página anterior
página seguinte
Tahit - Um convite ao romance

Imagine-se a descansar num bungalow à beira de um mar azul-turquesa, com praias que oferecem momentos de total prazer... Estamos a falar do Tahiti, um verdadeiro paraíso de sonho para desfrutar a dois, em clima de paixão e romance.

Tahiti maior ilha da Polinésia

Famosa pelas suas paisagens paradisíacas, a ilha do Tahiti, também conhecida por Rainha do Pacífico, é a maior da Polinésia Francesa, uma região ao sul do Pacífico, que abriga 118 ilhas e atóis, formando cinco arquipélagos banhados por águas quentes e límpidas e emoldurados por montanhas e picos vulcânicos cobertos por uma vegetação tropical abundante. O Tahiti é conhecido também pelo seu povo alegre e hospitaleiro, guardião de uma cultura exótica, que se manifesta não só em rituais típicos, mas também na arquitectura de palafitas.

Dos cinco arquipélagos que formam a Polinésia Francesa, o mais importante é o constituído pelas 14 ilhas de La Societé, onde fica a capital do Tahiti, Papeete.

Viajar para o Tahiti e as suas ilhas é como mudar para um mundo novo, onde pode contemplar impressionantes paisagens e deixar-se cativar pela hospitalidade das suas gentes e a exclusividade dos hotéis. Para tirar o máximo proveito das férias por estas paragens, há determinadas actividades e visitas que são obrigatórias fazer a dois:

Fazer uma sessão de SPA que os diversos hotéis disponibilizam, assim como saunas, salas de chá, ginásio, tratamentos de talassoterapia, únicos no Pacífico, que aproveitam os benefícios das suas águas marinhas para os cuidados de beleza. Nestes cuidados incluem-se os produtos tradicionais tahitianos, como o famoso óleo de monói ou de baunilha do Tahiti.

Uma praia só para dois, com todos os luxos. As ilhas estão salpicadas de ilhotas – conhecidas por motus, em tahitiano – de praias brancas e desertas, só acessíveis por barco. Pode passar o dia numa das praias virgens, a degustar um churrasco de lagosta
fresca acompanhada por champanhe. Os resorts também disponibilizam “piqueniques gourmet” para passar um dia num motu, acompanhados por um chef que preparará o ambiente, decorará a mesa à sombra do coqueiro e cozinhará um almoço com especialidades francesas e tahitianas.

Uma excursão até Moorea, percorrendo os caminhos mais isolados da ilha, dominados por paisagens naturais impressionantes, que podem passar por bosques e amplos vales de pinheiros e palmeiras. A melhor foto é aquela que se tira do miradouro Belvedere, donde convergem os seus picos, que oferecem vistas impressionantes da lagoa. Esta ilha pequenina é encantadora e está só a meia hora de barco do porto do Tahiti.

Fazer compras em Papeete. Jóias, roupa, páreos, artigos de decoração e artesanato e outras recordações podem ser encontrados no mercado e nas ruas
dos arrededores. A capital do Tahiti é a cidade mais povoada das 118 ilhas, o local ideal para as compras. Ali pode passar uma manhã divertida, escolhendo algumas recordações e a pérola que mais gostar, uma compra obrigatória quando se viaja para o Tahiti.

Os tahitianos são muito hospitaleiros e donos de uma cultura própria, que fazem questão de preservar e enaltecer com muito orgulho
Tahiti, aventura e romance

Mimos, massagens e tratamentos só possíveis no Tahiti

Os tratamentos de beleza e de relaxação dos SPA do Tahiti e das suas ilhas já são considerados como os melhores e aliam a medicina tradicional da Polinésia e o uso de produtos e fragrâncias naturais, como o coco, a baunilha ou a gardénia-tiare. Cada vez mais esses tratamentos de beleza são procurados pelos turistas, que pretendem desses destinos distantes e exóticos uma experiência emocional, de luxo e
de bom-gosto.

Banhos que purificam ou vivificam, como os banhos de rio ou de flores exóticas com aromas de fruta e óleos essenciais, duches de água da chuva, jacuzzis aromáticos… Uma explosão de texturas, sabores e cores que se unem para um prazer combinado dos sentidos… Cuidados tradicionais tahitianos para corpo, rosto, cabelo, mãos... Todos estes segredos de beleza proporcionam à pele frescura e relaxamento.

