantes

praia Caleta de Fuste

Por ser de origem vulcânica, existem regiões com areias escuras ao longo da ilha, no entanto, pode-se encontrar grandes extensões de areias brancas, que as tornam em locais ainda mais belos e exóticos. As praias e dunas quase desertas fazem deste destino o favorito de muitas famílias e casais para umas férias relaxantes.

O nome deriva dos ventos fortes que se fazem sentir na região – “fuerte ventura” (ventos fortes) –, o que torna este destino ainda mais desejado por praticantes de certas modalidades desportivas marítimas (como o windsurf). No entanto, esses ventos também ajudam a suportar as altas temperaturas (cerca de 36º C na época alta), que atraem todos os amantes do sol e do calor.

A ilha de Fuerteventura é, em grande parte, constituída por grandes dunas de areia, praias desertas, cidades rurais e fascinantes

As típicas cidades rurais

Fuerteventura é também constituída por pequenas cidades rurais de uma beleza inigualável, constituídas por antigas casas de pedra, caminhos rurais e capelas datadas de há mais de 500 anos. Nestas pequenas cidades não existem muitos atrativos turísticos, mas encontram-se restaurantes de grande qualidade, artesanato, provas de queijos, etc., que consomem grande tempo a quem visita a ilha.

As vistas que se deslumbram nas viagens a estas cidades são dignas de registo na sua memória, pois Fuerteventura é de uma beleza rural inexplicável.

Além dos hotéis com excelentes condições e preços competitivos, na ilha estão disponíveis casas e apartamentos para alugar. Esta última modalidade é excelente para quem procura férias menos ligadas ao turismo tradicional, podendo arrendar casas rurais perto das praias desertas. Os bons acessos da ilha permitem a comunicação entre as várias regiões em poucas horas, logo, o facto de se optar por uma casa não se torna um obstáculo para uma visita à ilha. Os resorts também são uma boa alternativa para umas férias cheias de atividades numa das ilhas mais bonitas do arquipélago das Canárias.

vivenda rústica em Fuerteventura Tindaya

Locais a visitar

Fuerteventura, com o seu conjunto de praias incríveis, é a Meca dos amantes da praia. No entanto, existem outros locais para visitar para além das extensões de areia.

Tindaya
Fica na zona Oeste de Fuerteventura. A aldeia é um ajuntamento de criadores de cabras, mas o imponente Tindaya não deverá ser ignorado. Com 401 metros de altitude, a montanha foi considerada sagrada pelos Mahos e, de facto, transformou-se numa rica fonte arqueológica.

El Cotillo
No Oeste, esta aldeia piscatória é outra preciosidade. Depois de almoçar num dos agradáveis restaurantes de peixe, por que não fazer uma siesta numa das calmas enseadas? Mas saiba que são bastante desertas e as praias são um destino muito procurado pelos nudistas.

El Matorral
É o local onde se situa o aeroporto. Cinco quilómetros a sudoeste de Puerto del Rosario, faça uma viagem à capital para poder observar a vida quotidiana da ilha longe das estâncias. Metade da população vive aqui e este é, sem dúvida, o local mais movimentado da ilha.

El Cotillo

Antigua
Visite-a se pretender fugir do rebuliço. O seu Molino (moinho) é um edifício digno de ser fotografado, com belos jardins prontos a serem explorados e com um interessante centro de artesanato. Fica a 20 minutos de carro de Antígua. É a cidade mais antiga de todo o arquipélago e a mais bonita e bem preservada de toda a ilha.

La Lajita
Trata-se de uma pequena vila que alberga o oásis de Los Camellos (oásis dos Camelos). Este parque de animais com espetáculos de aves de rapina, papagaios, leões-marinhos e répteis também conta com um dos jardins botânicos mais importantes da Europa, com mais de 2300 espécies de catos.

Molino em Antigua

Corralejo
Metade estância e metade vila, as suas costas arenosas são uma verdadeira reserva natural. O que parecem ser armadilhas para lagostas são, na verdade, quebra-ventos de rocha vulcânica. A praia de Corralejo é muito luminosa, tem cerca de sete quilómetros de dunas de areia fina e situa-se no norte de Fuerteventura. Ao sul da praia encontra-se a zona de proteção natural El Jable, com uma paisagem de dunas impressionante.

