Estes são os alimentos e bebidas a evitar quando anda de avião

Estes são os alimentos e bebidas a evitar quando anda de avião

Estes são os alimentos e bebidas a evitar quando anda de avião

Artigo de André Cruz Martins

Quantas vezes não ouvimos pessoas a queixarem-se da comida que ingerem a bordo do avião? No entanto, em sentido inverso, há quem até elogie a generalidade dos alimentos oferecidos pelas companhias aéreas. Tenha no entanto em conta que existem alimentos (e bebidas) que podem provocar mal-estar ou hálito muito desagradável se ingeridos durante a viagem ou nas horas que antecedem a descolagem. A conceituada revista “Reader’s Digest” revela-nos que alimentos são esses.

Cebolas e Alho

Sabia que um dos compostos que encontramos no alho e na cebola pode levar até 24 horas para ser removido do corpo? É por isso que ficamos com aquele terrível mau hálito. Para atenuar o cheiro desagradável pode mastigar umas folhas de hortelã ou uma maçã crua.

Ingerir grandes quantidades de álcool

Algumas pessoas têm pavor a andar de avião e uma forma de tentar combater o medo é ingerir grandes quantidades de álcool. A ideia é ficarem mais descontraídos e até um pouco alienados, mas a coisa pode correr mal. Enjoos e vómitos enquanto está no ar é das piores coisas que pode experienciar. Por outro lado, em voos mais prolongados, a desidratação provocada pela ingestão de álcool aumenta a probabilidade de criar coágulos sanguíneos.

Frutos secos

Os frutos secos são um snack do agrado de muitos. No entanto, quem tem doenças respiratórias pode ficar pior caso ingira esses alimentos durante o voo. Isto porque os níveis de oxigénio são mais reduzidos a bordo de um avião.

Leia ainda: Estes são os 10 melhores restaurantes em Portugal

Café

Um ou dois cafés não faz mal à esmagadora maioria das pessoas, mas há quem não reaja tão bem a esta bebida. A verdade é que a cafeína pode funcionar como diurético e levar à perda de líquidos, sódio e potássio. E também pode aumentar os riscos de dores de cabeça e cãibras.

Nozes e manteiga de amendoim

Tenha cuidado se abrir um saco de nozes ou manteiga de amendoim. Se quem estiver sentado ao seu lado for alérgico a estes alimentos, é bem possível que só o cheiro possa deixá-lo em mau estado.

Bebidas com gás

Ingerir bebidas com gás perto ou durante o voo pode não ser boa ideia. A bordo do avião, os níveis de oxigénio são mais reduzidos, o que pode ser um risco para quem sofre de doenças pulmonares. Coca-Cola e bebidas do género podem aumentar a formação de gases e dificultar a respiração.

Salame

Esclarecimento: estamos a falar do enchido e não do doce feito de chocolate. Este alimento é rico em histamina e necessita de ter cuidado se tem alergia a este composto. A consequência poderá ser agravar renites e sinusites, contribuindo para uma viagem muito pouco agradável.

< >

Partilhar Artigo

Top