página anterior
página seguinte
Tibau do Sul Uma pacata vila de pescadores
Tibau do Sul - uma pacata vila de pescadores
pipa, s. sebastião e praia do amor pipa s. sebastião praia do amor

Tibau do Sul é um lugar onde a Natureza, a paz e a tranquilidade reinam em perfeita harmonia – florestas exuberantes, um litoral maravilhoso com magníficas praias de areia branca e um clima quente durante o ano todo.

a praia de Pipa é a famosa vizinha de Tibau do Sul

Chegar ao município de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte, e não se deixar encantar pela Natureza exuberante é impossível. Visitar a região é garantia de dias de paz e também o sustento da pequena comunidade que ali vive. A cidade antecipa a beleza da praia de Pipa, mas é muito diferente do seu bairro, tão famoso e agitado.

Quem tiver a sorte de visitar Tibau do Sul poderá constatar que lá a mata atlântica se junta ao rio e ao mar e mistura-se com coqueiros, fazendo da região um dos mais belos postais do Brasil. A diversidade proporcionada pela Natureza oferece ao local uma variedade de passeios, que vai do simples caminhar pela praia (a pé ou a cavalo, de bicicleta ou de buggy) até passeios marítimos (de caiaque, de barco, de vela) ou mesmo aéreos (de fliyngboat). De referir que grande parte da orla é Área de Proteção Ambiental (APA), sob a responsabilidade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema-RN),
e é considerada pelo IBAMA como área de
extrema importância biológica, prioritária
para a conservação da biodiversidade dos mamíferos marinhos.

Lagoa Guaraíras
Situado num santuário ecológico, o Tibau do Sul tornou-se num popular destino de férias para famílias e casais

A praia de Tibau do Sul é uma praia abrigada sob falésias altas e bastante sossegada. A paisagem inclui areias brancas e fofas, conchas, pedras e coqueiro e ondas fracas, graças aos recifes e molhes. Ao sul, considera-se como última praia a de Cacimbinhas; as praias seguintes já pertencem ao distrito de Pipa. Ao norte, a lagoa de Guaraíras separa Tibau do Sul de Malembá. Ali, na lagoa, tem-se uma das melhores vistas do pôr-do-Sol no local.

Em contraste com o mar, gigantescas falésias emolduram a praia, num espetáculo que deixa os turistas boquiabertos. Nessas falésias os mais aventureiros praticam rappel e são delas que os artesãos locais extraem matéria-prima para os desenhos de paisagens feitos de areia dentro de garrafas de vidro.

Uma vizinha famosa

Uma pacata vila de pescadores, a pouco mais de 80 quilómetros de Natal, passou séculos despercebida no mapa. Nos final dos anos 70, porém, os surfistas descobriram as ondas de Pipa e colocaram o povoado na rota dos turistas nacionais e estrangeiros.

De lá para cá, a então rústica praia e o povoado vizinho – Tibau do Sul, que fica a apenas oito quilómetros – ganharam pousadas aconchegantes, restaurantes com sotaques diversos e bares que fazem a vida noturna de Pipa pulsar forte não só na alta temporada.

As falésias coloridas e gigantescas emolduram boa parte das praias da região, tanto de Tibau do Sul quanto de Pipa. O cenário privilegiado abriga praias para todos os gostos: com e sem ondas, com e sem agitação, com e sem barracas, com e sem pessoas...

falésias Tibau do Sul falesia coloridas nas praias de Tibau do Sul viagem de buggy pelas dunas de Tibau do Sul

A beleza, que reúne águas transparentes e areia fofa e branquinha, porém, é marca registada em todas elas, em especial na chamada Baía dos Golfinhos, formada por madeiros e curral, onde os mamíferos costumam dar o ar da sua graça de manhã e à tardinha. Já na praia dos Amores, uma das mais concorridas da região, o astral dos frequentadores dá fama do local.

Algumas praias são acessíveis a pé, outras exigem um passeio de buggy ou de barco. É o caso de Guaraíras, em Tibau do Sul, e da selvagem Sagi, na vila de Baía Formosa. Nos tours marítimos, com sorte, pode conseguir nadar ao lado dos golfinhos. Mesmo sobre as quatro rodas, as paragens para saborear os frutos-do-mar da região são obrigatórias.

De volta a Pipa, basta fazer uma sesta para recuperar as energias e gozar a noite depois de um jantar requintado nos melhores restaurantes da vila. A ocasião pede roupa informal, afinal, a noite será feita ao som de forró, MPB, música eletrónica, samba, reggae...

Florestas exuberantes, um litoral maravilhoso, com magníficas praias de areia branca, e um clima quente durante o ano todo fazem parte das fantasias românticas

Praias a não perder!

Malembá
Deserta por excelência, bela e intocada. Junto ao mar aberto, é reta, com recifes, ondas fracas, areia clara e fofa. O trecho voltado para a lagoa de Guaraíras tem um pequeno ancoradouro. O acesso é feito por uma balsa vinda de Tibau do Sul e a travessia dura cerca de dez minutos. Boa para pesca, tem sido muito procurada ultimamente para kitesurf. Faz parte de Senador Georgino Avelino, um município quase inexplorado. Tal como outras áreas da região, possui reservas de mata atlântica, mangues e lagoas. Na sede do município não pode deixar de visitar o mirante do Bar da Ostra, de onde se vislumbra um dos mais belos visuais do litoral, com exuberantes manguezais, a lagoa da Guaraíras e a praia de Malembá. Existem alguns passeios de barco que levam até Georgino Avelino.

pôr do sol na Lagoa Guaraíras

Tibau do Sul
Com barracas de praia, encanta pela simplicidade e hospitalidade genuína do seu povo. Ideal para ir com a família ou os amigos, para se refrescar com uma bebida gelada e provar um peixinho fresco. Na parte mais a sul a praia é abrigada sob falésias altas, bastante sossegada.

