André Sousa, o português que quer dar a volta ao mundo numa minimoto

André Sousa, o português que quer dar a volta ao mundo numa minimoto

André Sousa, o português que quer dar a volta ao mundo numa minimoto

André Sousa é um reconhecido aventureiro. De facto, o jovem português de Oliveira de Azeméis, Aveiro, é o detentor do recorde de primeira pessoa do mundo a percorrer a América do Sul. O mais espantoso desta proeza é que a realizou numa moto de baixa cilindrada. Sempre na estrada, percorreu desde o deserto mais árido do planeta às cordilheiras mais extensas.

Leia ainda: Estas são as maravilhas naturais mais impressionantes da América do Sul

Sem esquecer a passagem pela “estrada da morte” ou o acampamento numa quinta que pertenceu a Pablo Escobar. No entanto, a ambição de André não parece acabar e anunciou que vai tentar, em 2020, registar a mais longa volta ao globo numa minimoto. Mais de 50 países e seis continentes é o objetivo do português e tudo isto na minibike da Honda.

“Não há qualquer registo oficial de que alguém tenha tentado isso antes e o meu objetivo é obter o recorde da viagem mais longa de sempre com recurso a uma minimoto [Honda Monkey], num trajeto contínuo, sem nunca regressar a Portugal até completar toda a viagem”, salientou André Sousa em declarações à Lusa.

André Sousa vai contar com o apoio da Honda

Para quem não conhece, esta moto é uma recriação de um modelo de 1970. Recorre a um motor de 125cc de 9 cv e um design retro. Ainda assim, a moto facultada pela Honda está adaptada às exigências de uma viagem destas. Por exemplo, vão ter de ser instalados dois reservatórios de combustível para complementar o pequeno depósito da moto que apenas leva cinco litros.

Veja também: Buenos Aires, a cidade mais elegante da América do Sul

Para além disso, para evitar despesas extra com hotéis, estará equipada com acessórios de campismo. A Honda vai ainda garantir assistência oficial ao longo de todo o percurso. Por fim, o desafio denominado “Ride That Monkey” vai contar com o apoio da Federação de Motociclismo de Portugal. André Sousa encontra-se neste momento a “angariar patrocínios” para cobrir os 60 mil euros necessários para completar a proeza.

Percorra a galeria e veja algumas imagens da viagem do português pela América do Sul.

Fotos: Reprodução

< >

Partilhar Artigo

Top