página anterior
Jamaica
Jamaica Jamaica Jamaica

Resorts com luxo incluído!

A Jamaica tem sido o destino dos sonhos de viagens da elite, daqueles que procuram o luxo e a sofisticação. Conheça os resorts onde os ricos e famosos gostam de passar as férias e aproveitar todo do charme que a Jamaica tem para oferecer.

A Jamaica é um dos países mais bonitos das Caraíbas. A ilha, conhecida pela sua cultura e praia, oferece um grande número de resorts espetaculares ao longo da sua luxuosa costa. Um dos lugares mais disputados é Montego Bay.

Jamaica já recebeu muito bem o então presidente americano John F. Kennedy e a primeira dama Jackie Kennedy, a rainha Isabel II e o príncipe Carlos de Inglaterra, a cantora Beyoncé, o musico Paul McCartney, a modelo Naomi Campbell entre muitas outras celebridades. O autor Ian Fleming escreveu todos os catorze títulos de James Bond diretamente do Golden Eye, localizado em Oracabessa. Com suas águas de coloração azul majestoso, praias de areais brancos e vegetação verde à volta, a ilha, é , sem dúvida, o cenário perfeito para férias incríveis e extravagantes.

Na máxima privacidade
Fique com uma amostra dos refúgios mais luxuosos da Jamaica, os locais escolhidos por ricos e famosos para relaxar, serem mimados e desfrutarem férias paradisíacas com o máximo de privacidade.

Desde a capital jamaicana do turismo, Montego Bay, até ao oeste em Negril e Port Antonio a leste, os turistas podem encontrar sempre algo para acrescentar ao seu repertório de luxo.

Para que nada falta na sua viagem, a Rumbo sugere um conjunto de práticas dicas e sugestões que vão certamente melhorar a sua experiencia de viagem.

Guia do Viajante Jamaica

pólos turísticos

Montego Bay, Negril, Ocho Rios, Port Antonio, Kingston e Blue Mountains.

compras

Encontrará zonas comerciais, lojas de artesanato e de souvenirs em Kingston, Montego Bay, Ocho Rios e Negril. O regateio é uma prática muito usual.

símbolos da Jamaica

Ave: Colibri
Fruta: Ackee
Árvore: Blue mahoe
Flor: Guayaco
Cerveja: Red Stripe
Rum: Appleton Gold

gastronomia

Entre a variedade de pratos que oferece, os mais populares são o ackee (mistura do fruto com o mesmo nome e peixe salgado, ideal para tomar ao pequeno-almoço), o jerk pork ou o jerk chicken (porco ou frango no grill com bastante pimenta), o goat curry (cabra com molho de caril) e o arroz de feijão com coco.

onde comer

Ciao Jamaica, Negril
Toscanini Restaurant, Ocho Rios
Ivan’s Bar & Restaurant At Catcha Falling Star Hotel, Negril
Bushbar, Port Antonio
Scotchie’s, Ocho Rios
Just Natural, Negril
Evita’s Italian Restaurant, Ocho Rios
Pork Pit, Montego Bay
Kuyaba Negril, Negril

gorjetas

Em alguns restaurantes e bares, o serviço está incluído. Verifique a fatura; se não contemplar, acrescente dez ou 15 por cento.

onde ir

Rick’s Café: Localizado na cidade de Negril, é um dos lugares que está mais na moda, sendo frequentado por famosos e todo o tipo de pessoas. Já foi um refúgio junto às falésias perto da praia, mas desde 1974 que se transformou num ícone jamaicano. Aqui, pode-se ouvir música reggae ou caribenha, enquanto se toma algo tropical, um café ou uma bebida e se aprecia um fabuloso pôr do Sol, o melhor da Jamaica. A sua localização é impressionante, já que se situa diretamente sobre as falésias de Negril. É uma das atrações turísticas da ilha, porque os “saltadores” se reúnem junto às falésias para, depois de serem pagos pelos turistas, de lá se atirarem pelo precipício.
Nine Miles: Fica no interior e foi onde Bob Marley nasceu. Pode visitar o seu mausoléu e a casa onde o cantor veio ao mundo e viveu.
Dunn’s River Falls: Trata-se das cataratas mais famosas da Jamaica. Estão situadas em Ocho Rios, cidade turística por excelência. As cascatas vão caindo em direção ao mar de uma altura máxima de 180 metros. É um dos lugares de visita obrigatória para quem visita a Jamaica.
Rio Negro: Ideal para conhecer os mangueirais e o habitat natural de crocodilos e garças-de-patas-amarelas.

informações

Moeda
Dólar jamaicano. E 1 = j$ 100 aproximadamente (convém consultar o câmbio antes da saída da viagem). Não necessita de adquirir dólares jamaicanos previamente; poderá fazê-lo nos bancos ou casas de câmbio existentes em todas as zonas turísticas.

Idioma: Inglês

Voltagem elétrica: 110 volts. Leve um transformador. 

Diferença horária: - 5 horas.

Documentos: Passaporte em ordem, com vigência mínima de seis meses para cidadãos portugueses.
As autoridades americanas obrigam a que, no momento da reserva dos voos, se indique os seguintes dados: nome completo (tal como aparece no passaporte) e data de nascimento. Sem esses dados, a reserva pode ser cancelada pela companhia aérea. Todos os viajantes do Programa de Isenção de Visto (entre os quais se encontra Portugal) serão obrigados a obter uma autorização de viagem eletrónica, com pelo menos 72 horas de antecedência à viagem, através da Internet: https://esta.cbp.dhs.gov/.

clima e vestuário

O clima é tropical, existindo uma temporada de chuvas, que vai de maio a junho e de setembro a outubro. A temperatura média anual oscila entre os 23° e os 30° C na costa. Leve roupa ligeira de algodão ou linho, fato de banho, protetor solar, repelente de mosquitos, etc.

Texto: Virgínia Esteves | Fotos gentilmente cedidas por: Turismo da Jamaica (www.minhajamaica.com)
Agradecimentos: Turismo da Jamaica (www.minhajamaica.com)
edição 17 a próxima viagem