eDreams revela comportamento dos portugueses com o smartphone durante as férias

eDreams revela comportamento dos portugueses com o smartphone durante as férias

eDreams revela comportamento dos portugueses com o smartphone durante as férias

Artigo de Redação 07-03-2018

07-03-2018


Durante as férias os portugueses valorizam sobretudo a autonomia das baterias e a qualidade das câmaras fotográficas dos seus smartphones, revela um inquérito de mercado realizado para a eDreams, a maior agência de a maior agência de viagens online da Europa, tendo como base mais de 12 mil consumidores de Portugal, Reino Unido, França, Alemanha, Suécia, EUA, Itália e Espanha.

O estudo mostra que a autonomia da bateria é a característica mais valorizada num telemóvel para usar nas férias (87%), sobretudo pelos períodos mais longos sem possibilidade de carregar o telemóvel, mas a qualidade das câmaras que equipam os dispositivos móveis domina também os interesses dos consumidores portugueses.

O estudo da eDreams indica que cerca de 85% dos portugueses também tem em conta as especificações das câmaras fotográficas dos smartphones. As respostas indicam que, no geral, 55% dos utilizadores se preocupam com a qualidade da câmara traseira, com cerca de 30% a ligar também à qualidade da câmara frontal dos smartphones.

Neste aspeto são as mulheres que mais ligam à qualidade das câmaras: 34% das utilizadoras preocupa-se com a câmara frontal – usada sobretudo para tirar selfies, – contra 22% dos homens, enquanto a câmara traseira faz parte das principais preocupações de 62% das mulheres, contra 51% dos homens, sinal de que são elas que mais uso darão ao telemóvel para tirar fotos durante as férias.

A nível geográfico, o estudo da eDreams revela que são os utilizadores do Norte do país e do Alentejo a dar mais importância à câmara frontal dos smartphones, enquanto os Algarvios destacam-se na preocupação por ter um telemóvel à prova de água para usar nas férias.

Os utilizadores do Norte e da região de Lisboa são aqueles que ligam mais à qualidade da câmara traseira dos smartphones, com os alentejanos a destacarem-se na preocupação com a durabilidade dos dispositivos (quase metade afirmaram ser um dos fatores que mais valorizam).

As preocupações dos portugueses a este nível estão acima da média das que foram assumidas pelos entrevistados de todos os países que participaram neste inquérito: cerca de 76% ligam à autonomia da bateria e 66% à qualidade das câmaras dos telemóveis.

O mesmo tempo de utilização
Nas férias 44% dos portugueses refere dar o mesmo tempo de utilização ao smartphone do que no resto do ano, enquanto um quarto admite usá-lo durante mais tempo. No entanto, apesar da perceção de que usamos cada mais tempo o telemóvel durante todo o ano, 29% dos portugueses afirma usar menos o seu telemóvel quando está de férias.

Neste caso o comportamento dos portugueses distancia-se da média entre os países que fizeram parte deste inquérito da eDreams: cerca de 40% refere usar menos o telemóvel quando está de férias; 38% refere dar o mesmo tempo de utilização; e 16% dizem que dão mais utilização ao smartphone do que nos restantes meses do ano.

Fotos conquistam nas férias
Se as fotos são uma das maiores preocupações dos portugueses quando se trata de escolher ou usar um smartphone nas férias, a verdade é que 61% refere que ainda leva na bagagem uma máquina fotográfica individual, além da câmara que possui no telemóvel.

De acordo com o estudo realizado para a eDreams, 51% dos inquiridos refere que usa apenas a máquina fotográficas para registos fotográficos nas férias, mas o número de utilizadores que apenas usam o telemóvel é também elevado: 47% afirma que quase todas as fotos durante as férias são tiradas com o telemóvel, reservando apenas algumas imagens para a máquina fotográfica convencional. Os dados sugerem que são os homens que preferem ainda a máquina fotográfica como equipamento exclusivo para fotos (54%), enquanto 49% das mulheres usa quase em exclusivo o smartphone.

Por regiões, os utilizadores do Algarve são os que mais usam a máquina fotográfica para tirar fotos durante as férias, enquanto os residentes da região de Lisboa, do Norte e do Centro do país, respetivamente, referem que usam máquina fotográfica individual, mas admitem acabar por usar mais o telemóvel para o registo de fotos.

Partilhar Artigo