página anterior
página seguinte
Fortaleza - Capital da alegria e da felicidade
praia de Cumbuco em Fortaleza

Estrela do Ceará, Fortaleza é o roteiro fundamental para
o turista europeu que, além de conhecer algumas das
mais belas praias do mundo, certamente desfrutará
de muita diversão e aventura.

Em Fortaleza o turista não pode deixar de conhecer as praias de Cumbuco, Canoa Quebrada e Morro Branco, nos arredores da capital do Ceará, que guarda tantos encantos. A Leste, as belezas de Porto das Dunas, onde está o conhecido Beach Park, divide a atenção com as paisagens emolduradas pelas falésias coloridas da Praia das Fontes. A Oeste, o cartão-postal é a bucólica Cumbuco, de onde os turistas partem, em alegria contagiante, para passeios de jangada, de buggy e até de jegue (pequeno burrico). É hora de partir rumo à felicidade.

pôr do sol em Iracema

O centro da capital do Ceará é banhado por 25 quilómetros de praias, que, embora nem todas sejam propícias ao banho de mar, são tão bonitas que convidam o turista a passeios inesquecíveis nos calçadões, ao entardecer ou à noite, com um clima sempre fresco e com uma brisa constante. É o caso de Iracema onde se tem o mais belo pôr-do-sol da cidade, e de Meireles e Mucuripe, com seus calçadões repletos de bares e restaurantes, e barraquinhas de artesanatos. Em Mucuripe, as bucólicas jangadas de velas brancas cruzando o mar são tudo o que os olhos do viajante precisam ver ao chegar. E aí sim, parte-se em direção às praias dos arredores, para mergulhos garantidos, passeios de sonhos e as aventuras à bordo de buggies, jangadas, e até montado nos jegues, os animais mais típicos da região.

Além de praias ensolaradas, Fortaleza oferece uma vida noturna agitada, inclusive conhecida por ter uma das segundas-feiras mais agitadas do mundo. Sem deixar de citar a culinária regional, a cultura diversificada e a receção amigável
dos cearenses.

Fortaleza tem uma localização estratégica, pois situa-se logo abaixo da linha do Equador e é a rota mais curta do Brasil para a América do Norte, Europa e África ficando a apenas seis horas de meia de vôo. Também está a meio caminho dos outros estados brasileiros.

Locais que merecem a sua visita

Praia do Futuro
A Praia do Futuro, a mais movimentada da capital, fica a 11 quilómetros do centro da cidade e é pontuada por animadas barracas que reúnem representantes de todas as tribos. É a praia de mar aberto mais próxima do centro de Fortaleza, onde o mar é forte e perigoso… Mas é o local ideal para comer peixe fresco, sentado na areia da praia, a partir caranguejos, e beber água de coco, com qualidade e bom preço. O mais interessante são as barracas, bastante estruturadas, que abrigam do sol forte enquanto o turista é servido, principalmente para quem viaja com as crianças, Vá ao Chico do Caranguejo, um dos mais tradicionais do lugar.

Praia do Futuro é uma das mais frequentadas em Fortaleza passeio de buggy em Morro Branco

Cumbuco
Com o mar de um azul-escuro, de beleza indescritível, Cumbuco é uma praia que tem as maiores dunas e a fama de ter o maior corredor de coqueiros do mundo. Parreiras deitadas, em pé, de todos os jeitos, e junto com as dunas, o visual é paradisíaco. Com dunas, coqueiros e lagoas, a praia é perfeita para relaxar em passeios de jangada ou apreciar a adrenalina das manobras de buggy, que levam às lagoas do Paranamirim e do Banana – procurada para a prática de jet ski e windsurf - além do parque das Dunas e do morro do Barriga. Fica a 30 quilómetros, em Caucaia.

Morro Branco
O cenário típico cearense, formado por dunas branquinhas e falésias coloridas, é a atração da bela praia de Morro Branco, no município de Beberibe. Com estrutura de barracas, está a ser bastante procurada pelos turistas. Fica a 80 quilómetros do centro de Fortaleza.

O passeio que descortina algumas das mais bonitas falésias brancas e coloridas do Ceará pode ser feito em apenas um dia, de buggy, desbravando os labirintos de formações rochosas e refrescando-se em banhos de água doce na Praia das Fontes. Fica em Beberibe, a 85 quilómetros.

Praia das Fontes
O cartão-postal da Praia das Fontes é o labirinto, um conjunto de falésias coloridas – os tons vermelhos predominam - de onde retiram as areias de colorações variadas. No meio das formações surgem lagos de água doce, dunas gigantescas e fontes que proporcionam banhos refrescantes. Fica em Beberibe, a 85 quilómetros do centro de Fortaleza.

