página anterior
página seguinte
Imbassaí - "Perca-se" pelas dunas!

Praias, dunas, rios, lagoas, florestas, montanhas, cascatas e muito mais num só lugar, já considerado como um dos mais recentes e fascinantes paraísos do Brasil.

Imbassaí está localizada no Litoral Norte de Salvador da Baía, a apenas dez quilómetros de distância da praia do Forte. O local, antigamente conhecido por ser uma aldeia indígena, é hoje um dos destinos mais populares para o turismo da região baiana.

Foram os primeiros habitantes que apelidaram o lugar de Imbassaí, que em tupi significa “caminho do rio”. Não poderia ser de outra forma, pois são muitas as passagens de água doce que escorrem em cascatas e corredeiras, paralelas às dunas, a caminho do mar.

Situado na Unidade de Conservação da Linha Verde, o município fica a 63 quilómetros de Salvador e apenas 13 quilómetros adiante da praia do Forte, dentro da cidade de Mata de São João. Reúne atrativos para quem procura um turismo ecológico e de aventura, com pontos especiais para a prática de rafting e sandboard.

Turismo ecológico

Imbassaí despertou para o turismo ecológico recentemente, a partir da inauguração da linha verde. Depois da construção desta estrada, que interliga todos os pontos turísticos da Costa dos Coqueiros, o primitivo lugarejo começou a ser preparado com uma infra-estrutura hoteleira e de serviços, ganhando, a cada dia, novos equipamentos para receber bem e atender melhor aos visitantes. As pousadas, os bares e os restaurantes espalham-se por uma área de três quilómetros quadrados, entre cajueiros, coqueiros e matas.

margens de Imbassaí

Os seis quilómetros de praias são margeados por dunas elevadas, que escondem o rio Imbassaí, famoso na região por oferecer um tranquilo e revigorante banho de água doce. As barracas estão localizadas na faixa de areia entre a praia e o rio, oferecendo bebidas geladas e aperitivos de peixe frito e mariscos, além do tradicional acarajé, nos tabuleiros das baianas.

O acesso às praias só é possível para pedestres, pois os rios que as margeiam formam uma barreira natural para veículos, o que aumenta a tranquilidade deste lugar.

prai de Imbassaí

Praias a conhecer

Praia de Imbassaí
Considerada um dos principais destinos da Costa dos Coqueiros, Imbassaí oferece opções bastante variadas para um passeio inesquecível. O local é cercado por coqueiros, dunas e belos rios, ideais para a prática de desportos, como rafting, canoagem e pesca à linha. Pontos de grande beleza, como a cachoeira Dona Zilda e a lagoa Jauara, são passagem obrigatória em qualquer roteiro local. Na praia, os vastos recifes formam piscinas naturais quentes e cristalinas durante a maré baixa, proporcionando deliciosos banhos para toda a família.

Praia de Santo António
A praia é paradisíaca, isolada por extensas dunas e coqueiros. Para chegar ao local, deve percorrer cinco quilómetros a partir da vila de Diogo e depois enfrentar mais 25 minutos de caminhada no meio das dunas. Neste ponto, descortina-se um povoado bem pitoresco, que circula a praia de Santo António. Artigos confecionados com palha de coqueiros movimentam a economia local e podem ser encontrados à venda.

Praia de Diogo
Situada a apenas 6,5 km de Imbassaí, na linha verde, Diogo é uma pequena vila onde agricultores e pescadores convivem em plena harmonia com a Natureza. O artesanato tem um lugar de destaque graças à perícia das mulheres da aldeia, que desenvolvem um trabalho realmente muito bonito. A praia apresenta as mesmas características das demais na região, com coqueiros, dunas e extensos areais.

