página anterior
página seguinte
Ibiza - Férias com muita Diversão!

Sol, praia e noites animadas fazem de Ibiza um lugar especial, a mais fabulosa e fascinante ilha das Baleares. Se procura descansar e relaxar ao sol, mas ao mesmo tempo ter férias com muita animação, tanto de dia como de noite, Ibiza é o destino certo.

porto de Ibiza

Com apenas cerca de 45 quilómetros de um extremo ao outro, Ibiza é um local idílico, com paisagens tranquilas de aspecto rural, temperaturas suaves e um sol generoso, que brilha durante quase todo o ano. As águas claras das suas praias convidam permanentemente aos banhos e mergulhos. Poderá escolher entre pequenas enseadas, extensas praias de areia fina ou as dunas. Mas Ibiza não é só sol e mar. No interior da ilha há lugares que vale a pena descobrir.

Local de passagem de numerosas civilizações, Ibiza foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO, graças à sua riqueza cultural, das quais se destacam o jazigo fenício da Sa Caleta, a necrópole de Puig des Molins e o centro histórico de Eivissa, Dalt Vila.

Nesta ilha, também encontrará um ambiente único e diferente, onde reina a diversão. Uma vitalidade que se reflecte na sua variada agenda cultural e na sua vida nocturna. A noite de Ibiza é conhecida em todo o Mundo, não só pelos seus locais de moda e discotecas, mas também pelas numerosas actividades desenvolvidadas quando desaparece o sol: mercados de rua e de jardins, actividades culturais ao ar livre, concertos de música... Milhares de jovens chegam todos os anos para assistir às últimas tendências musicais e dançar a qualquer hora do dia.

Sol, praia, gente bonita e (muita) festa. A combinação perfeita, que faz de Ibiza a capital mundial da diversão e uma das ilhas mais calientes do Planeta.

A movida de Espanha, noites sem fim

Noites intermináveis, diversão sem limites, locais de fama internacionais... Ibiza tem tudo para que usufrua de umas óptimas férias, onde poderá fazer novos amigos e dançar sem parar até ao amanhecer. A vida nocturna tem uma importância tão grande que durante o dia há desfiles criativos, com espectáculos surpreendentes pelas ruas da marina de Ibiza a anunciar e a promover o que os diversos locais têm para oferecer durante a noite.

As noites de Ibiza são inesquecíveis, por isso, milhares de pessoas a escolhem para passarem férias diferentes e repletas de diversão. Aqui é possível divertir-se em alguns dos melhores clubes nocturnos do Mundo, onde estão conhecidos DJ que o farão dançar sem parar.

Se é fã de grandes noitadas, não deixe de ir ao Privilege, ao Amnesia, ao Pacha e ao Space.

Neste paraíso natural espanhol, são 18 km de praias belíssimas, com areia branquinha e água azul cristalina do Mediterrâneo.

Passeios obrigatórios

As belas praias constam do roteiro turístico principal de Ibiza e há opções para todos os gostos e estilos. Salinas e Bossa são as praias mais populares, onde acontecem as festas mais lotadas no Verão. Es Cavallet tornou-se a praia oficial dos nudistas e é boa para fazer caminhadas.

A lista de praias bem frequentadas engloba ainda Cala Jondal, Cala Tarida, Cala Hort, Es Canar, Cala Sant Vicent, entre outras. Na maioria delas, tem de pagar pela cadeira e pelo guarda-sol na areia. Também pode fazer um passeio de ferry-boat para conhecer a ilha. O tour até a vizinha ilha Formentera vale a pena!

Fora do circuito das praias, é possível encontrar montanhas e vegetação repleta de pinheiros, oliveiras e amendoeiras, num cenário muito agradável. No caminho em direcção à costa, conheça a Cova de Can Marca, um conjunto de grutas subterrâneas iluminadas com luzes coloridas.

Explore também a cidade antiga Dalt Vila, repleta de igrejas e museus. As diversas aldeias existentes na ilha são

igualmente recomendáveis. Uma delas chama-se Sant Antoni, que, dizem, ter o pôr-do-sol mais bonito do Mundo.