Lagoa de Guaraíras
Mede cerca de sete quilómetros de comprimento e a largura varia entre 1,40 e dois quilómetros. Este belo recanto oferece a possibilidade de conhecer os manguezais e os viveiros de camarões, observar golfinhos na maré alta, ver os pescadores e comer um peixinho frito no ponto de encontro dos pescadores. Numa das ilhas do centro da lagoa pode ser avistada a torre da igreja da antiga Tibau. Sugerimos que vá ao local com tempo, para contemplar um cinematográfico pôr-do-Sol nas margens da lagoa e apreciar o surgimento da Lua. Sem dúvida, um deleite para os românticos.

As paredes de penhascos rochosos fazem com que as praias sejam um verdadeiro desafio para o acesso, mas são perfeitos para admirar as águas que as envolvem

Praia do Giz e praia da Bóia
Praticamente desertas, são muito bonitas, perfeitas para a prática do surf, uma boa caminhada ou cavalgada.

Cacimbinha
Não deixe de apreciar a vista belíssima do alto das falésias. Areias brancas e fofas, conchas, pedras e dunas. Apesar da existência das barracas de praia, é bastante sossegada. O acesso é feito por escadas. Esta é de paragem obrigatória antes de se chegar a Pipa, com a melhor vista geral da região. Se subir as dunas às 17 horas, pode apreciar, simultaneamente, o pôr-do-sol na lagoa de Guaraíras e o entardecer na praia.

Pipa
É o distrito mais famoso de Tibau do Sul.

praia de Tibau do Sul
Guia do Viajante

ver mapa maior

Tibau do Sul

onde ficar

Girassóis Lagoa Resort

Hotel Ponta do Madeiro

Hotel Tibau Lagoa

Casa da Barreira Guest House

Pousada RioMar

Pipa Privilege

Recanto do Sagui

Pousada Corais do Sul

Lagoa Eco Resort

Hotel Casa Blanca

Hotel Villagio Natureza

Hotel Lago

Resort Eurosol Tibau

onde comer

Dali Restaurante e Bar
Cozinha variada e de qualidade.

Restaurante Quintal
Comida brasileira, de boa qualidade e bom preço. Ambiente agradável e com ótima vista para o mar.

Camamo
O restaurante só abre para jantar e para um grupo máximo de oito pessoas por noite, mediante reserva. Antes da degustação dos seis pratos selecionados pelo chef e proprietário – de acordo com a estação, mas sempre combinando as cozinhas asiática e nordestina –, o anfitrião convida a um tour pela cozinha e pelo sítio onde funciona o estabelecimento, iluminado por tochas e velas.

À Portuguesa
Cozinha portuguesa.

Al Buchetto
Cozinha italiana.

Casarão
Peixes e frutos do mar.

Cruzeiro do Pescador
Peixes e frutos-do mar.

La Provence
Cozinha francesa.

Pacífico
Com um “clima de bistrô”, é comandado por um californiano que oferece receitas à base de atum, camarão e lagosta, verdadeiramente deliciosas.

Panela de Barro
Peixes e frutos-do-mar.

Rancho da Pipa
Carnes e churrasco.

o que ver e fazer

As caminhadas permitem conhecer as praias de Pipa e de Tibau do Sul, mas para chegar às paisagens mais afastadas e desertas, invista nos passeios de buggy e de barco. Já para apreciar a flora e a fauna da mata atlântica intocada da região visite o Santuário Ecológico, com trilhas e mirantes. Para fechar o programa com chave de ouro, vá a um dos muitos restaurantes que oferecem receitas regionais incrementadas com ingredientes exóticos.

Praias
Aproveite as praias de estilos diversos e não deixe de ir até às concorridas do Amor e do Moleque, relaxar na praia do Curral e apreciar os golfinhos em Madeiro.

Passeio de barco
As embarcações partem da praia da Pipa entre as dez e as 11 horas da manhã e levam­-no até à Enseada dos Golfinhos, passando pelas praias do Curral e do Madeiro. O tour da tarde conduz à lagoa de Guaraíras, em Tibau do Sul, para vislumbrar o pôr-do-Sol. Em ambos os roteiros há paragens para mergulho e, com sorte, show dos golfinhos.

Passeio de buggy
A aventura acontece no litoral Sul, com as primeiras paragens no mirante do Chapadão e nas praias dos Amores e das Minas. Depois de cruzar as dunas da praia de Sibaúma, chega-se às piscinas da Barra de Cunhaú. Caso a maré esteja baixa, siga para Baía Formosa e esqueça-se de tudo na praia do Sagi.

informações

Moeda
Real

Idioma
Português

Documentos
Passaporte com validade mínima de seis meses, a contar da data de regresso. Cidadãos portugueses não necessitam de visto para estadias inferiores a três meses.

Fuso horário
- 3 horas

clima

Caracteriza-se como sub-húmido, com humidade relativa média anual de 74 por cento. Os meses de maior incidência de chuvas são abril e julho. A temperatura média é de 27°C.

 

Texto: Márcio Gomes e Virgínia Esteves (virginia.esteves@impala.pt) | Fotos: Lino Rodrigues, Wiki Commons e Flickr
edição 7 a próxima viagem