Costa dos Descobrimentos

Costas com uma imensa beleza

Baía de Todos os Santos

Com praias para todos os estilos e gostos, da Costa dos Coqueiros ao Descobrimento, os amantes de sol e mar, encontrarão verdadeiras belezas naturais. A Costa dos Coqueiros é uma das zonas do litoral Norte onde se localiza a praia do Forte, conhecida mundialmente pela preservação das tartarugas marinhas. Nessa zona também fica a Costa do Sauípe, complexo turístico e hoteleiro, com seis pousadas e cinco hotéis de alto luxo, que oferece campo de golfe, atividades desportivas e náuticas, além de salões para convenções.

A Baía de Todos os Santos é a zona turística mais diversificada. É nela que está localizada Salvador, a capital da Bahia – com o seu património histórico e mergulhos em sítios arqueológicos, lindas praias que vão da Ribeira ao Flamengo –, e o Recôncavo Baiano com a história em cada esquina de Cachoeira, São Félix e outras cidades. Há também Maragojipe, Santo Amaro, a ilha de Itaparica, e muitas outras pequenas ilhas, sendo as mais conhecidas a dos Frades e a de Maré.

Morro de São Paulo
Farol de Abrolhos

Na Costa do Dendê estão o Morro de São Paulo, Boipeba e Barra Grande. Destinos perfeitos para quem procura um contacto com a Natureza exuberante, de praias cristalinas e mar calmo. Na Costa do Cacau estão Ilhéus, Itacaré e Una. Em Itacaré a Natureza foi generosa. São praias paradisíacas, mundialmente conhecidas como picos perfeitos para a prática do surf. Em Una, a ilha de Comandatuba, com uma infra-estrutura hoteleira de primeira linha, é referência do turismo de alto padrão nas Américas.

Porto Seguro

Na Costa do Descobrimento, Porto Seguro (onde o Brasil foi descoberto), Arraial d’Ajuda, Trancoso, Santa Cruz Cabrália e Caraíva convidam o visitante a novas e belas descobertas. Além de toda a riqueza histórica da região, o turista depara-se com uma infra-estrutura de hospedagem e entretenimento. É também nesta região que estão algumas das maiores reservas indígenas baianas.

Na Costa das Baleias, o arquipélago de Abrolhos, reduto escolhido pelas baleias jubarte para a procriação, é um santuário ecológico. O Parque Nacional Marinho abriga uma infinidade de espécies, animais e vegetais, sendo que o mar é de águas calmas e transparentes. O ponto alto da temporada para ver as baleias vai de julho a setembro, com embarcações que saem de Prado e Caravelas, cidades localizadas no extremo-sul baiano.

rio Imbassaí
Onde ir

Rio Imbassaí
O rio Imbassaí é o responsável pela maioria dos passeios de aventura na região. Ao longo de seu curso, encontrará corredeiras cercadas por dunas, mangues e um extenso coqueiral e locais isolados ótimos para um banho de água doce.

Lagoa Jauara
Com uma coloração ferruginosa e transparente, muito procurada para a prática de mergulho com snorkel, a lagoa Jauara possui uma vegetação de restinga que encobre a maior parte das dunas. Protegida por um cordão de dunas, entre Imbassaí e praia do Forte, a lagoa encanta os visitantes não só pela paisagem de seus arredores, mas também pelas suas águas em tons de ferrugem.

Praia do Forte Salvador da Bahia

Mirante de Imbassaí
Fica entre a praia do Forte (7 km de distância) e Imbassaí (3 km de distância) e possui uma vista panorâmica para o mar. Com um pátio, bancos e barracas que facilitam a compra de artesanato regional, refrigerantes, água de coco e alguma coisa para comer.

Salvador da Bahia
É uma das mais belas e visitadas cidades do Brasil. Reúne inúmeras atrações, para todos os gostos: praias e belezas naturais, locais históricos que remetem ao início da colonização brasileira, muita música, gastronomia típica, religiosidade, capoeira, além de possuir o maior Carnaval do Mundo. A cidade é conhecida como a capital da alegria, pois é muito hospitaleira com todos que a visitam, acolhendo os visitantes do mundo inteiro com muitos sorrisos e oferecendo os melhores e mais surpreendentes roteiros.