Cultura e atracções

Ibiza também tem muita história e atracções culturais que vale a pena conhecer. A cidade de ruas e calçadas de pedra era uma imponente fortaleza. Antes de pertencer à coroa espanhola, foi propriedade de Fenícios e Romanos. As muralhas que ficaram serviram de base para muitas das actuais construções de arquitectura peculiar. Os típicos casarios brancos das aldeias de pescadores, como em Balafia, são um charme e muito sui generis.

A parte mais antiga da ilha chama-se Dalt Vila. Esta região medieval foi declarada como Património da Humanidade pela UNESCO e conta com o Museu de Arte Contemporânea, pioneiro na Espanha, e a catedral de Nossa Senhora das Neves.

onde ir em Ibiza

Pacha
Pacha

É considerada uma das melhores discotecas da Europa. Boa música, bom ambiente, muito glamour e com os melhores DJ do Mundo. Perto da Avenida Santa Eulália des Riu e na primeira linha da praia, ao lado do porto, encontra-se a exclusiva loja da mítica discoteca Pacha. Os preços são elevados.

San Carlos
San Carlos

É a famosa hippie town de Ibiz, uma aldeia entre Cala San Vicente e Santa Eulália, conhecida pela sua comunidade de artistas. No Verão enche-se de turistas, pois é aqui que fica quem frequenta as praias de Figueral, Cala Mastella e Cala Llenya.

Anitas Bar
Anitas Bar

É o bar mais famoso de San Carlos em Ibiza. Muito pequenino, com óptimo ambiente e muito hippie!

Mercado de las Dalias
Mercado de las Dalias

É o mercado mais hippie de Ibiza. Realiza-se aos sábados e pode-se comprar roupa em segunda mão, artesanato, decoração e bijutaria. Cheio de cores, tem objectos e roupas originais e muito hippies, mas o ambiente que se vive na feira é o mais apelativo.

Café Del Mar
Café Del Mar

É um bar que se situa na praia de San António. Pode apreciar o pôr-do-sol ouvindo música chill out.

Porto de Ibiza
Porto de Ibiza

Oferece algumas das melhores vistas do Dalt Vila, o centro histórico. Como se se tratasse de um postal, os veleiros em primeiro plano, rodeados de água cristalina, encaixam perfeitamente com a catedral a coroar a montanha ao fundo. Pode passear pelo porto, fazer compras em lojas exclusivas e comer em bons restaurantes.

Praça de la Paz
Praça de la Paz

Um pequeno parque com uma fonte enorme, que tem um desenho muito original, no qual se pode ler, nas suas diferentes partes, a palavra “PAZ” em todos os idiomas.

Rua Mare de Deu
Rua Mare de Deu

É considerada por muitos como a zona mais bonita de Ibiza, pois oferece uma vista impressionante sobre o mar.

Caverna de Can Marsa
Caverna de Can Marsa

Uma caverna com mais de cem mil anos, foi descoberta por traficantes, que a utilizavam como esconderijo secreto. Sem dúvida, o melhor é a paisagem formada por estalactites e estalagmites, que, juntamente com a erosão da água e do tempo, originaram formas incríveis.

Catedral Nossa Senhora das Neves
Catedral Nossa Senhora das Neves

A imagem da catedral é bem visível desde longe, no alto de Dalt Vila. À noite, as luzes convertem-na num pirilampo que atrai o olhar de todos aqueles que se encontram perto.

Museu Monográfico de Puig Molins
Museu Monográfico de Puig Molins

Património da Humanidade e monumento histórico-artístico desde 1931, a jazida de Puig Molins é a necrópole fenícia mais extensa e mais bem conservada. Datada do século VII a.C., contém também restos de época romana. Possui mais de duas mil sepulturas escavadas em forma de hipogeu, ainda que só se possam visitar cerca de 300. Junto a ela, situa-se o museu monográfico de Puig des Moins, com fundos que incluem figuras da deusa Tanit, amuletos, colares e todo o tipo de peças em cerâmica.

Miradouro do Rey Jaume I
Miradouro do Rey Jaume I

Encontra-se na praça da catedral, em Dalt Vila. Um dos melhores lugares para parar, não só para descansar, mas também para desfrutar das impressionantes vistas que o miradouro oferece.

Igreja de Es Puig de Missa
Igreja de Es Puig de Missa

Fica na aldeia de Santa Eulalia e pertence ao século XVII. Provavelmente, é o monumento mais importante da aldeia, já que foi declarada paisagem pitoresca em meados do século XX.

