A Costa Vicentina merece uma visita o ano inteiro

A Costa Vicentina merece uma visita o ano inteiro

A Costa Vicentina merece uma visita o ano inteiro

Artigo de Redação 15-09-2023

15-09-2023


O final do verão não significa que se deixe a próxima aventura! A Próxima Viagem ajuda-o a fazer um roteiro por uma das costas mais famosas de Portugal, a Costa Vicentina, agora que o calor entra na sua fase descendente.

Mas não vale a pena ficar triste, porque a par do calor, também os aglomerados de turistas e os preços do alojamento, descem. Aqui fica uma sugestão.

Porto Covo

A viagem começa no concelho de Sines! Porto Covo ficou conhecida por ter dado origem a uma canção do músico Rui Veloso, mais precisamente a «Ilha do Pessegueiro». Todas as casas são tipicamente alentejanas, ou seja, todas brancas com riscas azuis. Nesta paragem da Costa Vicentina, o melhor lugar para ficar é no parque de campismo de Porto Covo ou da Ilha do Pessegueiro.

Vila Nova de Milfontes

Para as pessoas que gostam de praias desertas e selvagens, esta vai ser uma das melhores paragens que irá fazer. Esta freguesia apesar de ser piscatória, durante o verão ganha uma vida jovem. Há duas festas que se realizam sempre, que é a 1 de maio e a 8 de agosto. Quando o sol não brilhar, pode fazer atividades aquáticas como paddle ou surf porque é um destino indicado para essas aventuras.

Zambujeira do Mar

Todas as praias são um paraíso, excepto no início de agosto, quando se realiza o festival Meo Sudoeste, que toda a aldeia fica cheia de jovens festivaleiros, e que invadem, não só o espaço do festival, como a aldeia e todas as praias. Se gosta do festival faça a viagem na semana que se realiza e quando acabar continue o passeio. Para ficar a dormir aqui pode escolher pelo parque de campismo, ou se quiseres gastar um pouco mais pode ficar no ZMar.

Arrifana

Esta freguesia pertence ao concelho de Aljezur. A praia conhecida por «Pedra da Agulha», devido à existência de uma rocha gigante e de cor negra, na zona sul. Tem bandeira azul, e é ótima para pessoas que gostam de sentir protegidas, devido às arribas de xisto que formam uma espécie de baía. Se quiser fazer uma paragem para dormir, o mais barato será ficar no parque de campismo do Serrão.

Cabo de S.Vicente

Esta é a última paragem do nosso roteiro, é no extremo sudoeste de Portugal continental e da Europa. A imagem de marca deste lugar é o Farol do Cabo de S.Vicente,  mesmo no fim da terra e no início do mar. No tempo dos romanos, esta localidade era conhecida por Lugum Cineticum, ou seja, era o lugar onde o sol era mais quente e dizia-se que fervia o mar.

Foto retirada do site Portugal NuMMapa.

Partilhar Artigo