página anterior
página seguinte
Nova Deli - misteriosa e fascinante!

Cidade de tradições milenares, possui um peculiar encanto, com as grandes avenidas arborizadas, os museus e bazares, a cor dos tecidos e o aroma das especiarias. É igualmente o ponto de partida para quem deseja visitar o famosíssimo Taj Mahal.

vendedor de sari divindade hindu

Cores, muitas cores, odores e paladares diversos... Quem visita a cidade pela primeira vez terá de superar um certo choque inicial perante a pobreza, os altos níveis de poluição e o trânsito caótico. Depois, será recompensado por uma imensa riqueza histórica e cultural, escondida nas estreitas ruas da Velha Deli.

Dizem que quem vai à Índia regressa modificado. Nova Deli tem no seu percurso não só traços de história milenar (já foi governada pelas dinastias Lodi e Mongol) como diversos símbolos de prosperidade e modernidade. Ao longo dos últimos anos, a capital indiana sofreu grandes mudanças e, hoje, divide-se em duas áreas distintas: a antiga e

a moderna. Nas ruas, prepare-se para se deparar com muitas cenas inusitadas, marcadas por contrastes abissais, como os palácios de marajás e os edifícios recém-construídos, mulheres vestidas de saris a circular em carros topo de gama, animais (vacas, camelos e elefantes) deambulando no asfalto e, em simultâneo, protagonistas de um trânsito caótico, onde carros, motos, riquexós e peões discutem por um pouco de espaço nas ruas cheias de lixo.



A Índia é um país extremamente religioso e por todo o lado há imagens dos deuses do hinduísmo, a principal religião do país. Brahma, Shiva e Vishnu são os mais importantes, não esquecendo Ganesha e Krishna. Todos os dias, ao fim da tarde, é possível escutar a entoação de diversas preces religiosas nas ruas e nos templos.

rua típica de nova deli

Velha e nova

Deli é composta por duas partes: Nova Deli, capital da Índia e sede do governo da maior democracia do mundo, é uma cidade moderna, oferecendo avenidas contornadas por árvores e parques espaçosos e o característico estilo arquitetónico de Lutyen. Já a Velha Deli, por sua vez, é uma cidade com uma história que se arrasta pelos séculos e ao longo da qual proliferam ruas estreitas e ventosas, templos, mesquitas e bazares. Deli atrai os melhores músicos e dançarinos, oferecendo assim a oportunidade ideal de ouvir sitar, sarod e o ritmo subtil da tabla, além de vislumbrar a magia das várias formas de dança, cada qual com as indumentárias próprias e rica numa elaborada linguagem gestual.

Bazares indianos: Uma festa de cor

Um dos paraísos das compras é o bazar indiano, uma festa de cores e indumentárias, repleto de vendedores e artistas de rua. Em muitos locais, artes tradicionais de cariz familiar são transmitidas de pais para filhos. Aqui raramente se encontram duas peças iguais, porque quase todos os produtos são manufacturados recorrendo a materiais naturais. Cada estado possui a sua própria riqueza artesanal, uma tradição própria, plena de cores e desenhos. Opte pelas sedas pintadas à mão, com textura vistosa e colorida e pelos tecidos de algodão maleáveis e incrivelmente leves.

Perca-se por entre peças de madeira trabalhada ou em papier maché, bordados, pashminas de caxemira, prata de Pushkar, pinturas alegres de Jaipur e as joias do Rajastão, marfim e a maciça madeira rosada de sândalo. Deslumbre-se com tapetes

pintados, iguais aos dos imperadores mongóis, mármore com incrustações de pedras semipreciosas, semelhantes às do Taj Mahal, joias de prata e ouro com rubis, diamantes, esmeraldas e pérolas. Também pode adquirir roupas para o dia-a-dia feitas a partir de soberbas telas indianas, por entre centenas de opções de tecidos, estampados, texturas e cores, com a vantagem de que, na Índia, quase tudo pode ser feito sob medida, mesmo que seja uma camisa de seda, um anel de diamantes, uma lâmpada de latão ou um tapete.



Na viagem de regresso, não esqueça as especiarias nem a indispensável música, além de objetos úteis como carteiras, sapatos e chapéus, tudo com bons acabamentos. Os preços normalmente são muito baixos, mas convém regatear e nunca pague mais do que a metade do valor oferecido inicialmente, principalmente em roupas e artesanato.

especiarias

Gastronomia picante

A culinária indiana é muito quente e apimentada e os temperos seduzem através de cores, texturas e aromas. Em Nova Deli existem imensos restaurantes da cozinha local, dos mais económicos e quiosques de comida típica nas ruas aos altamente sofisticados.

copo Os tandoori (assados) dominam a ementa e são sempre acompanhados pelo chapatis, um pão fino feito de farinha de trigo. Entre as iguarias, não deixe de provar o vodka gol gappa (pastéis crocantes recheados com uma dose de vodka picante), o cordeiro assado no forno e o peixe tikka.