Isla de Lobos
É do porto de Corralejo que saem os barcos para a belíssima Isla de Lobos, um passeio a não perder. Os ferries partem diariamente e a travessia demora cerca de 20 minutos. As praias de Lobos permanecem quase intocadas.

Praia de Jandía
Localizada no sul da ilha, é ideal para quem procura descontração e intermináveis passeios pela praia. Jandía oferece também aos visitantes inúmeras lojas, bares, cafés e restaurantes.

Morro Jable
Aldeia piscatória, junto à praia de Jandía. Acede-se por um caminho a pé pela praia.

Isla Lobos
Guia do Viajante

ver mapa maior

Fuerteventura

onde dormir

Gran Hotel Atlantis Bahia Real
Corralejo

Riu Palace Tres Islas
Corralejo

Bahiazul Excellence
Corralejo

Aparthotel Bahia Grande
Las Playitas

Sunrise Costa Calma Palace
Costa Calma

Hotel Faro Jandia
Jandia Peninsula

Riu Calypso
Playa de Jandia

Riu Palace Jandia
Morro del Jable

Iberostar Playa Gaviotas
Playa de Jandia

Sheraton Fuerteventura Beach, Golf & Spa Resort

Barcelo Corralejo Bay
Corralejo

onde comer

A gastronomia de Fuerteventura, tal como nas outras ilhas do arquipélago, tem como elementos-base o peixe e os produtos da terra, acompanhados pelos molhos típicos à base de azeite e condimentos vários, os chamados mojos.

Restaurante Marabú
Esquinzo

La Gaviota
Morro Jable (junto à praia)

Laja
Morro Jable

Restaurante El Mar
Morro Jable

Café & Restaurante Don António
Betencúria

Restaurante La Jaula de Oro
Pajara

Infusion Restaurante
Corralejo

BZH Creperia Tradicional Bretona
Corralejo

La Scarpetta da Mario
Corralejo

Nestor’s (The Bahia de Cata)
Caleta de Fuste

La Vaca Azul
El Cotillo

La Fabiola
La Ampuyenta

atividades a não perder

Existem muitos pontos pela costa da ilha onde se pode desfrutar de ventos alísios que incentivam ótimas condições para a prática de desportos como o windsurf, kitesurf e surf. No que se refere à costa e às praias, também encontrará sitios perfeitos com águas cristalinas para desfrutar de surpreendentes fundos marinhos repletos de flora e fauna para a prática do mergulho.
Outras atividades não relacionadas com o mar são o golfe, um desporto para o qual Fuerteventura possui excelentes condições, devido sobretudo ao sol, as horas de luz e as agradáveis temperaturas, que também incitam à prática da caminhada por locais protegidos, desfrutando de um agradável passeio neste ambiente maravilhoso e único.

como se deslocar

Se tenciona conhecer um pouco mais da ilha e não apenas desfrutar das maravilhosas praias, então a melhor opção é alugar um automóvel.

água

É de boa qualidade e pode ser utilizada para a higiene pessoal e para cozinhar, tem no entanto um sabor ligeiramente salgado, pelo que se aconselha beber água mineral.

informações

Moeda
Euro

Idioma
Castelhano

Documentos
Bilhete de identidade/cartão do cidadão.

Fuso horário
A mesma hora que Portugal Continental.

clima

Subtropical. Com mais de 300 dias de sol por ano, é pouco provável que se depare com chuva, já que é a ilha com menor pluviosidade das Canárias. A temperatura média anual de 21º C. Fuerteventura desperta na primavera, com temperaturas médias de 20º C. No verão, ascende a uma média de 23º C. O outono oferece uns agradáveis 21º C e se preferir desfrutar de um Natal quente, oferece-lhe temperaturas médias de 19º C em novembro, dezembro e janeiro.

vestuário

Opte por roupa leve. Uma camisola mantê-lo-á quente, mesmo nos meses de inverno.

 

Texto: Virgínia Esteves (virginia.esteves@impala.pt) | Fotos: Arquivo Impala, Flickr e Wiki Commons
edição 10 a próxima viagem