Bisca dos 3: Um novo pop up gastronómico na Mouraria

Bisca dos 3: Um novo pop up gastronómico na Mouraria

Bisca dos 3: Um novo pop up gastronómico na Mouraria

Artigo de Redação 30-05-2018

30-05-2018


Com base no jogo de cartas popular da bisca, deram-se três tachos a três amigos que se encontraram numa das esquinas do bairro da Mouraria, em Lisboa. Juntos, à mesa, criaram o «Bisca dos 3», um novo pop up gastronómico que celebra a cozinha tradicional portuguesa. São eles: Nuno Nobre, consultor e gastrónomo, e os chefes de cozinha, Luís Rodrigues e Vasco Lello. Em comum: a paixão pela gastronomia.

O jogo
Unindo as experiências de cada um, o Bisca dos 3 parte de uma pesquisa sobre a história da culinária portuguesa, identificação de receituário tradicional e criação de menus inspirados em momentos gastronómicos que marcaram épocas e mesas de figuras ilustres (escritores e outras figuras públicas).

As coordenadas
Nos dias 7, 8, 9, 10 e 12 de junho a partir das 19:00, (dias 7 e 10 até às 23:00, 8 e 9 até às 2:00 e dia 12 até às 4:00) o Bisca dos 3 instala-se no arraial da Associação Renovar a Mouraria situado no Largo da Rosa, em Lisboa. Para celebrar os Santos, os três baralham ingredientes, provam com o dedo à mestre cozinheiro e misturam os seus trunfos para temperar o seu conceito de cozinha tradicional portuguesa.

 

Primeira partida
O Bisca dos 3 apresenta-se pela primeira vez ao público no coração de Lisboa em parceria com o 11.º arraial da Associação Renovar a Mouraria, um conceito que integra solidariedade, lazer, cultura e gastronomia. Nesta festa há lugar para todos, desde os locais que saem à rua para festejar o Santo António aos turistas que procuram uma experiência autêntica em Lisboa com muita música, dança, comida, bebida e diversão.

A carta
Na Mouraria vão desfilar tremoços, uma trifana de porco com cachaço, barriga e bacon, a sandes mística de queijo e presunto de vaca, meia desfeita de bacalhau assado na brasa, passarinhos fritos, sandes de frango à Bairrada ou uma punheta de bacalhau. O «tacho do dia» vai cheirar a caracóis, moelas, pipis, mão de vaca ou sopa da pedra – «logo se vê o que nos apetecer no momento», afirmam os 3 da bisca airada. Para sobremesa, o cheirinho com a mousse de chocolate. Nas bebidas, a cerveja, vinhos e 2 cocktails de autor: o Bisca-Lambida (com Ginja) e o BagaSour (com bagaceira nacional).

Mais Bisca
Definido que está o primeiro «torneio» de Bisca dos 3, estão previstos muitos mais. Em qualquer lugar ou evento que faça sentido cozinhar e partilhar sabores portugueses de sempre o Bisca dos 3 lá estará… Vai a jogo?

< >

Partilhar Artigo