As 5 melhores cidades gastronómicas em França e o que provar quando lá for

As 5 melhores cidades gastronómicas em França e o que provar quando lá for

As 5 melhores cidades gastronómicas em França e o que provar quando lá for

Artigo de Redação

Tem uma visita a França no horizonte e adora comer? Saiba quais são as 5 cidades gastronómicas francesas que tem mesmo que conhecer.

Mexilhões em Lille

Perto da fronteira da Bélgica, no norte de França, a gastronomia desta cidade universitária tem uma forte influência flamenga. Restaurantes no centro histórico, com as ruas pedonais e a Grand Place central, servem mexilhões cozidos em cerveja, carbonnade de boeuf (ensopados de carne e cerveja) e potjevleesch (terrina de carne e vegetais geralmente servida com batatas fritas). Os portos locais de Boulogne e Dunkerque fornecem à cidade peixe fresco. E os bolos de merengue cremoso vendidos nas confeitarias da cidade são irresistíveis na hora do chá.

Ensopados embriagados em Bordeaux

No rio Garonne, no sudoeste da França, Bordeaux tem um porto movimentado, uma catedral gótica e casas muito elegantes. Centro de uma vasta indústria vinícola e anfitriã de um festival de vinho semestral, a cidade também possui uma grande tradição culinária baseada em carnes e frutos do mar. As ostras da Bassin d’Arcachon são uma iguaria particular, enquanto o prato à base de carne mais popular é o entrecot bordelaise (costela cozida em vinho de Bordeaux com chalotas e ervas). Para os gulosos, as especialidades incluem cannelés, pequenos doces com recheio de creme e noisettines du Médoc (avelãs torradas com açúcar).

Escargots em Dijon

Capital da região bucólica da Borgonha, no leste de França, Dijon é uma cidade impressionante. Impressiona com telhas vitrificadas e um centro histórico que é Património Mundial da UNESCO. Centro da mundialmente famosa região vinícola de Côte d’Or, a cidade abriga uma grande feira gastronómica durante o outono. Os pratos regionais mais conhecidos incluem escargots à la bourguignonne (caracóis com alho e manteiga) e boeuf bourguignon. Enquanto o queijo local imperdível é o Epoisses picante. Cogumelos e trufas são colhidos da floresta local e groselhas são cultivadas para o crème de cassis e molhos picantes à base de frutas.

Champanhe em Reims

Lar dos mais famosos Champagnes Mumm, Veuve Clicquot e Taittinger, esta cidade epicurista na região do nordeste de França oferece muitas degustações e passeios pelas vinhas circundantes. Juntamente com o espumante, experimente os macaroons típicos da região, pães de gengibre e delicados biscoitos rosa, tradicionalmente mergulhados em vinho tinto antes de comer. Terrinas e condimentos de presunto, incluindo mostardas e vinagres, estão disponíveis em restaurantes e lojas ao redor da Catedral de Notre-Dame.

Bolinhos de massa em Lyon

Considerada como a capital francesa da gastronomia, esta cidade em expansão está repleta de excelentes restaurantes. Muitos de estilo rústico, chamados “bouchons”, especializados na culinária de carne e peixe da região. O Halles de Lyon Paul Bocuse, em Cours Lafayette, é um paraíso gastronómico. Tem barracas cheias de queijo da Auvergne, carne Charolês e vinhos do vale do Ródano. Os peixes do lago e do rio também são populares. E as especialidades favoritas de Lyonnaise incluem quenelles, pratos cremosos de bolinho de massa tipicamente feitos de lúcios e saucissons de porco curados (salsichas).

Partilhar Artigo

Top