-
Chez Boulan (Lège-Cap-Ferret, França) - Há poucas opções no menu deste restaurante em Lège-Cap-Ferret, no sudoeste de França, mas todas divinais. Existem seis tipos de ostras, camarões vermelhos com maionese e búzios com patê, pratos que vêm sempre acompanhados por cestas de pão e a escolha entre vinho rosé ou branco.
O Chez Boulan oferece uma vista do jardim e do pequeno rio mesmo em frente verdadeiramente cinematográfica, estendendo-se desde a Baía de Arcachon até à monumental Duna du Pilat.
-
Crabshack (Worthing, Inglaterra) - Mais calmo do que Brighton, mas com um cais encantador e vistas panorâmicas do mar, a cidade inglesa de Worthing está sem dúvida na moda. E para tal muito contribui o restaurante Crabshack, inaugurado em 2015, a poucos passos da praia.
O menu muda todos os dias e apesar das poucas opções, tudo é minuciosamente preparado, destacando-se sempre o peixe fresco da região. No que diz respeito às bebidas, há cocktails e vinho, incluindo vários de propriedades próximas. Há ainda ótimos gelados caseiros.
-
Fiskehus (Hirtshals, Dinamarca) - O restaurante Fiskehus encontra-se no Porto de Hirtshals, na costa oeste da Jutlândia. Muito popular no verão, destacam-se os pratos de marisco, a maioria servida em smørrebrød, um pão aberto.
Mas a estrela da companhia é o skaldyrsplatte, que é lagosta, garras de caranguejo, camarões e mexilhões, servidos com molho caseiro, fatias de pão e manteiga.
-
Harry’s Shack (Portstewart, County Derry) - Este pequeno barraco de praia está escondido entre as dunas da costa norte da Irlanda do Norte. Localizado em Portstewart Strand, uma das melhores praias de bandeira azul do Reino Unido, o Harrys’s Shack serve magníficos almoços, jantares e pequenos-almoços.
A comida é simples, mas de qualidade, e os pratos com mais saída são o peixe com batatas fritas e os mexilhões, vindos diretamente da Baía Mulroy.
-
La Caletta (Sant’Antioco, Sardenha) - Jantar com os pés quase na areia, enquanto se ouve o som das ondas, com uma música de fundo, é a proposta romântica do La Caletta para as noites quentes de verão.
Situado na ilha de Sant'Antioco, na Sardenha, o seu menu é baseado nos peixes e mariscos da zona. Também existem muitas opções vegetarianas, magníficas pizzas a lenha e sobremesas tradicionais italianas, como o tiramissu e o panacota.
-
Lottas Bak&Form (Tjörn, Suécia) - A ilha de Tjörn, no oeste da Suécia, é formada por incríveis rochas, ilhotas, praias e enseadas. Numa enseada fica o Lottas Bak&Form, num edifício de madeira pouco atraente e com uma varanda, ao lado de uma praia de cascalho e pedregulho.
A ideia errada que tínhamos do lado de fora altera-se mal entramos no Lottas Bak&Form e sentimos o aroma de pão fresco. Não é bem um restaurante, mas
mais um café e padaria. Os pães são servidos com manteiga, geleia e mel e também há peixe e omeletas. No que toca às bebidas, a estrela é o sumo de maçã mas também há muitas opções de vinhos.
-
Puerto Arnela (Camariñas, Espanha) - O Puerto Arnela, do hotel com o mesmo nome, é um pequeno restaurante na praia de Camariñas, na Galiza. Aqui há inúmeras opções de mariscos, destacando-se caranguejos, lagostins, camarões, berbigões, moluscos e perceves.
E tudo em grandes quantidades, com os pratos para duas pessoas suficientes para alimentar quatro bocas. Isto enquanto se delicia com umas cervejas ou uns “tintos de verano”.
-
Shell Bay Restaurant and Bistro (Studland, Inglaterra) - Dura apenas cinco minutos, mas o ferry que nos transporta de Sandbanks para a Ilha de Purbeck é um passeio mágico. Num ápice, passamos do sul de Inglaterra para o bucólico West Country e deparamo-nos com dois cenários deslumbrantes: à esquerda, fica a praia de Shell e à direita o restaurante Shell Bay.
O Shell Bay parece uma cabana modesta quando olhada de fora, mas quando entramos percebemos logo que estamos num sítio cheio de classe. Os seus pratos são sofisticados, com destaque para o caranguejo e peixe sempre frescos. O bar ao ar livre à sombra das árvores é perfeito para uma cerveja gelada e um lanche depois de um dia na praia.
-
Kalamaki Taverna (Peloponnese, Grécia) -
Na Grécia, o peixe é normalmente grelhado com um pouco de azeite de oliva e limão.É o que acontece na Kalamaki Taverna, na pequena praia de Skoutari, em Peloponnese.
Para além do peixe fresco, este restaurante localizado literalmente a um passo do areal ganha pelo caloroso serviço e pela ótima carta de vinhos.
-
Bronze Seafood & Lounge Bar (Aveiro) - A terminar, aqui fica o representante português desta lista de luxo. Trata-se do Bronze Seafood & Lounge Bar, na praia da Costa Nova, em Aveiro. “Este é o lugar perfeito para longos almoços ou para noites românticas com vista para o pôr do sol", pode ler-se na descrição do “The Guardian”
Para além da vista fantástica, este restaurante destaca-se pela qualidade e diversidade da ementa, desde ao peixe fresco à deliciosa carne, passando por sandwiches originais e entradas que aproveitam os produtos do mar, como amêijoas, conquilhas e camarões.