Como tal, não deixe de descobrir o prazer da massagem taurumi, uma massagem integral do corpo e do rosto, que equilibra a energia, activa a circulação e oferece relaxamento mediante a fricção da flor de tiare macerada em todos os músculos do corpo.

Faz parte da cultura medicinal tahitiana, rica em tradições antigas de grande espiritualidade. É muito comum realizar-se a massagem taurumi nos recém-nascidos.

Retrato geográfico

Tahiti e as suas ilhas estendem-se sobre um território marítimo de
quatro milhões de quilómetros quadrados, uma superfície
equivalente à da Europa. As suas terras estão repartidas em 118
ilhas, que ocupam uma superfície de 4000 quilómetros quadrados.
Por sua vez, as 118 ilhas estão espalhadas por cinco arquipélagos
distantes e com características muito diferentes.

O arquipélago mais conhecido é o La Sociedad, constituído por
um conjunto de ilhas tropicais montanhosas, que estão rodeadas
por lagoas marinhas e têm nomes tão sonoros como Moorea,
Huahine, Raiatea, Tahaa, Bora Bora e Maupiti. A principal é o
Tahiti, a maior de todo o conjunto, com Papeete como capital
administrativa.

Nas ilhas Tuamotu encontram-se atóis de corais com mais de 400 grupos de
ilhotas e praias encantadoras e os mais aventureiros podem visitar as ilhas
Marquesas, as suas escarpas interiores e cascatas imponentes.
Nas ilhas Australes pode ver-se de perto as baleias. As Gambier são as mais
remotas do Tahiti e das suas ilhas.

O Tahiti e as suas ilhas tiveram grandes embaixadores, desde o cantor e poeta
Jacques Brel ao pintor Paul Gauguin ou o escritor Robert Louis Stevenson.

Três razões para fazer esta viagem

Amor e Romantismo

Casar ao estilo tahitiano

Para os mais românticos, na ilha podem celebrar-se os votos do casamento, seguindo os seus ritos sagrados do passado, ou seja, fazer uma boda real tahitiana, onde enfeitam o casal com flores e acompanham a cerimónia com um baile e música, tendo como cenário um espectacular pôr-do-sol. Mesmo não havendo um carácter oficial, são experiências únicas para renovar os votos do amor eterno, celebrar uma segunda boda ou, simplemente, disfrutar de uma lua-de-mel inesquecível.

Um entardecer único e exclusivo

Aprecie um ardente pôr-do-sol que ilustra um horizonte de sonho enquanto se delicia com um cocktail num veleiro ou num catamarã. A oferta de embarcações de luxo e frotas náuticas no Tahiti é uma realidade cujos serviços são constantemente melhorados, de forma a oferecerem rotas e passeios românticos exclusivos.

Entre o céu e o mar

As enormes praias virgens e os paraísos escondidos nos atóis de corais das ilhas Tuamotu são o refúgio perfeito para os que procuram intimidade e esquecer o tempo, recriando a história de Robinson Crusoé numa ilha deserta. O silêncio só é interrompido pelos pássaros, pelas ondas do mar e pelas palmeiras.

Em busca de emoções fortes

Mergulhos inesquecíveis

As águas do Tahiti e das suas ilhas guardam, sigilosamente, o maior tesouro natural que um mergulhador alguma vez possa ter visto. Em Rurutu, arquipélago das Australes, usando apenas uns óculos e um tubo pode nadar com as baleias.

Golfe em locais privilegiados

Existem dois campos de golfe nas ilhas. No Olivier Breaud de Tahiti celebra-se anualmente o Abierto Internacional de Golf, que faz parte do circuito PGA. No novo Green Pearl Golf Club de Moorea a qualidade dos fairways rivaliza com a beleza à volta.

A rainha das ondas

O Tahiti possui um enclave privilegiado para a prática de todo o tipo de desportos marinhos. Pode fazer surf na Teahupoo, a onda mundialmente conhecida pelos grandes surfistas, ou fazer esqui aquático, bodyboard, kitesurf ou windsurf.

Tatuagens carregadas de simbologia

Tal como a dança, as sugestivas tatuagens são uma parte essencial da cultura tahitiana e uma forma de expressão com uma grande carga simbólica. Em nenhum local do mundo a tatuagem alcança um significado tão transcendental, especialmente quando se divide entre dois, de forma a perpetuar todos os momentos mágicos da viagem.

