página anterior
página seguinte
Boracay - Um lugar para se visitar uma vez na vida!

Esta ilha das Filipinas é perfeita para
umas férias relaxantes, rodeado por
uma paisagem tropical de uma beleza incrível e um mar turquesa maravilhoso. Dizem que é uma das praias mais lindas do Mundo!

Boracay é um dos principais pontos turísticos das Filipinas e um autêntico paraíso tropical, nem que seja para visitar uma vez na vida. Localizada a cerca de 315 quilómetros de Manila, é muito procurada pelas suas belas praias.

Com apenas 7,2 quilómetros de comprimento, esta ilha é tão pequena que pode ser percorrida de bicicleta ou de mota. Apesar de reduzidas dimensões, encontrará excelentes praias, entre elas, Yapak Beach (ou Puka), conhecida pelas suas lindíssimas conchas brancas; White Beach, que oferece um pôr-do-sol inigualável e é a mais turística das praias – muito concorrida pelos vendedores de lembranças e massagistas de rua, tem uma extensão de quatro quilómetros e é onde estão localizados os grandes resorts, restaurantes, bares e cafés; Bulabog é o segundo centro turístico e é a área mais procurada para a prática de desportos aquáticos; e Balinghai Beach, um local isolado, perfeito para os recém-casados em lua-de-mel.

Em vários pontos à beira da praia é possível usufruir de uma massagem e relaxar, comprar bijutarias, artesanato local, T-shirts, protetor solar...

Durante a noite, Boracay é iluminada com castelos de areia à luz de velas, restaurantes e bares que ficam abertos até de madrugada. Nos primeiros meses do ano, as ondas e os ventos fortes atraem os surfistas para a ilha.

Boracay

Boracay tem lindas praias de areia branca e águas cristalinas, protegidas por luxuriantes palmeiras
White Beach White Beach

O que significa Boracay

O nome Boracay tem diversas origens. Uma história diz que deriva da palavra nativa “borac”, que significa “branco de algodão com características próximas à cor e textura da areia branca açucarada e em pó de Boracay”.

Outra atribui o nome às palavras locais “bora”, que quer dizer “bolhas”, e “bocay”, que significa “branco”.

actividades em Boracay
Além de ser uma das ilhas mais belas da Ásia, tem uma ótima oferta de resorts e restaurantes para viver uma viagem romântica inesquecível

O que fazer

Quem escolhe este paraíso vem apenas para descansar, mas também pode dedicar-se a vários tipos de desporto, caso não queira ficar o tempo todo “de papo para o ar” na praia. Assim, pode fazer jet sky, snorkeling, canoagem, windsurf, mergulho e andar de banana. Pode também fazer passeios de barco à vela, para conhecer a ilha, que demoram cerca de três horas.

Existe uma atividade chamada island hopping que leva os turistas a um passeio à volta da ilha de Boracay, assim como a algumas ilhas que estão por perto para a prática do mergulho.

O itinerário é quase sempre o mesmo: Crystal Cove, uma ilha particular muito bonita com duas cavernas, e Crocodile Island e o seu impressionante cenário subaquático, repleto de peixes e corais em águas cristalinas.

Crystal Cove praia da Puka

Onde ir

Praia de Puka
Fica situada a noroeste de Borocay, a segunda maior praia da ilha, de areias finas e muito pouco visitadas, pois
aqui não existem hotéis, apenas
alguns restaurantes.

praia Cagban

Praia de Cagban
Está localizada à frente do estreito do pontão de Caticlan, na ilha de Panay. Ao lado encontra-se o pontão de Cagban, que é o principal ponto de entrada e saída de Boracay durante grande parte do ano. Às vezes, quando os ventos e o mar estão mais agitados, a praia de Tambisaan é um acesso alternativo.

Outra grande atração de Boracay é o campo de golfe de classe mundial, com 18 buracos, do Fairways & Bluewater.

