Menorca: Para quem procura o sossego

Menorca: Para quem procura o sossego

Menorca: Para quem procura o sossego

Artigo de Redação

É a ilha mais sossegada das Baleares, possui 256 quilómetros de costa recortada por arribas selvagens, praias idílicas, enseadas povoadas por veleiros, variados monumentos pré-históricos, duas encantadoras cidades e um número infinito de estradas rurais e veredas. Menorca tem um nome que provém de Minorica, que significa ser mais pequena que Maiorca – a ilha localizada a nordeste do arquipélago das Baleares –, e a capital é Mahón. Para visitar a ilha, o melhor será alugar um carro, arranjar um mapa e dedicar algum tempo a descobrir as calas. Não deixe de passar pelas principais cidades, visite os mercados artesanais e, ao entardecer, perca-se numa esplanada junto ao mar enquanto se delicia com um cocktail.

Com praias vermelhas a norte e praias de areia dourada a sul, seja em grandes ou pequenas enseadas rodeadas por pinheiros, vai encontrar muitas opções para desfrutar do sol e do mar. Mas sempre com o mesmo denominador comum: águas cristalinas.

Atividades e passeios

Em Menorca pode praticar vela, windsurf, esqui aquático e, claro, mergulho. O espetacular fundo do mar de Menorca tem sido por décadas um dos favoritos para os amantes do mergulho. Esta ilha transmite calma, em grande parte graças à sua valiosa natureza. Fazer uma excursão a cavalo ou a pé nas ciclovias é uma boa maneira de conhecer um ambiente tão bonito. De salientar, em especial, o Parque Natural Albufera d’Es Grau, um abrigo de aves aquáticas migratórias e também uma das zonas húmidas mais importantes do sul da Europa.

Outra atração é o património arqueológico e cultural. Descubra monumentos interessantes e da cidadela histórica, restos pré-históricos, como Naveta de Es Tudons, os monumentos de Mahon ou, até mesmo, pequenas vilas de pescadores que ainda preservam as tradições antigas.

Alugar um carro é uma forma excelente de explorar esta ilha calma e tranquila.

O que fazer

Se gosta de passear em terra, poderá explorar o Camí de Cavalls, um antigo caminho que percorre todo o litoral da ilha e que no seu turbulento passado garantia a vigilância costeira e a comunicação entre as fortificações que a protegiam dos invasores. O seu traçado permiti-lhe admirar soberbas paisagens e pode ser percorrido a pé, de bicicleta ou a cavalo.

Se preferir deixar-se deslumbrar por passeios marítimos, os portos de Mahón e Es Castel são local de partida de diversas excursões de barco que o levarão a conhecer extraordinárias enseadas com praias imaculadas e imponentes falésias.

Não deixe também de visitar o soberbo areal de Son Bou, que é a maior praia da ilha (3 km), e Cala Galdana, uma baía paradisíaca que tem vindo a conquistar a preferência dos turistas. As outras praias mais famosas de Menorca são Punta Prima, Cales Coves, Cala Mitjana, Cala Turqueta e Son Xoriguer.

Não deixe de provar a caldereta de llagosta.

A gastronomia de Menorca é deliciosa e o prato regional mais famoso é a caldereta de llagosta (caldeirada de lagosta). Esta iguaria é uma especialidade de Fornells, localidade visitada todos os anos pelo rei Juan Carlos, que aí vai propositadamente para a degustar. O queijo de Mahón é outro dos produtos mais apreciados
da região.

Aproveite também para visitar a destilaria de Xoriguer – o local onde é fabricado o forte gin da ilha. Em Alaior, capital da indústria leiteira menorquina, há um excelente mercado de queijos e especialidades locais, destacando-se os gelados artesanais.

 

Compras

Ferreries é um excelente destino para compras, muito conhecido internacionalmente pelas sandálias feitas à mão – as avarques. Finalmente, aproveite para saborear uma boa refeição ou uma bebida na Cova d’en Xoroi, em Cala en Porter, uma gruta com grandes galerias, situada numa falésia com soberbas vistas para o mar – sem dúvida, um dos mais belos locais para terminar de forma memorável a sua visita a Menorca.

 

Ecotaxa

Para ajudar a preservar a qualidade ambiental da ilha, cobra-se no local a cada viajante € 1 por dia.

 

A rota de Cavalls

Com 220 quilómetros de comprimento, este caminho histórico circundava a ilha, unindo as torres de vigia e, posteriormente, as fortificações e fileiras costeiras levantadas no século xviii durante a ocupação francesa. Parcialmente perdido, está hoje em vias de recuperação, ainda que conte com forte oposição de muitos donos de propriedades, que negam a passagem pelas mesmas. Ainda assim, pode ser seguido parcialmente em alguns troços, destacando-se os compreendidos entre Es Grau e o cabo Favaritx, Fornells-Cap de Cavalleria-Cala Pregonda, Cala Pregonda e Cala Pilar (com alguma dificuldade entre Barril e Caldera), Algaiarens-Cala Morell-Punta Nati-Ciutadella, Arenal de Son Saura-Cala Macarella-Calla Galdana, Cala Galdana-Cala Trebalúger-Plajta de Sant Adeodat e, finalmente, Platja de Sant Adeodat-Son Bou-Cala em Porter-Cales Coves.