Canoa Quebrada é conhecida pelos seus labirintos de falésias

Canoa Quebrada
O percurso de ida e volta entre Fortaleza e Canoa Quebrada é cansativo (330 quilómetros). Por isso, muita gente acaba por pernoitar no antigo reduto hippie, também por outros motivos: aproveitar a agitada vida noturna e passear com calma pelas mais de dez praias paradisíacas da região, entre elas, Ponta Grossa, com falésias avermelhadas e dunas.

Porto das Dunas
Conta com uma infraestrutura e serviços dos hotéis, pousadas, condomínios e parques aquáticos instalados por ali. Para quem viaja com crianças, o Beach Park é programa obrigatório. Boas ondas acabam na areia clara e fofa, atraindo imensos surfistas. Fica a 30 quilómetros do centro de Fortaleza. É no Porto das Dunas que fica o Beach Park, um dos maiores parques aquáticos do planeta.

praia de Ponta Grossa

Beach Park
O Complexo Beach Park é uma estrutura de turismo e lazer localizado a 15 minutos da cidade de Fortaleza. São mais de 180 mil metros quadrados de diversão, que atrai anualmente aproximadamente 800 mil turistas. Trata-se de um conglomerado com quatro áreas principais: Aqua Park; Beach Park Suites Resort; Beach Park Acqua Resort; Beach Park Praia;

Com uma completa estrutura de lazer, o parque oferece diversas opções de entretenimento que inclui Maremoto, a maior piscina de ondas da América Latina; o Insano, o mais alto tobogã do mundo; a Arca de Noé, uma área voltada especialmente para as crianças; o Ramubrink, uma torre de 24 metros com tobogãs; e muito mais!

Pontos turísticos a não perder!

Enseada de Mucuripe
A tranquila Enseada de Mucuripe é reduto da comunidade caiçara em pleno centro urbano. Tem areias claras e fofas, coqueiros, campos de desporto e muitas jangadas que lá aportam repletas de lagostas. Um bom programa do fim de tarde é conhecer as barracas do Mercado do Peixe, onde estão os pescados mais frescos de Fortaleza.

Mercado central
O mercado central tem quatro andares por onde se espalham quase 600 barracas. As ofertas são variadas: de castanha de caju a toalhas de renda.

Mercado Central de Fortaleza

Praias, dunas e falésias
Além da intensa programação noturna todos os dias da semana, tem ainda as praias afastadas que exigem disposição para viagens mais longas. Assim sendo, nada como preparar um roteiro para não deixar nada de fora: das encantadoras dunas e falésias das costas Leste e Oeste ao pôr do sol em Iracema, onde está também o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, mais badalado espaço cultural da cidade. Não perca o burburinho das barracas da Praia do Futuro, os brinquedos radicais do Beach Park e a arquitetura deslumbrante do Teatro José de Alencar.

Museu da Cachaça
Localizado no município de Maranguape em Fortaleza, o museu atrai imensos turistas que querem saber como é realizado o processo de um dos produtos regionais mais procurados no nordeste, a cachaça. É uma oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a cultura cearense, visitar prédios históricos, passear nas charretes que circulam nos locais e tirar fotos de épocas.

Ponte Metálica

Passeios Românticos

Quem foi ou ainda vai para Fortaleza não pode deixar de tomar um vinho à noite na Ponte Metálica! Aquele lugar é mágico! E também na Ponte dos Ingleses.

A diversão noturna acontece em determinados pontos da cidade, dependendo do dia. Segunda-feira, por exemplo, o monopólio é do Bar Pirata, enquanto às quintas-feiras as barracas da Praia do Futuro promovem shows de música e de humor. Fique atento às programações, pois sempre há shows de graça na cidade.

Artesanato de areias coloridas, típico de Fortaleza

Compras e artesanato

Um dos mais belos trabalhos artesanais do Nordeste é a renda de labirinto, tradicional no Ceará. De origem árabe, a técnica foi trazida para o Brasil pelos portugueses. A confeção exige paciência: o tecido - linho ou cambraia - é esticado numa grade e a rendeira desfaz o mesmo em alguns pedaços, criando esquemas geométricos que podem levar meses a bordar: toalhas de mesa, colchas, porta copos, blusas e vestidos. As peças são encontradas no Centro de Turismo, um prédio do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional e que funcionou como casa de detenção de 1850 a 1866. Da época, guarda a arquitetura colonial, os imensos portões de ferro trabalhados e as celas, que abrigam lojas. Aproveite para comprar também cachaça, castanha de caju e o famoso artesanato de areia colorida dentro de garrafinhas.