A diversificada gastronomia indiana inclui também iguarias vegetarianas, como o panner kofta, bolinhos de queijo de cabra com molho de especiarias. Ao pequeno-almoço, a tradição são os curds (um género de iogurte) e, à tarde, não se esqueça do chai (chá). O de massala é servido em todos os sítios.

Também é possível encontrar pizas, massas e hambúrgueres. O fastfood globalizado marca presença com lojas como McDonald’s, Pizza Hut, Subway e Fridays, entre outras redes. No entanto, saiba que comer carne bovina é pecado na Índia, pois a vaca é considerada um animal sagrado, razão pela qual o McDonald’s, por exemplo, só vende hambúrgueres de carneiro.

posters de cinema

Ir ao cinema é um ato patriótico

Ir ao cinema ver um filme indiano é uma experiência que não pode ser cortada do seu
roteiro de férias. Bollywood, a indústria cinematográfica do país, é muito forte em toda a Ásia. As longas metragens diferenciam-se das produções de Hollywood por conterem doses ainda maiores de melodrama, música e dança. A barreira linguística decerto não vai atrapalhar, mesmo nos filmes falados em hindu, uma vez que a estrutura é bastante simples e o inglês aparece em vários diálogos.

Antes de começar a exibição, uma bandeira da Índia aparece na tela e é tocado o hino do país. A plateia levanta-se solenemente e ouve o hino em silêncio. Na Índia, ir ao cinema é um ato patriótico.

Conhecer o vocabulário

É importante conhecer um pouco do vocabulário hindu para ajudar na interação com as pessoas. Assim fique a saber:

  • Namastê é uma maneira respeitosa de se cumprimentar ou de se iniciar uma conversa. Os indianos têm muita curiosidade em conhecer os estrangeiros (não se admire se alguém lhe pedir para tirar uma foto consigo).
  • Ram ram ou boa sorte constitui uma maneira mais informal, mas simpática, de saudação.
  • Shukriáh ou deniwad: ambas significam obrigado.
Onde ir
Taj Mahal
Bahai Temple
Taj Mahal Bahai Temple

Património da Humanidade e eleito uma das sete maravilhas do mundo moderno, o Taj Mahal é o palácio mais famoso e foi erguido em nome de um grande amor. O imperador Shah decidiu construir o monumento em homenagem à sua esposa favorita, que faleceu em 1631, após o parto. Mais de 20 mil operários trabalharam na obra, ao longo de 12 anos. Fica na cidade de Agra, a 02h30 de comboio de Nova Deli. Esteja preparado para longas filas. De qualquer forma, vale o esforço. Trata-se de um palácio imponente, com belos jardins. Em noites de lua cheia, pode ver o mausoléu a refletir uma luz dourada.

O templo de Bahai foi construído com a forma de uma flor-de-lótus, sendo o último dos sete templos desse tipo construídos no mundo. O edifício, cercado por vários lagos artificiais, foi inaugurado em 1996. A sua estrutura foi feita integralmente em mármore branco, com projeto de Furiburz Sabha, que escolheu a flor-de-lótus para simbolizar tanto o hinduísmo como o budismo, o jainismo e o islamismo, as religiões com maior número de adeptos na Índia. O templo está aberto a todos aqueles que queiram visitá-lo, independentemente da crença religiosa, sendo um dos novos ícones turísticos de Nova Deli.

Mausoléu de Humayun
Jantar Mantar
Akshardham

É o mais antigo mausoléu mongol de Deli e uma das mais extraordinárias construções históricas da cidade. Foi a primeira das grandes construções do período mogol. O mausoléu foi mandado construir pela viúva de Humayun, no século XVI, em honra do seu marido. A sua importância arquitetónica e paisagística é vista, sobretudo, pelo facto de ter fundamentado a conceção que une mausoléus a jardins. Serviu também como modelo para o Taj Mahal.

O Mantra Yantra (vulgarmente conhecido como o Jantar Mantar) é constituído por 13 instrumentos arquitetónicos astronómicos, e é um equinócio de marcação, que consiste numa gigantesca gnómon triangular com a hipotenusa paralela ao eixo da terra. O objetivo principal do observatório visava a compilação de tabelas astronómicas e a previsão dos tempos e movimentos do sol, da lua e dos planetas. Alguns destes efeitos seriam atualmente classificados como astrologia.

