-
Melbourne (Austrália) | Melbourne apresenta influências de comida de todo o mundo, graças à sua história de emigração no final do século XIX e início do século XX. A torta de carne é um dos pratos típicos, sendo ideal para comer ao lanche ou num jantar mais leve. Por outro lado, ir a Melbourne e não experimentar o famoso “barbie” [na foto] (como eles chamam ao churrasco) é como ir a Roma e não ver o Papa. Como complemento em muitos pratos de carne, os locais colocam molho barbecue. No que diz respeito à doçaria, destacamos a Pavlova, um bolo com merengue que pode ser feito com diversos sabores, nomeadamente morango e chocolate.
-
Florença (Itália) | Um dos pratos típicos de Florença é o Crostini de Fígado Toscano - fatias de pão toscano (que vem sem sal) levemente torrado que levam um creme de pasta e fígado de frango. Já a Bistecca alla Fiorentina (na foto) é um corte de carne parecido com o Bife T-bone steak e vem da raça Chianina, típica da região Toscana. A bistecca é bastante alta e é deliciosa mal passada.Destacamos ainda a Ribollita, um prato do povo que é feito com pão, couve, feijão branco e outras verduras.
-
Lima (Peru) | A comida da capital peruana está muito em voga. Temos de fazer referência ao ceviche (na foto), normalmente feito de pedaços de peixe marinados em limão, com sal, cebola roxa em fatias e pimenta. Destaque também para o Lomo Saltado, uma carne saborosa que normalmente é acompanhada por batatas fritas ou assadas. Outro clássico é o Ají de Gallina, frango cozido que depois é desfiado numa calda espessa, servida com arroz, ovo cozido e batatas.
-
Buenos Aires (Argentina) | A capital argentina é conhecida pelos seus restaurantes de carne verdadeiramente excecional. Experimente os deliciosos Bifes de Chorizo, os Ojos de bifes e muitas outras opções. Seria muito estranho sair de Buenos Aires sem se deliciar com as famosas Empanadas (na foto). E não deixe também de provar os Medialunas, que parecem croissants mas são feitos com uma massa muito diferente. Como sobremesa, experimente o doce de leite. E, claro, lembre-se que o vinho argentino tem grande fama (e proveito), com a vantagem de não ser muito caro.
-
Copenhaga (Dinamarca) | Famosa pela alta gastronomia, Copenhaga tem opções para todos os gostos. Um prato típico é o arenque, que pode ser preparado frito, marinado, cozido ou defumado. Outra delícia a provar é a Carne de Porco com repolho roxo e patê de fígado. Já o Frikadeller (na foto) é uma mistura entre hambúrguer e almôndega, servido com muito molho.
-
Thessaloniki (Grécia) | A segunda maior cidade da Grécia é a capital culinária do país. Isso deve-se em grande parte à sua proximidade a terras férteis que produzem produtos de primeira qualidade, nomeadamente azeitonas, uvas, feijões e grãos. Não deixe de provar o Gemita, prato composto por tomate recheado com arroz. O toque final é o cozimento no azeite. Experimente também a Moussaka (na foto), uma espécie de lasanha composta por uma combinação de carne de cordeiro moída, beringelas, tomate, cebola, molho branco e azeite. Os deliciosos Tsoureki são uma versão grega dos croissants e não nos podemos esquecer do koulouri, um pão de sésamo em forma de anel, que se pode adquirir em qualquer banca de comida.
-
Bordéus (França) | Quando falamos na cena gastronómica de Bordéus temos de começar por nos referir ao seu famoso vinho. Afinal de contas, tem uma das maiores áreas vinícolas de vinhos de qualidade do mundo. Por outro lado, autênticas multidões são atraídas por produtos como o foie gras de Landes, as ostras da Bassin d’Arcachon, os morangos de Périgord ou a carne de vaca de Bazas. A localização de Bordéus junto ao oceano permite-lhe dispor de uma grande quantidade de peixe e marisco sempre frescos, como é o caso das ostras (na foto).
-
Hanói (Vietname) | A comida vietnamita não é tão conhecida como a tailandesa, mas é igualmente rica em sabor, apesar da sua simplicidade. A base da comida é o arroz, que pode ser frito, cozido, de risotto ou o famoso macarrão de arroz. Um dos pratos típicos da capital Hanói é o Pho (na foto), a famosa sopa feita com macarrão de arroz, vegetais e carne. Outro prato muito habitual é o Bahn Xeo, um género de panqueca que é uma massa feita com ovos, camarão, muitos temperos locais, farinha de arroz e carne de porco.
-
San Sebastián (Espanha) | O número de restaurantes com estrela Michelin em San Sebastian é impressionante. A comida mais típica é o pintxo (na foto), uma pequena entrada que normalmente é comida em uma ou duas dentadas. É servida num pão delicioso e geralmente acompanhado por vinho ou cerveja. Não perca o txangurro, o caranguejo-aranha que é servido na sua própria carapaça. E delicie-se com o Bacalhau Pil Pil, em que o fiel amigo é preparado a partir de azeite, alho e malagueta.
-
Tóquio (Japão) | A comida de Tóquio distingue-se pela sua frescura e sabor delicioso, ou não fosse uma das capitais mundiais do Sushi e de Tempura. Não deixe também de experimentar Ramen (noodles de ovo). Os Yakitori (na foto) são pedaços de frango e miudezas, colocados num espeto e grelhados na brasa. Outra especialidade é o Sukiyaki, uma espécie de ensopado com carne em fatias finas, acompanhado por legumes como couve-flor, shinkiku, moyashi, agrião e alho poró, tudo cozido numa panela de ferro.