O Mercado Central, o Centro de Artesanato do Ceará (Ceart) e a feirinha noturna da Praia de Meireles são boas opções para adquirir peças em argila, palha, couro, pintura e madeira, além de redes de dormir e roupas de praia.

Guia do Viajante

ver mapa maior

Fortaleza

onde ficar

Vila Galé Fortaleza,
Praia do Futuro
Neste hotel, inaugurado em Outubro de 2001, o cliente poderá aproveitar todas as vantagens de uma praia verdadeiramente paradisíaca e repleta de coqueiros, além de realizar visitas ao centro da capital do estado...

Eco Paradise Hotel,
Cumbuco
Este paradisíaco recanto está incrustado no coração do Cumbuco, local internacionalmente conhecido pela beleza das suas praias, dunas, lagoas e natureza exuberante.

Samburá Praia Hotel,
Praia do Mucuripe
A marca do Samburá Praia Hotel é a incessante vontade de oferecer a melhor e mais completa estrutura para nossos hóspedes, oferendo serviços e facilidade, além de lazer, como a piscina na cobertura.

Boreas Apart Hotel,
Praia do Futuro
Situado na mais bela praia de Fortaleza, a Praia do Futuro.

Sonata de Iracema,
É uma excelente opção para quem deseja uma hospedagem de qualidade em Fortaleza.

Beira Mar Hotel,
Praia do Meireles
Piscinas, cascata, restaurante à la carte, lobby bar, business center, loja de conveniência e estacionamento privativo.

gastronomia, lagostas e cordeiros

Maior exportador brasileiro de lagostas, o Ceará é o melhor lugar do país para experimentar a iguaria pagando um preço acessível. Grande estrela dos menus de Fortaleza, o sofisticado crustáceo é preparado e servido ao gosto de freguês nos bons restaurantes que se concentram nos bairros da Aldeota, Varjota e Meireles e também nas barracas de praia: em especial nas que ficam atrás do Mercado do Peixe, em Meireles.

Peixes, camarões, caranguejos e as substanciosas receitas do sertão - à base de carne-de-sol, de carneiro, macaxeira, manteiga de garrafa e feijão de corda - também ocupam lugar de destaque nos cardápios. Na hora da sobremesa, vá até às gelatarias artesanais, repletas de sabores exóticos como sapoti, graviola, cupuaçu, bacuri, cajá, graviola... Para o lanche da tarde, visite o Centro das Tapioqueiras, em Messejana. São cerca de 20 barracas-restaurante que oferecem a delícia em 70 versões.

onde comer

Coco Bambu
Rua Canuto de Aguiar 1317, Varjota
Cozinha brasileira

Coco Bambu Frutos do Mar
Av. Beira Mar, 3698
Peixes e frutos do mar

Cabaña del Primo
Rua Dona Maria Tomásia, 503, Aldeota
Churrascaria

Boteco Praia
Av. Beira Mar, 1680
Boa comida

Pulcinella
Rua Osvaldo Cruz, 640
Cozinha italiana

Pizzaria Vignoli
Rua Federico Borges, 81
Pizzas e massas

Cantina di Napoli
Av. Desembargador Moreira, 125, Meirelles
Cozinha italiana

Santa Grelha
Rua Vicente Leite, 1062
Churrascos

Sorveteria 50 Sabores
Av. Beira Mar, 4.690
Sorvetes

Sal e Brasa Churrascaria
Av. Aboicao 3.500, Meireles
Cozinha brasileira

Centro das Tapioqueiras
Av. Washington Soares, 10.125
Cozinha brasileira

informações

Moeda
Real

Idioma
Português

Documentos
Passaporte com validade mínima de 6 meses a contar da data de regresso. Cidadãos portugueses não necessitam de visto para estadias inferiores a 3 meses.

Fuso horário
- 3 horas

clima

As temperaturas médias em Fortaleza variam entre 25 e 28 graus ao longo do ano. Mesmo nos meses mais frios, de maio a julho, quando a temperatura nos Estados do Sul e Sudeste chega a menos de dez graus, a temperatura média em Fortaleza fica acima de 25 graus.

 

Texto: Mónica Soares e Virgínia Esteves (virginia.esteves@impala.pt) | Fotos: Arquivo Impala, Wiki Commons, Flickr | Agradecimentos: Secretaria de Turismo de Fortaleza
edição 7 a próxima viagem