Para os caminhantes que pretendam percorrer algum troço, são recomendáveis os guias Guia des Camí de Cavalls de Menorca (Joan C. de Nicolàs Mascaro. Triangle Postals. Em catalão) e Menorca com Mochila. Vuelta a la isla (Carles Maria i Renedo. Produccions Menorquines. Em castelhano). Podem encontrar-se ambos nas livrarias de Maó e Ciutadella.

Guia do viajante

Onde ir

Naveta de Es Tudons
Ruínas de Talatí de Dalt
Ruínas de Trepucó
Museu de Menorca
Mahón, a capital
Ciudadela
Ferreries
Fernells
San Luís
Es Castell

Onde comer

Restaurante Aquarium
Restaurante 222
Bodega Binifadet

Onde ficar

Matchani Gran
PortBlue La Quinta Menorca Hotel & Spa
Royal Son Bou Family Club
Matchani Gran

Este hotel informal encontra-se na zona este de Menorca e ocupa um grande terreno com piscina e vistas deslumbrantes Oferece parque gratuito.

PortBlue La Quinta Menorca Hotel & Spa

Este alojamento fica a 4 minutos a pé da praia. Este hotel luxuoso está localizado a 400 metros da Praia de Cala’n Bosch, em Minorca. Disponibiliza uma piscina exterior e um serviço de transporte gratuito por mini-bus, várias vezes ao dia, até Ciutadella, a 10 km.

Royal Son Bou Family Club

Este alojamento fica a 3 minutos a pé da praia. O Royal Son Bou Family Club é um hotel ideal para crianças situado a 100 metros da praia em Son Bou, Menorca. Dispõe de uma ampla variedade de instalações de lazer e de um programa de entretenimento diário.

Naveta de Es Tudons

É uma arquitetura funerária pré-histórica, ou seja, um túmulo coletivo onde foram encontrados restos de 100 corpos e artefactos, como pulseiras de bronze, botões de osso e peças de cerâmica. É composto por duas câmaras: um ossário e um recinto funerário. A sua planta apresenta a forma de uma ferradura alongada e tem duas portas de acesso.

Ruínas de Talatí de Dalt

Uma taula importante. É uma cidade do período talaiótico, na Idade do Bronze.

Ruínas de Trepucó

É um dos achados arqueológicos da cultura pré-histórica que deixou os seus vestígios na ilha de Menorca e estão muito bem preservados.

Museu de Menorca

Este museu está localizado num antigo convento franciscano, um edifício barroco do século XVII. Este centro é um convite para fazer um tour sobre a história da ilha de Menorca através de materiais encontrados.

Mahón, a capital

Existem várias construções de interesse, como a igreja de Santa Maria, onde se encontra um dos mais belos órgãos da Europa, o museu Hernández Mora, que alberga uma coleção de arte e antiguidades menorquinas, e o Theatre Principal, uma réplica do Scala de Milão.

Ciudadela

É a segunda maior cidade de Menorca. Uma cidade antiga, que se vangloria de ter tido um bispado no século IV. Vale a pena visitar o túmulo da Idade do Bronze Es Tudon e os desenhos na Gruta de Santa Ana de Tourraulbet. A festa de São João é famosa.

Ferreries

Baía de Santa Galdana, um dos locais mais frequentados da ilha.

Fernells

Povoação pesqueira.

San Luís

A sul de Mahón, é uma aldeia fundada pelos franceses.

Es Castell

Antigo quartel da guarnição britânica, outrora conhecida como Georgetown, é dominada pelo antigo forte de San Felipe.

Restaurante Aquarium

Marisco e comida mediterrânica

Restaurante 222

Gastronomia espanhola e mediterrânica

Bodega Binifadet

Ganha pela degustação de vinhos

Clima

O clima mediterrânico é um dos principais atrativos de Menorca e dá à ilha o aspecto de um pequeno paraíso verdejante envolvido por águas azul-cobalto. As temperaturas são amenas durante todo o ano, com uma média anual próxima dos 17º C. No entanto, cada estação possui um encanto próprio.

Documentos

Bilhete de identidade/Cartão do cidadão.

Outras Informações

Fuso horário: + 1 hora Moeda: Euro Idioma: Embora o catalão seja habitualmente usado na comunicação entre os locais, a língua franca é o castelhano.

Compartilhe o artigo

Top