A maioria dos portugueses quer viajar mais de um mês seguido: 45 por cento já o fez!

A maioria dos portugueses quer viajar mais de um mês seguido: 45 por cento já o fez!

A maioria dos portugueses quer viajar mais de um mês seguido: 45 por cento já o fez!

Artigo de Redação 18-04-2018

18-04-2018


Ao mesmo tempo que a nossa conectividade digital aumenta, a tendência para fazer as malas e viajar por períodos longos, explorarmos, abrirmos e partilharmos o mundo com outros também cresce. O motor de busca de viagens e hotéis momondo.pt analisou esta tendência, para descobrir quantos portugueses viajam desta maneira.

Quase metade dos portugueses já viajou durante mais de um mês e os outros 55 por cento que não o fizeram não foi por falta de interesse, nem pelas saudades. Na verdade, apenas quatro por cento afirma não querer viajar por tanto tempo e dois por cento confessa que sentiria demasiado a falta de família e amigos.

Então, o que está a impedir os restantes portugueses de tirarem umas férias longas? A maioria fica em terra por causa das responsabilidades do dia a dia e do custo que imaginam ser demasiado alto. Mais de metade acha que não consegue tirar tanto tempo ao emprego e à família e 31 por cento acredita não ter dinheiro suficiente.

Quando lhes pediram para estimarem um orçamento (incluindo o alojamento) para uma viagem de três meses, por vários países da Europa Ocidental, a maioria apontou para os três mil euros mensais. A realidade conta uma história diferente.

Dos portugueses que já viajaram mais de um mês seguido, a maioria (61 por cento) gastou até dois mil euros. Cerca de 21 por cento destes viajantes optou por ficar dentro de portas e viajar por Portugal. Outros 43 por cento exploraram a Europa Ocidental e, destes, a maioria gastou entre 1500 a dois mil euros. Fora da Europa, o destino mais popular foi a América do Sul: 10 por cento escolheu atravessar o Atlântico.

«Quem se preocupa com os gastos pode ficar mais descansado, já que, aparentemente, os portugueses são bastante poupados em viagens longas», afirma Margarida Gameiro, responsável pelo mercado Português da momondo. «O inquérito mostra que 19 por cento dos portugueses faria as malas, num piscar de olhos, para voar até às Caraíbas, mas 24 por cento afirmou preferir explorar a Europa Ocidental e Portugal. Fazer uma viagem, sem pressa, por este maravilhoso país pode encaixar no orçamento e ser tão recompensador como visitar o outro lado do mundo».

Ao indicarem o principal motivo para terem embarcado na viagem mais longa que fizeram até hoje, 33 por cento afirma querer expandir horizontes e 25 por cento procurou conhecer novas culturas. Tendo em conta que só 20 por cento queriam escapar da rotina diária, podemos dizer que os portugueses viajam com um espírito positivo e de abertura.

Os dados foram obtidos através de um inquérito realizado pela Opinium Research, entre 19.2.2018 e 26.2.2018. Em Portugal, foram recolhidas respostas de 1008 inquiridos com mais de 18 anos.

Partilhar Artigo