Bom Bom Bar
Se quiser divertir-se, dançar ao som da música da região, vá até ao Bom Bom Bar. Situado na praia, este bar magnífico tem sempre música ao vivo para dançar durante a noite inteira.

Willys Rock

Willys Rock
Uma atração excecional e única em Boracay. Esta magnífica formação rochosa é o resultado das atividades vulcânicas, fica longe da agitação do centro de Boracay e é um ótimo local para relaxar, pois é muito tranquilo. Durante a maré baixa, transforma-se numa mini-ilha e na maré alta aparece apenas a parte superior da rocha.

Monte Luho
Com uma altura de mais de cem metros, é considerado o ponto mais alto de Boracay. Daqui pode-se observar as vistas mais exóticas e naturais de Bolabog Beach.

Uma das melhores maneiras de subir a montanha é ir numa bicicleta de montanha ou contratar um motorista
de triciclo.

Guia do Viajante

ver mapa maior

Boracay

onde dormir

Shangri-La’s Boracay Resort & Spa
Barangay Yapak

Dave’s Straw Hat Inn
Malay Aklan

Argonauta Boracay
Hagdan

Island Jewel Inn
Manoc Manoc

Artista Beach Villas
Artista Beach

Discovery Shores Boracay
Balabag

Boracay Beach Club
Malay Aklan

Regency Lagoon Resort
Balabag

Frendz Resort Boracay
White Beach

Surfside Boracay Resort & Spa
Manoc-Manoc

Monaco Suites de Boracay
Manoc Manoc

Jony’s Beach
Balabag

onde comer

Mama’s Bar, Restaurant, and Chillout Lounge
Hagdan, Yapak

Lemon Cafe
The Mall Plaza

Jony’s Bar and Restaurant
Balabag

Red Pirates Pub
White Beach

Dos Mestizos
Calle Remedios

Jonah’s Fruit Shake & Snack Bar
White Beach Balabag

Bay Leaf Cafe Boracay
Balabag

Alchemy
Station 2

Crafty’s Roof Top Bar
Balabag, Crafts Supermarket

Real Coffee & Tea Cafe
White Beach Manggayad

Ambassador in Paradise Hotel
Station 1

gastronomia deliciosa

O arroz está presente em quase todos os pratos filipinos e prepara-se de várias maneiras, como sobremesa ou prato principal. A influência da cozinha espanhola é evidente nos guisados, sempre com um toque do exotismo chinês e dos seus antepassados malaios. Os pratos europeus partilham protagonismo com os tradicionais feitos à base de peixe, marisco, porco e leitão. O prato nacional é o leitão recheado de papaia e folhas de tamarindo e assado na brasa. Ainda que a cozinha filipina seja a menos condimentada de toda a Ásia, a pimenta, o alho e o gengibre são especiarias habituais.

Por ser um país essencialmente marítimo, o marisco tem um papel primordial na gastronomia. Destacam-se os camarões, a lagosta da pedra, os caranguejos, as ostras e as lulas, quase sempre preparados na grelha. Existem alguns restaurantes situados perto dos mercados que cozinham o marisco previamente comprado fresco. A sobremesa por excelência é o halo-halo, uma mistura de coco, gelo e gelado de leite. Entre a fruta está a manga doce, que se serve acompanhada de gelo picado.

informações

Moeda
Peso filipino.

Idioma
A língua oficial é o filipino. O inglês continua a ser a língua administrativa, muito utilizada nos serviços e centros turísticos.

Documentos
Passaporte em dia, com validade de seis meses. Os portadores de passaporte português estão isentos de visto para estadias não superiores a 21 dias.

Fuso horário
+ 8 horas

clima

Quente e húmido todo o ano, com uma temperatura média de 25º C.

 

Texto: Virgínia Esteves (virginia.esteves@impala.pt) | Fotos: Arquivo Impala, Wiki Commons e Flickr
edição 12 a próxima viagem