Uma experiência para sempre

Uma jóia dos mares do Sul

A melhor recordação é a cobiçada pérola negra tahitiana – poe rava –, símbolo de elegância, beleza e exclusividade; nunca encontrará outra igual. As suas cores oscilam entre os cinzas, os prateados, os rosas-pálido ou os verdes. Nas fazendas de pérolas, nos atóis de Tuamotu, os verdadeiros produtores aconselharão sobre a jóia que melhor se adapta a si.

Explosão de sabores

Sabores frescos e exóticos deliciarão o seu paladar logo que acorda, ao pequeno-almoço, tomado no bungalow sobre a água trazido por um canoísta. Ao cair da noite, suculentos pratos típicos tahitianos, com peixe fresco e marisco, são preparados para jantares românticos à luz das velas.

Monói, uma essência polinésia

Os genuínos óleos de monói são reconhecidos mundialmente pelas suas excepcionais propriedades tonificantes. O seu delicado perfume convidará, no regresso a casa, a fechar os olhos e deixar-se transportar novamente para as ilhas mágicas da Polinésia Francesa.

O perfume das ilhas

Como produto cosmético ou em forma de um delicado condimento, encontrará a tão apreciada baunilha do Tahiti. Os aromas mais cobiçados pelas casas de perfumes internacionais vêm especialmente da ilha de Taha’a, conhecida pelas suas enormes plantações, que estão abertas ao público.

Onde ir

Em Papeete

Tahiti Papeete

Mercado Municipal
As imagens, os sons e os cheiros autênticos da vida na Polinésia são oferecidos neste mercado principal de Papeete, também conhecido como Marche Pape’ete. Este é o centro comercial e social da capital do Tahiti. Os vendedores vêm de toda a ilha para vender artesanato tradicional, especialmente cestas, chapéus, sarongs brilhantemente coloridos e outro tipo de vestuário. Há também uma grande variedade de frutas tropicais e hortaliças. Aqui encontrará lembranças a preços razoáveis.
 
Natura Exploration 4WD Tours
Aprecie um ardente pôr-do-sol que ilustra um horizonte de sonho enquanto se delicia com um cocktail num veleiro ou num catamarã. A oferta de embarcações de luxo e frotas náuticas no Tahiti é uma realidade cujos serviços são constantemente melhorados, de forma a oferecerem rotas e passeios românticos exclusivos.
 
Boulevard Pomaré
Rua com lojas, galerias de arte, parques e cafés com esplanada e uma animada vida nocturna.
 
Templos
A Catedral de Notre-Dame, consagrada en 1875, e o Templo de Pao Fai, inaugurado em 1873, são bonitos exemplos da arquitectura religiosa no centro de Papeete. Outros edifícios, como a câmara municipal, inspirada no palácio da rainha Pomaré IV, retratam as linhas da arquitectura colonial.
 
Roulottes
Estas carrinhas funcionam como restaurantes. Encontram-se estacionadas entre o Boulevard Pomaré e a orla costeira, o local mais típico para fazer uma refeição tahitiana.
 
Museu da Pérola
É o único museu integralmente dedicado à pérola negra e à ostra
que a produz.

No litoral nordeste

Tahiti Litoral Nordeste

A fraca existência de recifes de coral cria uma paisagem mais agreste, com ondas encrespadas que varrem as praias de areia negra ou “explodem” contra as rochas da costa.
 
Casa de James Norman Hall
Um museu em memória do escritor e autor de O Grande Motim, Furacão e outras histórias relacionadas com os mares do Sul.
 
Cabo Vénus
Uma língua de terra com a melhor praia de areia negra. Aqui existe um farol e monumentos comemorativos dos primeiros europeus que desembarcaram no Tahiti (Wallis, Bougainville e Cook).
 
Cascatas
Numerosas cascatas enfeitam o litoral este. As mais acessíveis são as de Faarumai, formadas por três quedas de água.
 
Grutas de lava
Situadas na costa de Hitiaa, podem ser visitadas com a ajuda de um guia.
 
Praias
No litoral nordeste são todas de areia negra, a maioria com muitas ondas. Normalmente, os surfistas frequentam as de Mahina e Papenoo, de Outubro a Março.

No litoral oeste

Tahiti Litoral Oeste

Engloba as zonas residenciais ao sul de Papeete (Faa’a, Punaauia, Paea). A maioria dos hotéis está aqui situada.
 
Lagoonarium
Observatório submarino com tubarões, morenas, tartarugas, anémonas e diversos peixes tropicais.
 