O monumento é uma fusão de pedra rosada e de mármore branco puro. A pedra rosada simboliza Bhakti em floração eterna e o mármore branco a pureza absoluta e a paz eterna. Akshardham foi criado pelo swami Maharaj cumprindo o desejo de seu guru Brahmaswarup Yogiji Maharaj. O Akshardaham não faz parte dos tours de Deli, pelo facto de implicar uma visita demorada (pelo menos duas horas) e muitos turistas nem sequer conhecem este magnífico monumento.

Memorial e Museu Gandhi
Forte Vermelho

Assim que desembarcar em Nova Deli, vai observar um enorme monumento em homenagem ao líder e pensador Mahatma Gandhi. Idealizador e fundador do Estado indiano, é recordado e idolatrado em todo o lado. É possível conhecer mais a história daquele que liderou a luta pela independência do país em 1948 e aboliu o sistema de castas visitando o Memorial Mahatma Gandhi e o Museu Gandhi. No parque Raj Ghat podem ser lidas as últimas palavras pronunciadas por Gandhi antes de morrer: “He-Ram” (“Oh, Deus!”). O líder foi cremado neste local, que está sempre coberto de flores.

Também conhecido como Lal Qila, foi construído com arenito, que lhe concede a tonalidade vermelha que o caracteriza e denomina. O seu palácio começou a ser edificado em 1638, mas só foi concluído em 1648. Embora tenha passado por várias batalhas, o Forte Vermelho conserva a maior parte de seu esplendor. As muralhas que rodeiam o palácio medem 2,5 quilómetros de comprimento, com uma altura que oscila entre os 16 e os 33 metros. Há duas portas principais, a de Deli e a de Lahore, embora a entrada principal seja esta última, que dá acesso ao mercado Meena Bazaar. Ali poderá adquirir inúmeras antiguidades, pinturas e joias. Neste impressionante monumento, merecem destaque os apartamentos imperiais privados, interligados por canais de água (chamados Nahr-i-Behist, ou riachos do paraíso), bem como os aposentos privados, os banhos hammam ou a espetacular fonte em forma de lótus do palácio das esposas e amantes. O palácio foi concebido como uma réplica do paraíso descrito no Alcorão, embora também contenha elementos de influência hindu. Edificado a pedido do então imperador Shah Jahan, a construção é um excelente exemplo da arquitetura mongol.

Lodi Gardens
National Museum of India
Qutb Minar

É um parque, que se alonga por 90 hectares, acolhendo os Shah’s Tomb Mohammed, Sikander Lodi‘s Tomb, Sheesh Gumbad e Bara Gumbad, obras fúnebres arquitetónicas do século XV. O local está agora protegido pela Archeological Survey of India. É um verdadeiro santuário, com mais de 100 espécies de árvores, sendo frequentado por muitos praticantes de ioga e adeptos das caminhadas.

É o maior museu da Índia. Alberga uma grande diversidade de artigos datados desde a era pré-histórica até aos mais recentes trabalhos de arte moderna. São cerca de 200 000 itens, de origem indiana e estrangeira, que refletem mais de 5000 anos de herança cultural do país.

É o minarete de tijolo mais alto do mundo e um importante exemplo de arquitetura indo-islâmica. Foi declarado Património Mundial da Unesco em 1993. O Qutb Minar mede 72,5 metros de altura. O diâmetro da base mede 14,3 metros e o diâmetro do chão do topo mede 2,75 metros. A rodear o minarete existem vários exemplos da arquitetura indiana datados da sua construção original, em 1193.

Jama Masjid
Janpath Market

O Masjid-i Jahan-Numa, vulgarmente conhecida como Jama Masjid, é a principal, a maior e mais conhecida mesquita da Índia. Encomendada pelo imperador Mughal Shah Jahan, o responsável pela construção do Taj Mahal, e concluído no ano 1656, está na origem de uma rua muito movimentada na área central de Deli: a do Bazar de Chawri.

Elo de ligação entre Connaught Place e os Lodi Garden, a rua Janpath alberga o mercado homónimo, um dos mais famosos de Deli, onde poderá encontrar joias e artigos de prata a preços bastante acessíveis. Em Japnath, centenas de pontos de venda aglomeram-se em ambos os lados da rua para vender objetos exóticos e produtos típicos da Índia.

Rashtrapati Bhavan
Mughal Garden
Porta da Índia

O Palácio Rashtrapati Bhavan, construído em arenito e mármore, é a residência oficial do Presidente da Índia, localizado na colina Raisina. Até 1950 era conhecido como Casa do Vice-Rei e, como esse nome indicava, serviu como residência ao vice-rei da Índia. É tida como a maior residência de qualquer chefe de Estado no mundo. A sua construção do prédio teve orignem na Primeira Guerra Mundial e levou cerca de 19 anos para ser concluída.