Castelo de Garcia D’Ávila
Para os apreciadores da história, uma visita ao Castelo de Garcia D’Ávila, na Praia do Forte, é uma viagem explícita a uma época em que o Brasil iniciou os seus primeiros passos para a colonização, expandindo-se na direção norte, até ao Maranhão. O Centro de Visitação expõe documentos históricos e antiquíssimos objetos recuperados através de pesquisas realizadas nos sítios arqueológicos da região.

Cascatinha
Fica do lado direito de Imbassaí, seguindo pela rua da Igrejinha, formada por um riacho de corredeira calma excelente para um banho de água doce. Possui uma infra-estrurura com bar, restaurante e camping.

Castelo de Garcia D’Ávila

Cachoeira Dona Zilda
Localizada na fazenda Santo António, próximo do povoado de Barro Branco a 800 metros do asfalto, a cahoeira da Dona Zilda possui um pequena queda d´água, proporcionando uma boa opção para quem deseja sair com a família para um pequenique. As águas cristalinas do Rio Imbassaí Pequeno formam um conjunto de corredeiras e a pequena queda d’água, proporcionam banhos deliciosos no meio da vegetação de coqueiros, cajueiros, árvores nativas da restinga e áreas de pastagem.

Castelo de Garcia D’Ávila
O que fazer

Trekking A caminhada pode ser feita até Santo António, um vilarejo simples cercado por dunas brancas.

Regata de Jangadas
A regata, criada para celebrar a chegada da primavera, é organizada pelo Bar e Restaurante Fundo de Quintal. Os participantes são os comerciantes do local, moradores e turistas, que confecionam suas próprias jangadas e aproveitam para se divertirem. As jangadas são equipadas com coletes salva-vidas e são muito seguras, já que o percurso vai da ponte principal, passando pelo contorno, até voltar ao ponto de partida. A comemoração é da responsabilidade do Bar e Restaurante Fundo de Quintal, com muito samba de roda.

Mergulho
As piscinas naturais, com uma bela vista de corais, possibilitam um agradável mergulho.

Caiaque
A modalidade pode ser feita desde as dunas de Santo António até à Praia de Imbassaí.

Guia do Viajante

ver mapa maior

Imbassaí

onde dormir

Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa
Reserva de Imbassaí

Pousada Vilamar
Arembepe

Apoena Ecopousada
Conde

Grão de Areia
Mangue Seco

Hotel Pousada Oásis
Conde

Imbassaí Eco Hostel Lujimba
Imbassaí

Pousada Luar da Praia
Praia Imbassaí

Pousada Entre as Águas
Praia Imbassaí

Pousada Agua Marinha
Praia Imbassaí

Canto de Imbassaí
Praia Imbassaí

Pousada CasaViola
Praia Imbassaí

Pousada Terra Doce
Praia Imbassaí

onde comer

Jerimum Café e Nega Fulô Pizzaria
Alameda das Amendoeiras

Guaya’s Restaurante Pizzaria Bar
R. Principal de Imbassaí

3 Marias
Alameda das Amendoeiras

Restaurante Mar Azul
Rua da Igreja (frente ao Resort Costa dos Coqueiros)

Restaurante Maria Muqueca
Diogo

Domingos de Diogo
Diogo

Restaurante Rio Mar
Barra do Itariri

Sombra da Mangueira
Vilarejo de Diogo

É Masss… a!!
R. Principal de Imbassaí

Kangaroos Pizza Bar
R. Principal de Imbassaí

Restaurante da Vânia
Alameda dos Hibiscos

dicas

Procure um guia para o ajudar e orientar nos passeios. Leve sempre roupas de banho, toalha de banho, snorkel, máquina fotográfica, protetor solar e água.

informações

Moeda
Real

Idioma
Português.

Documentos
Passaporte.

Fuso horário
- 4 horas

clima

húmido com uma temperatura média de 25º C.

 

Texto: Virgínia Esteves (virginia.esteves@impala.pt) | Fotos: Arquivo Impala, Wiki Commons e Flickr
edição 12 a próxima viagem