página anterior
página seguinte
São Sebastião O padroeiro de Pipa

A praia de São Sebastião é uma das mais badaladas de Pipa, no Rio Grande do Norte, ideal para a prática do surf, mas o ponto alto é a festa do padroeiro São Sebastião.

Janeiro é o mês das festas em homenagem ao padroeiro da Pipa: São Sebastião. Além de padroeiro do balneário, o santo também tem o nome gravado numa das praias, que é a badalada São Sebastião. Frequentada por turistas, surfistas e muita gente bonita, a região é um verdadeiro point do Nordeste brasileiro. Moradia de golfinhos e tartarugas marinhas, a praia São Sebastião pertence ao município de Tibau do Sul, local perfeito para encontrar paz, divertimento e contacto com a Natureza.

Ao chegar, ao longo da estrada, é possível deparar-se com praias de águas claras e mornas, imensos coqueirais, piscinas e miradouros naturais, imponentes falésias ainda cobertas pela Mata Atlântica, dunas branquíssimas, enseadas e despenhadeiros.

praia de São Sebastião em Pipa Bares e restaurantes de qualidade na praia de S. Sebastião

Localizada no maior santuário ecológico do Estado do Rio Grande do Norte, eleita por uma revista como uma das dez mais belas praias do Brasil, o destino de Pipa, com a praia de São Sebastião, começou a ficar famosa nos anos 80, através dos amantes do surf. Mas aqui pode-se fazer de tudo: passeios de barco, de buggy, caiaque ou a cavalo, caminhadas e rally pelos trilhos da mata atlântica. Inclusive, este é um dos seus encantos: consegue conciliar um cenário deslumbrante e um roteiro de tirar o fôlego com uma infraestrutura cheia de charme e conforto, pousadas, bares, lojinhas e restaurantes de gastronomia de nível internacional.

Festa de São Sebastião

igreja São Sebastião

é um dos pontos altos de Pipa e só um dia não é suficiente para agradar ao santo. Uma equipa composta por mais de 20 devotos, liderados desde 2002 pela dona Marialves, inicia os preparativos da festa com quatro meses de antecedência. Isso para realizar uma homenagem ao padroeiro durante três dias. E tem de tudo: barraquinhas, bingo, banda de música e, é claro, no dia 20, a famosa procissão por toda a cidade.

Mas toda esta comemoração não é para menos. O santo é protetor dos atletas, dos soldados e guardião do amor e teve compaixão do povo da Pipa, ainda no começo do século passado. Na década de 40 foi iniciada a construção da igreja e, mais tarde, Agnaldo Simoneti, um artista plástico frequentador local, mandou fazer duas imagens do santo. Uma delas está no altar da igreja e a outra foi colocada numa pedra na praia de Pipa, para demonstrar ao santo que nesta terra e no mar há muita gente de fé que procura a sua proteção.

A igrejinha

barcos de pesaca na praia de S. Sebastião

A igreja de São Sebastião, situada no largo de mesmo nome, retrata a expressão religiosa dos pipenses. O cristianismo, trazido pelos colonizadores europeus, preponderou sobre as influências indígenas e negras e permanece como a religião da maioria dos moradores. Na capela, realizam-se missas, velórios, batizados e casamentos e no largo, no mês de janeiro, acontece a festa em homenagem a São Sebastião, padroeiro do município.

falésias praia S. Sebastião

falésias praia S. Sebastião

Puro divertimento

Atração à parte no balneário de Pipa, cosmopolita e agitada, as noites requerem muita energia, pois duram, pelo menos, até o sol nascer. E o melhor: são frequentadas por jovens de todo o mundo, que se entregam tanto ao forró regional como às batidas da música techno.

Mais do que vivenciar um dos points da noite nordestina, estar em Pipa é a certeza de desfrutar “dias inesquecíveis de lazer e entretenimento ou, simplesmente, descanso e paz junto à Natureza exuberante, sob a bênção de São Sebastião, padroeiro e protetor do lugar”.

Guia do Viajante

ver mapa maior

S. Sebastião, Pipa

onde dormir

Pousada da Ladeira,
Avenida Baía dos Golfinhos, 802,
Praia de Pipa

Pousada da Mata,
Reserva Ecológica Génesis,
Praia de Pipa

Pousada da Vovó,
Rua Gameleira, s/n,
Praia de Pipa

Pousada Oásis,
Av. Baia dos Golfinhos, 672,
Praia de Pipa

onde comer

Casa de Farinha
Av. Baía dos Golfinhos, 370, Praia de Pipa
Não deixe de saborear os deliciosos pães e sanduíches de Pipa.

Restaurante água na Boca
Av. Baía dos Golfinhos, 687, Praia de Pipa
Apresenta um menu variado, com entradas (petiscos e saladas), deliciosos pratos de camarão, peixes, carnes (filet mignon e picanha argentina), frango e massas, seguidos de irresistíveis sobremesas.

Churrascaria Rancho da Pipa
Rua da Gameleira, 47, Praia de Pipa
Entre as especialidades do Rancho contam-se a picanha argentina com alho e o bife à Rancho, um bife alto e suculento, para os apreciadores de um bom churrasco.

Restaurante Mercado
Avenida Governador Aluísio Alves, Centro, Tibau do Sul
Cozinha internacional com sabor e estilo português e peixes grelhados no carvão. Vista única sobre a lagoa de Guarairas.

clima

Caracteriza-se como sub-húmido, com humidade relativa média anual de 74 por cento. Os meses de maior incidência de chuvas são abril e julho. A temperatura média é de 27° C.

informações

Moeda
Real

Idioma
Português

Documentos
Passaporte com validade mínima de seis meses, a contar da data de regresso. Cidadãos portugueses não necessitam de visto para estadias inferiores a três meses.

Fuso horário
- 3 horas

 

Texto: Márcio Gomes e Virgínia Esteves (virginia.esteves@impala.pt) | Fotos: Divulgação e Flickr
edição 7 a próxima viagem