Estes são os 10 melhores restaurantes em Portugal

Estes são os 10 melhores restaurantes em Portugal

Estes são os 10 melhores restaurantes em Portugal

Artigo de André Cruz Martins

O TripAdvisor anunciou quais são os dez melhores restaurantes gourmet em Portugal, numa lista que faz parte dos “Travellers’ Choice Restaurants Awards 2019”. Esta lista dos 10 melhores restaurantes foi alcançada com base nas avaliações e opiniões de viajantes de todo o mundo.

Seis cidades e uma vila estão representados. Lisboa, Porto e Funchal recebem duas “nomeações”, enquanto Fátima, Leiria, Ovar e Armamar têm um representante.Se desejar passar um fim de semana numa destas cidades, saiba o melhor que cada uma tem para oferecer. Isto para além de aproveitar para fazer uma refeição num destes restaurantes.

Lisboa

Lisboa é uma das cidades europeias da moda, como se prova pelo aumento constante de turistas estrangeiros que visitam a capital a cada ano que passa. Caso não conheça a cidade, pode optar pelos passeios por zonas tradicionais. Por exemplo pela Baixa, onde vai passar pelo Rossio, Restauradores e Praça do Comércio. Ou por Belém, onde não pode perder o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, o Centro Cultural de Belém e o MATT – Museu das Artes, Arquitetura e Tecnologia. Pode também optar por visitar o Parque das Nações, uma zona ribeirinha que é das mais recentes da cidade. Ou passar pela LX Factory, uma mini-cidade na zona de Alcântara, com lojas alternativas, bares e restaurantes.

Porto

No Porto, não pode perder o seu centro histórico, com passagens pela Torre dos Clérigos, Sé do Porto e muitos outros locais emblemáticos. É ainda obrigatório conhecer a Lello, uma das livrarias mais premiadas do mundo, por ser uma verdadeira obra-prima arquitetónica. Distingue-se pela sua fachada Arte Nova, com apontamentos neogóticos.

Leia ainda: Estes são 10 dos melhores restaurantes para comer peixe no Algarve

No seu interior a decoração em gesso pintado imita madeira e a escada de acesso ao piso superior foi uma das primeiras construções de cimento armado da cidade do Porto. Na segunda maior cidade de Portugal é ainda imperdível uma visita à tradicional zona da Ribeira, em frente ao Douro. E ainda à Foz, junto do mar e que mistura avenidas largas com velhas ruas estreitas.

Funchal

O Funchal é a capital da bela ilha da Madeira. Aqui, é imperioso conhecer o bonito centro histórico e, principalmente, alugar um carro e partir à descoberta da ilha, por entre altas montanhas e estradas sinuosas.

Não deixe de visitar a localidade de Curral das Freiras ou de desfrutar de vistas magníficas para a Encumeada, o Pico do Areeiro ou o Pico Ruivo. E vá também a Porto Moniz, onde poderá nadar em fantásticas piscinas naturais. Mas há muito mais a descobrir neste autêntico paraíso.

Leiria

Leiria não é propriamente um destino turístico por excelência, mas tem locais interessantes para visitar. Nomeadamente o seu castelo, datado de 1135. Do seu topo tem-se uma vista fantástica sobre toda a cidade.

Passe também pela Sé de Leiria, uma catedral maneirista que foi classificada como Monumento Nacional em Novembro de 2014. E passei pelas ruelas do centro histórico, que mistura lojas modernas com outras tradicionais. Um passeio bastante agradável é caminhar pelas margens do Rio Lis, uma zona cheia de árvores.

Ovar

Ovar é essencialmente conhecido pelo espetacular pão-de-ló e pelo seu carnaval. Mas há mais a descobrir nesta cidade do distrito de Aveiro. Ovar tem uma das mais belas praias de Portugal – o Furadouro – que é também conhecida pelo mar perigoso. Ao passear pelas ruas do centro histórico, vai reparar nas lindas casas revestidas de azulejos coloridos dos séculos XIX e XX.

Por outro lado, esta é uma das cidades portuguesas mais adaptadas para os ciclistas: tem 40 quilómetros e 13 percursos de ciclovias, que ligam o centro de Ovar à praia, e à ria. Para respirar ar puro, nada melhor do que o Parque Ambiental do Buçaquinho. Ao todo, são 24 hectares com muitas árvores, seis lagos, jardins, um parque infantil e um café-bar com esplanada.

Armamar

Armamar é uma vila portuguesa do Alto Douro Vinhateiro. Um bom programa é fazer uma prova de vinhos numa das muitas quintas da zona. Sugerimos a Quinta de Nápoles. Armamar está situada a sul do vale do Douro, numa encosta íngreme. Aos seus pés fica a cascata da Misarela, um miradouro que proporciona uma das melhores vistas sobre as montanhas do Alto Douro.

Veja também: Melhores restaurantes de sushi? Tome nota destes 10

Se não conhece a zona, o melhor a fazer é explorá-la de carro, através da famosa Estrada Nacional 222. De acordo com uma fórmula matemática, esta é a melhor estrada do mundo para conduzir, enquanto se observa uma vista incrível do rio Douro e dos montes. Pare na Régua e no Pinhão e aventure-se mais para o interior, em direção a São João da Pesqueira.

Fátima

É impossível que a primeira referência a Fátima, no centro de Portugal, não seja para o facto de ser um dos mais conhecidos destinos religiosos do mundo. O seu Santuário é um local de peregrinação cristã e devoção católica, preservando a memória dos acontecimentos que levaram à sua fundação. Estamos obviamente a falar das aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos, em 1917.

Tudo nesta cidade está direcionado para o turismo religioso. No entanto, há locais interessantes a explorar em seu redor que nada têm a ver com a fé católica. Por exemplo as Grutas da Moeda, em São Mamede, a 5 quilómetros do centro de Fátima. Trata-se de uma gruta deslumbrante, onde poderá observar rochas, estalactites e outras curiosas formações. Conheça ainda o Monumento Natural das Pegadas dos Dinossauros, um dos maiores trilhos de pegadas de dinossauros do mundo. Fica na povoação do Bairro, a 10 quilómetros do centro de Fátima.

Percorra a galeria e conheça os 10 melhores restaurantes gourmet em Portugal.

< >

Partilhar Artigo

Top