A residência oficial do presidente da Índia está cercada por um frondoso jardim, o Mughal Garden, que combina o estilo paisagístico europeu com o estilo mogol. Aqui, os bancos de flores, os relvados e as cercas vivas de estilo britânico fundem-se com os característicos canais, fontes e terraços inerentes à cultura mongol.

É um monumento nacional situado em Rajpath, o coração da cidade indiana de Nova Deli. Homenageia os soldados mortos durante a Segunda Guerra Mundial e nas Guerras Afegãs de 1919. Este arco do triunfo foi construído para lembrar os militares indianos mortos no decorrer destes conflitos, 85 000 no total, estão inscritos nas paredes do monumento, inicialmente denominado Memorial de Todas as Guerras Indianas.

Guia do Viajante

ver mapa maior

Austrália

onde ficar

Siddarth Deli
3, Rajendra Place New Delhi 110008

Le Meridien Deli
Windsor Place, Janpath, New Delhi, 110001

The Lalit Deli
Barakhamba Avenue, Connaught Place, New Delhi 110001

Taj Mahal Deli
Sardar Patel Marg Diplomatic Enclave New Delhi 110021

The Imperial
1, Janpath, New Delhi 110001

Oberoi New Delhi
Dr. Zakir Hussain Road, New Delhi 110003

Hotel Palace Heights
Connaught Place, New Delhi 110001

The Amber - New Delhi
198 Sukhdev Vihar, New Delhi 110025

Hilton Garden Inn New Delhi/Saket
Saket district centre, New Delhi 110017

The Legend Inn
East of Kailash, New Delhi 110065

The Leela Palace New Delhi
Diplomatic Enclave, Chanakyapuri, New Delhi 110023

Shanti Home
Janakpuri, New Delhi 110058

Mantra Amaltas
23 Friends Colony, New Delhi 110065

onde comer

Café Turtle
O lugar ideal para tomar um típico chá indiano ou degustar uma ampla variedade de iguarias e bebidas.

Karim’s
É quase uma instituição em Deli. Situado na zona velha, serve iguarias da cozinha típica mongol. Uma das suas especialidades é o frango tandoori e não serve qualquer tipo de bebida alcoólica.

Naivedyam
É uma boa opção para quem é vegetariano, com uma generosa oferta de pratos sem carne e ricos em temperos do sul da Índia.

Orient Express Restaurant
Situado no hotel Taj Palace de Nova Deli, tenta capturar a essência do famoso comboio Orient Express.

Paratha Wali Gali
É um local de venda de comida preparada que se especializou em parathas, um tipo de pão tradicional da Índia, coberto com tawa (uma iguaria servida quente).

Punjabi by Nature
É um dos restaurantes de comida punjabi de melhor reputação em Deli, onde poderá desfrutar de pratos tandoori e sobremesas tradicionais num ambiente elegante.

The Great Kebab Factory
Aqui são servidos 150 tipos de kebab.

Veda
A proposta culinária baseia-se nas antigas receitas da Índia e oferece um menu tipo degustação e o tradicional serviço à la carte.

dicas úteis

Gorjetas
É esperado que se dê gorjeta depois de qualquer serviço prestado, principalmente em hotéis e restaurantes.

Segurança
Nova Deli não é uma cidade perigosa nem violenta. O maior risco é ser enganado em relação aos preços e pagar muito mais do que o valor real.

Vestuário
Roupas leves e confortáveis são as mais aconselhadas. Para as mulheres recomenda-se o uso de roupas um pouco mais conservadoras, calças mais largas ou saias longas, T-shirts que cubram os ombros e evitar os calções curtos. O ideal é levar um calçado que dê para tirar e calçar facilmente, tipo chinelas de dedo, pois é necessário retirá-lo em alguns templos e monumentos.

Saúde
Recomenda-se a vacinação contra a febre amarela e tifóide, cólera, poliomielite e malária. Deve ainda ter cuidado com o consumo de saladas, fruta e beber apenas água engarrafada e leite fervido, além de só ingerir alimentos como carne e peixe bem cozinhados.

informações

Moeda
Rupia indiana.

Idioma
O país tem 25 idiomas diferentes, sendo o hindu e o inglês os mais falados.

Documentos
Passaporte com, no mínimo, seis meses de validade e visto para a Índia.

Fuso horário
+ 05h30

Voltagem
220 volts. As fichas são geralmente de dois pinos, colocados em ângulo um com o outro.

clima

No verão (de abril a junho), as temperaturas podem chegar aos 40º C. A época das monções (ventos sazonais) decorre entre julho e setembro. Durante o inverno (de fevereiro a abril), os termómetros registam entre 5º C a 21º C.

 

Texto: Virgínia Esteves (virginia.esteves@impala.pt) | Fotos: Arquivo Impala, Flickr e Taj Mahal Foto India Tourism
edição 8 a próxima viagem