Museu de Tahiti e as suas ilhas
Mostra de arqueologia direccionada para a vivência dos polinésios antes da chegada dos europeus.
 
Marae Arahurahu
Antigo templo em forma de plataforma de pedras. Foi um lugar de sacrifícios humanos e é a única estrutura pré-europeia restaurada.
 
Grutas de Maraa
Três grutas cobertas de samambaias, videiras e musgos, em cujas águas frias e escuras se banhava Gauguin.
 
Praias
A costa oeste está protegida por recifes de coral que originam praias sem ondas, de areia branca, mas muito fina, como nas restantes ilhas tahitianas.
 

No litoral sul

Tahiti Litoral Sul

Compreende os distritos de Papara, Mataiea e Papeari. Aqui diminui a concentração urbana e surgem as montanhas e os vales cobertos de vegetação.
 
Jardim Vaipahi
Parque tropical com cascatas e abundante vegetação. Tem um caminho de seis quilómetros.
 
Museu Paul Gauguin
Homenagem e retrospectiva do célebre artista que viveu e pintou nas proximidades antes de se mudar para as ilhas Marquesas. Não tem óleos originais de Gauguin, mas sim algumas esculturas, gravuras e aguarelas.
 
Praias
Reaparecem as de areia negra e com ondulações, que são as favoritas dos surfistas de Abril a Novembro

Em Tahiti Iti

Tahiti Iti

Espalhados pelas várias localidades da ilha, encontram se bem patentes nas igrejas e nos edifícios de interesse, importantes vestígios de épocas passadas, que merecem uma visita.
 
Existem três caminhos: pela costa sul (Vairao-Teahupoo), pelo centro (planalto de Taravao) e pela costa norte (Afaahiti-Tautira). Pode fazer-se o circuito da ilha num carro alugado.
 
Planalto de Taravao
Maravilhosa panorâmica desde o alto das montanhas, vales e costa tahitiana.
 
Praia de Maui
Praia agradável de areia branca com um bom restaurante para almoçar.
 
Teahupoo
É o local mais famoso do Tahiti para surfar e onde, anualmente, se realiza uma das etapas do circuito mundial.
 
Te Pari
Zona virgem com falésias, cuja flora e fauna permanecem intactas. O acesso só pode ser feito por mar ou em excursões a pé.

Guia do Viajante

ver mapa maior

portugal

onde ficar

Sofitel Tahiti

Manava Suite Resort

Intercontinental Resort Tahiti

Meridien Tahiti

Meridien Tahiti

Pension de la Plage Tahiti

Radisson Plaza Resort Tahiti

Clima

Tropical e agradável durante todo o ano. Os meses mais secos vão de Junho a Outubro.

 

onde comer

Vaitohi

L’o a la Bouche

Morrison’s Cafe

Apetahi

Au Mil’Delices

Au Piment Rouge

Blue Banana

Cafe Verde

Chez Loula & Remy

Chez Loulou’s

Chez Myriam

La Casa Mahina

Passeios a fazer

  • Tour da ilha por terra
  • Tour da ilha por mar
  • Tour em todo-o-terreno às cataratas e vales do interior
  • Visita aos museus Gauguin e do Tahiti
  • Safari e cascatas
  • Duas praias de surf: uma entre Papenoo e Tiarei e outra entre Vairao e Teahupoo
  • Visita ao Jardim Botânico
  • Rota do monói
  • Subida ao monte Aorai (2066 metros)
  • Caminhada às grutas de lava de Hitiaa
  • Sobrevoo da ilha de helicóptero

informações

Moeda
Franco do pacífico francês. Poderá levar euros e facilmente trocar por moeda local nas casas de câmbio. A utilização de cartões de crédito está generalizada.

Idioma
Tahitiano e francês
O inglês é uma língua muito utilizada a nível do turismo

Documentos
Passaporte de leitura óptica com validade mínima de seis meses

Fuso horário
-10 horas (Novembro a Março)
-11 horas (Abril a Outubro)

Roupa
Devido ao calor e à humidade, deverá usar roupa leve e fresca, de preferência, em algodão. Nos hotéis, à noite, deverá usar roupa um pouco mais formal, mas sempre confortável.

Artesanato local
Pérolas

Capital
Papeete

Texto: Virgínia Esteves (virginia.esteves@impala.pt) | Fotos: Arquivo Impala, Flickr e Tahiti Tourisme
edição 4 a próxima viagem
swfobject.registerObject("FlashID");