Caves da Cockburn’s celebram primeiro aniversário após reabertura

Caves da Cockburn’s celebram primeiro aniversário após reabertura

Caves da Cockburn’s celebram primeiro aniversário após reabertura

Artigo de Redação

Julho, mais precisamente o dia 17, marca o primeiro aniversário das Caves da Cockburn’s após a sua requalificação. O espaço gerido pela Symington Family Estates assume-se como as maiores Caves de Vinho do Porto na zona histórica de Vila Nova de Gaia e é o único armazém onde é possível ver a equipa de tanoaria em atividade. Até ao momento, o centro de visitas já recebeu mais de 20 mil visitantes. Os turistas franceses são aqueles que mais visitam o espaço, seguidos pelos espanhóis e visitantes do Reino Unido. Para celebrar esta data, o lodge tem agendadas várias atividades para todos os públicos durante o mês, incluindo uma visita guiada inclusiva.

Visita inclusiva integrada no Open House Porto

No arranque do mês de aniversário, as Caves da Cockburn’s abrem as suas portas para várias visitas guiadas gratuitas, integradas na quarta edição do Open House Porto. Nos dias 30 de junho e 1 de julho, o espaço da Symington tem previstos percursos acompanhados a cada 30 minutos, entre as 10:00 e as 17:00, e visitas comentadas com o arquiteto Luís Loureiro (sábado, às 16:00) e o designer Nuno Gusmão (domingo, às 11:00). Está ainda prevista uma atividade para os mais pequenos, que são incentivados a tornarem-se detetives e decifrarem enigmas no lodge.

Destaque-se que as Caves da Cockburn’s estão integradas num roteiro para a inclusão, promovendo uma visita dedicada a um público cego e surdo, que terá tradução em Língua Gestual Portuguesa (LGP). A visita inclusiva ao espaço – agendada para domingo, às 12:00 – vai receber 40 pessoas e será feita por Joe Alvares Ribeiro (diretor executivo da Symington). O momento contará ainda com a participação de Paula Costa (presidente da ACAPO), Ana Bela Baltazar (representante do Hands To Discover), Nuno Sampaio (diretor da Casa da Arquitetura) e Valentim Miranda (vereador da Reabilitação Urbana da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia). A Symington pretende continuar a promover a inclusão de todos os públicos neste espaço para que o património possa ser usufruído na plenitude o mais democraticamente possível.

Vintages 2016 chegam à loja do centro de visitas

As Caves da Cockburn’s mantêm a secular e insubstituível arte do lento envelhecimento de Vinho do Porto em cascaria de carvalho avinhada, permitindo criar vinhos excecionais. Prova disso mesmo é que a marca está incluída na declaração Porto Vintage 2016 da Symington Family Estates, juntamente com a Graham’s, a Dow’s, a Warre’s e a Quinta do Vesúvio. A partir do próximo mês já vai ser possível provar estes raros néctares no centro de visitas e comprar as garrafas na loja, num máximo de três por pessoa. Os preços variam entre os 65 euros (Cockburn’s) e os 130 euros (Capela do Vesúvio).

E porque a Cockburn’s pretende «presentear» os apreciadores da marca, promove-se um passatempo nas redes sociais cujo objetivo é oferecer 10 visitas ao lodge. Durante o percurso às Caves, é possível conhecer os armazéns, as garrafeiras, a tanoaria e o museu que contém uma coleção de aguarelas do século XIX, da autoria do Barão de Forrester, bem como alguns dos registos da década de 1930 de outra figura lendária do Vinho do Porto, John Henry Smithes.

Lançamento de menus de degustação para o verão

Para celebrar também a chegada do bom tempo, as Caves da Cockburn’s abrem o seu terraço para uma manhã ou tarde descontraída, propondo três menus de verão que podem ser apreciados no final da visita guiada ao espaço. Para quem quiser uma tábua de queijos nacionais, sugere-se o acompanhamento com o Cockburn’s 10 Years Old Tawny Port.

Já para os apreciadores de sabores mais frescos, recomenda-se um Porto Tónico criado com o Cockburn’s Fine White – a que se junta um pouco de limão, laranja ou lima, menta ou alecrim e água tónica – e uma taça de amêndoas.

Finalmente, para quem é fã dos clássicos, a Symington propõe um cocktail com o Cockburn’s Fine Tawny e uma mistura de frutas, juntamente com umas batatas fritas caseiras.

O preço da visita começa nos 15 euros, sendo necessário salvaguardar uma pré-reserva, e os menus variam entre os 8 e os 10 euros.

< >

Partilhar Artigo

Top