Museu Arqueológico
Museu Arqueológico

Possui peças dos períodos pré-históricos, românico e islâmico. Ao seu lado também se encontra a Casa de la Curia, que albergou, em tempos, a primeira universidade dos primeiros tribunais.

Guia do Viajante

ver mapa maior

portugal

onde ficar

Hotel BG Náutico Ebeso, Figueretas

Complexo Panorâmico/Tropical Garden, Figueretas

Hotel Mare Nostrum, Playa D’En Bossa

Hotel Algarb, Playa D’En Bossa

Hotel Playa Real, Talamacan/San José

Hotel Insotel Club Tarida Beach, Talamacan/San José

Apartamentos Benet Los Pinares III, Santa Eulália

Hotel Sol Ibiza, Santa Eulália

Hotel Insotel Fenicia Prestige Thalasso & Spa, Santa Eulália

Hotel Intertur Miami Ibiza, Es Canar/San Antonio

Hotel Sol Pinet Playa, Es Canar/San Antonio

Hotel Barcló Pueblo Ibiza, San Antonio

Complexo Cista Sur/Sol Post, San Antonio

Hotel Bellamar, San Antonio

Hotel Club Galéon Cartago, Puerto San Miguel/Portinatx

Hotel Grupotwl Oasis, Portinatx

Hotel Greco, Portinatx

Hotel BG Portinatx, Portinatx

onde comer

The Gallery Restaurant
Fica em Santa Eulália, tem uma comida óptima e muito bem apresentada.

The Terrace
Fica em Cala Longa e serve umas deliciosas tapas a preços razoáveis.

Restaurante Carmen
Fica sobre a praia Cala d’Hort. A ementa é considerada uma das melhores da ilha. Aconselham-se as paellas.

Casa de chás Las Dalias
Situada no centro do mercado, pode-se tomar um delicioso chá mouro e um doce árabe.

Restaurante Can Vicent
Tem comida típica da zona, mas simples. Está situado em plena praia, com uma paisagem maravilhosa.

Restaurante Es Xarcu
É um bar de praia, sítio perfeito para jantar no Verão. Os peixes frescos, sobretudo os de época, são deliciosos.

Restaurante Zensea
Ambiente agradável, onde se pode apreciar uma boa paella.

Restaurante S’Ametller
Considerado como um dos melhores de Ibiza, serve cozinha espanhola, com produtos do mercado, e tem um toque refinado.

Blue Marlin
Boa comida, num ambiente típico de um clube de praia, onde se podem encontrar alguns famosos.

praias

Praia de Benirrás
Uma praia fantástica de 160 metros, a norte da ilha, cuja areia é muito fina. É aconselhável levar as barbatanas e os óculos para mergulho. Os pequenos barracões que os pescadores utilizam para guardar as barcas e as artes de pesca são muito curiosos.

Es Vedra
É um enorme rochedo, situado na praia Cala d’Hort. Fica a cerca de dois quilómetros da praia e é uma grande atracção naquela zona. A praia fica perto de San Jose de Sa Atalaya, um dos locais mais recônditos de Ibiza.

Praia de Portinatx
É tranquila e bonita, ideal para todo o ano e para fazer caminhadas.

Praia Cala Conta
Tem uma vista fabulosa sobre as ilhas à volta da costa e um mar azul-turquesa fascinante. É uma praia pequena, mas uma das mais conhecidas e melhores da ilha. Tem uma zona ladeada por rochas e outra por dunas de areia, mas é o pôr-do-sol que atrai mais pessoas. Reserve uma mesa num restaurante ali perto e fique a apreciar o astro-rei desaparecer.

informações

Moeda
Euro

Idioma
Espanhol

Documentos
Bilhete de Identidade e/ou Cartão do Cidadão

Fuso horário
+ 1 hora

Voltagem
220 volts

clima

Mediterrânico, com sol durante a maior parte do ano e pouca chuva.

Excursões recomendadas

Cruzeiro Es Vedrà

Formentera

Volta à ilha

Mercado Hippy

 

Texto: Virgínia Esteves (virginia.esteves@impala.pt) | Fotos: Arquivo Impala, Flickr e Privilege
edição 3 a próxima viagem