5 paraísos em Portugal para os amantes de queijo

5 paraísos em Portugal para os amantes de queijo

5 paraísos em Portugal para os amantes de queijo

Artigo de Sofia Sérgio

Queijo é bom a qualquer altura do ano. Seja fatiado, no pão ou até mesmo quando se come à mão, este laticínio faz parte da gastronomia portuguesa. Normalmente, o queijo pode ser feito com leite de vaca, ovelha ou de cabra. Se é uma apreciador deste alimento, sugerimos cinco queijarias em Portugal, nas quais o queijo é rei e senhor.

Corriqueijo

Situada na zona antiga de Braga, é uma queijaria com história por ter uma parede da muralha da cidade. No edifício frio e húmido, ideal para queijos, pode encontrar produtos nacionais e internacionais, como parmesão, gouda, manchego, da Serra da Estrela, entre outros. Todos produzidos de forma artesanal, estes queijos encontram-se identificados com o tipo de leite que é utilizado, o local de origem e em que queijaria são feitos.

Queijaria do Almada

Este espaço, situado na cidade do Porto, tem mais de 50 variedades de queijos. Desde nacionais, a italianos, franceses, Ingleses, Holandeses e espanhóis fazendo deste espaço um paraíso internacional para os amantes de queijo. O grande objetivo desta loja é mostrar que o bom queijo é o artesanal e que o que é vendido nas grande superfícies não tem tanto sabor, nem qualidade.

Licínia

No distrito de Coimbra, em Pombalinho, esta fábrica apenas produz queijo de cabra e ovelha. Sendo uma empresa familiar, tende manter a tradição mas também acompanhar os avanços tecnológicos, produzindo queijos frescos e curados de qualidade. O fresco de cabra já foi eleito o melhor queijo, em 2015, pela Associação Nacional dos Industriais de Laticínios.

Fromagerie Maître Renard

No centro de Lisboa, em Campo de Ourique, dois amigos franceses vieram para Portugal para abrirem esta loja. Com queijos nacionais e franceses, o difícil é escolher qual comer. Também é possível encontrar neste estabelecimento mostardas, terrinas de pato ou foie, iogurtes, manteigas, vinhos e cervejas, tudo feito artesanalmente.

Queijaria Guilherme

Este queijo que é confecionado em Serpa, sendo que é um DOP. Dominação de Origem Protegida significa que o produto é de qualidade e características da zona onde é feita a produção. Todo o leite de ovelha vem da zona de Beja, fazendo assim um queijo de pasta semi-mole e por isso considerado um dos melhores.

< >

Partilhar Artigo

Top