Sugestões para umas férias perfeitas em São Tomé e Príncipe

Sugestões para umas férias perfeitas em São Tomé e Príncipe

Sugestões para umas férias perfeitas em São Tomé e Príncipe

Artigo de Redação 30-11-2023

30-11-2023


O arquipélago de São Tomé e Príncipe está localizado no Golfo da Guiné, na costa equatorial ocidental da África Central. Na realidade, são dois arquipélagos em torno das duas ilhas principais, São Tomé, e Príncipe, que distam cerca de 140 quilómetros uma da outra. Neste território é possível desfrutar de praias lindíssimas e de fantásticas roças, antigas plantações de café, cacau e coco que vêm do tempo da colonização portuguesa. Isto sem esquecer a famosa gastronomia local, em que o peixe, o polvo e o marisco são reis.

Leia ainda: Os segredos bem guardados da Gronelândia, a maior ilha do mundo

É aconselhável ter carro para explorar a ilha, existindo duas hipóteses: alugar um carro ou uma mini-van com guia local. Tenha em mente que para viajar para este país é necessário ter a vacina da febre amarela. A TAP tem voos diretos dos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro com preços a partir de 250 dias. São seis horas de viagem, mas asseguramos que vale a pena, pois chegou ao paraíso na terra.

As praias lindíssimas

São Tomé e Príncipe tem um clima de verão, que varia pouco ao longo do ano, com temperaturas entre os 20 e os 30 graus. Ideal para desfrutar das suas praias fantásticas, rodeadas de vegetação e com temperatura da água de cerca de 25 graus. As praias do sul são as mais bonitas, com destaque para as praias Piscina, Jalé, Cabana e Inhame. Esta última é a nossa preferida, situando-se muito perto do lhéu das Rolas.

Para além de aproveitar a água quentinha e a areia fina, pode visitar um projeto de preservação de tartarugas marinhas. Se quiser ir ao Ilhéu das Rolas, pode alugar um barco e em 15 minutos chegará ao seu destino. De origem vulcânica, este ilhéu localiza-se exatamente sob a Linha do Equador. Recentemente foi construída uma estância de luxo, pelo que é possível ficar lá a dormir. A norte também há boas praias, com destaque para a Lagoa Azul, a Praia dos Tamarinhos, a Praia do Governador e a Praia das Conchas.

As roças

Existem mais de 150 roças em São Tomé e Príncipe e embora muitas não se encontrem bem preservadas, todas são dignas de ser visitadas. Algumas foram recuperadas e transformadas em turismo rural. Uma das roças mais famosas é a de Agostinho Neto, no norte da ilha. Destaca-se a antiga casa senhorial e o antigo hospital da roça. E ainda as casas que albergavam os trabalhadores da roça de cacau, que chegaram a ser cerca de 3 mil.

Outra das roças emblemáticas é a do Monte Café, no centro da ilha. O seu principal motivo de interesse é o Museu do Café, onde os visitantes ficam a saber tudo sobre a sua colheita, cultivo e tratamento. No final, há uma prova de café. No sul, destaca-se a roça São João dos Angolares, que também funciona como pousada. Tem um excelente restaurante sobre a Baía de Santa Cruz e organiza atividades como passeios de barco, caminhadas e workshops.

A bela capital São Tomé

São Tomé é a capital do arquipélago e permite um dia bem passado. Logo pela manhã, nada melhor do que deslocarmo-nos ao mercado municipal, onde se vende muito peixe, fruta e legumes. Depois, pode passear pela Praça 1º de Maio, no centro e passar por lojas antigas.

Em termos culturais, aconselhamos a associação Cacau. Trata-se de um espaço com exposições temporárias, lojas de artesanato e atividades culturais. Visite ainda a capela de Nossa Senhora do Bom Despacho, de onde tem uma vista magnífica. Caso disponha de tempo, pode passar pela Baía Ana Chaves e visitar o forte de São Sebastião, acabado de construir em 1575. Lá dentro, encontra-se o Museu Nacional, que conta a história do país.

Onde ficar alojado

Existe uma boa oferta hoteleira em São Tomé. Na capital, aconselhamos o Pestana São Tomé, a 170 euros por noite, com excelentes quartos e uma grande piscina com vista dar para o mar. Um alojamento mais em conta é a Pensão do Hotel Central, a 40 euros por noite. Oferece as condições básicas e não vai ficar mal servido, mas sem qualquer tipo de luxo.

Veja também: Bruges, a cidade com traços medievais que é conhecida pelos canais, cerveja e chocolate

Fora da cidade, pode ficar no Club Santana, em Santana, a 170 euros por noite, um resort que se encontra numa fantástica praia. Ou então no Pestana Equador, em Ilhéu das Rolas, a 240 euros por noite. Este último é possivelmente o mais luxuoso alojamento em São Tomé, com fantástica cabanas numa ilha quase deserta.

Os melhores restaurantes

Há peixe, marisco e polvo com abundância no arquipélago. Em São Tomé, aconselhamos o restaurante Cacau, um antigo armazém dos primeiros comboios da ilha. Há música ao vivo às quintas-feiras. Ainda em São Tomé, destacamos o Papa Figo, um dos restaurantes mais finos e que serve uma deliciosa sopa de peixe. Para uma boa mariscada, o Dona Tété é a melhor opção. Fora de São Tomé, um dos melhores sítios para deliciar-se com o marisco local é o Santola, em Neves, num ambiente de tasca. Para uma refeição mais fina, vá ao restaurante da Roça São João Angolares.

Percorra a galeria e veja algumas fotos de São Tomé e Príncipe.

  • Sugestões para umas férias perfeitas em São Tomé e Príncipe
  • Sugestões para umas férias perfeitas em São Tomé e Príncipe
  • Sugestões para umas férias perfeitas em São Tomé e Príncipe
< >

Partilhar Artigo