Tito Elbling, o fotógrafo que transformou um trauma numa paixão

Tito Elbling, o fotógrafo que transformou um trauma numa paixão

Tito Elbling, o fotógrafo que transformou um trauma numa paixão

Alguém que transformou um medo numa nova aventura. Esta seria a descrição perfeita de Tito Elbling. O bichinho das viagens sempre viveu com ele, mas uma crise de ataques de pânico, enquanto viajava de avião, quase transformou esta paixão num verdadeiro pesadelo. A fotografia é outro dos seus amores e foi graças a este último que conseguiu ultrapassar o medo.

Foi com a fotografia que voltou a ganhar o gosto pelas viagens. Com uma carreira de fotógrafo com mais de 20 anos, decidiu seguir um outro rumo, ainda que a fotografia permaneça peça fundamental nesta sua nova aventura. Dedica agora grande parte do seu tempo a viajar. Organiza viagens em que assume o papel de “tour leader”.

“Consegui ultrapassar esse trauma, dei a volta por cima, e é aí que surge este meu projeto, em 2016. Agora, dedico-me às viagens a 100%”, explica.

Conhece novos cantos do mundo e num exercício de grande elasticidade dá a conhecer esses mesmos locais a quem se aventura com ele. Procura roteiros que proporcionem experiências diferentes daquelas dadas aos “turistas comuns”. A isso junta a sua principal arma: a fotografia. Todo o registo fotográfico da viagem fica a seu cargo, dando um toque mais profissional às fotos daqueles que o acompanham. Juntou, então, as suas duas maiores paixões.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Cidade de Praga ? #praga??

Uma publicação partilhada por Tito Elbling VIAGENS (@titoelbling) a

Os destinos de eleição de Tito Elbling

Em grupos de 12 a 15 pessoas, organiza uma viagem por mês, mas por vezes até mais, quando a procura é maior. Com este seu novo projeto já visitou inúmeros locais, um mapa de viagens tão abrangente que vai desde a Tailândia, Paris ou Costa Rica.

A Tailândia e Paris estão mesmo entre os seus destinos preferidos. Locais que já visitou por mais do que uma ocasião. “Tenho uma grande relação com Paris, é quase como que uma segunda casa para mim. Uma viagem para lá é sempre diferente. Já a Tailândia tem um clima muito bom, o custo de vida é barato e os tailandeses são o povo mais simpático que conheci”, frisa.

Não está alheado das novas tendências que exigem uma maior e mais efetiva presença nas redes sociais. A componente das viagens é poderosa no Instagram e Tito faz questão de acompanhar o barco, deixando viajar com ele pelo mundo aqueles que o seguem. É também pelas redes sociais, mais concretamente no Facebook, que angaria clientes para as suas viagens.

“As pessoas que queiram embarcar nestas aventuras comigo devem entrar em contacto através das minhas redes sociais ou através do meu blog. Cerca de 80% desses contactos são feitos através da minha página no Facebook”, explica.

Passeios por Lisboa

O sucesso deste novo projeto é de tal ordem que Tito tem já uma outra ideia para colocar em prática nos próximos tempos. Aproveitando-se do facto de conhecer muito bem Lisboa, Tito Elbling vai começar a organizar passeios na capital portuguesa no mesmo registo que faz nas outras viagens. Dará a conhecer a cidade aos seus clientes, ao mesmo tempo que vai tirando fotografias. Sempre, como afirma, num “registo tranquilo”. “A ideia passa por conhecer diferentes bairros de Lisboa. Estou já a organizar o primeiro passeio, que será em Alfama, no início do mês de Março.”

Saiba como pode viajar com o Tito nas redes sociais do fotógrafo: InstagramFacebookYoutube e, ainda, no seu blogue pessoal.

Percorra a galeria e conheça alguns dos destinos já visitados por Tito Elbling.

Fotos: Tito Elbling

< >

Partilhar Artigo

Top