8 sugestões para comer frango no churrasco

8 sugestões para comer frango no churrasco

8 sugestões para comer frango no churrasco

Artigo de Hugo Mesquita

É uma tradição que não é de agora. O típico frango no churrasco acompanhado por batatas fritas sempre teve presença assídua na mesa dos portugueses. Se o leitão é da Bairrada, a francesinha do Porto e o pastel de belém de Lisboa, será também justo afirmar que o frango é da Guia, na zona de Albufeira.

O que isto não implica é que não se façam frangos no churrasco de qualidade em outras partes do país. O mais recente exemplo está numa nova churrascaria que abriu em Lisboa, mais precisamente no LX Factory, “O Cucurico”. Neste espaço servem-se frangos do campo portugueses, nascidos e criados ao ar livre na região de Oliveira de Frades.

O espaço está aberto há pouco mais de um mês e tem sido alvo de vários elogios por parte de quem o visita. Mas este não é caso único. Baseado em várias avaliações feitas em aplicações móveis de restauração, chegámos a 8 destes espaços, espalhados pelo país, que devem merecer a sua atenção.

A Valenciana

É em Campolide que está presente um dos melhores frangos no churrasco do país. “A Valenciana” é um restaurante típico da cidade, mas sofreu uma recente remodelação que lhe deu um toque mais moderno. Está aberto desde 1914, o que faz com que seja um dos espaços mais antigos de Lisboa. A qualidade do frango sempre foi uma prioridade.  Tem serviço take-away.

Pedro dos Frangos

De Lisboa passamos para o Porto. O “Pedro dos Frangos” é um dos restaurantes mais tradicionais da Invicta, com mais de 50 anos de existência. Identificam-se como um espaço de “serviço de pratos económicos, de serviço rápido e com qualidade”. E claro, como o nome indica, o frango no churrasco é uma das especialidades da casa. Está localizado junto ao teatro Rivoli e tem serviço take-away.

Restaurante O Teodósio

Se falarmos de Frango da Guia, temos que falar obrigatoriamente no Restaurante “O Teodósio”, situado naquela região algarvia. A especialidade da casa é o frango, mas para fazer jus à região, não faltam as típicas sobremesas algarvias, com especial destaque para o Don Rodrigo.

Churrasqueira Valdemar

Situado no Mercado de Silves, a “Churrasqueira Valdemar” é mais um exemplo de que o frango no churrasco é uma das especialidades do Algarve. Este é um restaurante mais tradicional, mas que não descuida na apresentação dos pratos. No TripAdvisor, por exemplo, numa escala de 0 a 5, a “Churrasqueira Valdemar” tem uma avaliação de 4 estrelas e meia.

Churrasqueira da Várzea

Também no centro de país se pode comer frango no churrasco de qualidade e um dos melhores exemplos disso é a “Churrasqueira da Várzea”, situada em Coimbra. A especialidade é o frango, mas a oferta por outras carnes grelhadas é extensa e de qualidade. Um local a visitar. Tem serviço take-away.

Churrasqueira Solar do Sal

Situado em Rio Maior, a “Churrasqueira Solar do Sal” é mais um bom exemplo de um local que serve um bom frango no churrasco. Situado perto de salinas, o sal de qualidade é naturalmente um dos segredos da casa. O espaço começou por ser um posto de venda de frango para fora, mas o sucesso foi tão grande que passou a ser também um restaurante. Está aberto desde 1997.

Churrasqueira Portuguesa do Amial

A “Churrasqueira Portuguesa do Amial”, em São Mamede de Infesta, é a casa mãe de um grupo de churrasqueiras espalhadas pelo norte do país. O sucesso do frango assado e de outros pratos, como as famosas tripas, foi imediato, o que obrigou o grupo a expandir-se. Estão agora presentes em locais como Matosinhos, Maia, Porto, Penafiel e Trofa. Mas não há nada como a primeira casa, por isso sugerimos uma visita a São Mamede de Infesta.

Churrasqueira do Marquês

Para terminar a lista, mais um espaço na capital. Situado na Calçada da Ajuda, a “Churrasqueira do Marquês” é conhecida pela qualidade do frango assado, por muitos considerado o melhor da cidade de Lisboa. É um espaço típico, pequeno, a tradicional tasca, que baseia a confeção das suas comidas nos grelhados.

Partilhar Artigo

Top