5 barragens em Portugal em cenários idílicos

5 barragens em Portugal em cenários idílicos

5 barragens em Portugal em cenários idílicos

Artigo de André Cruz Martins

Portugal é um país muito bem servido de barragens, essenciais para o fornecimento de água ao longo de todo o território. Estas construções situam-se em zonas com paisagens deslumbrantes e com lagos que convidam à realização de atividades aquáticas.

Descubra sete fantásticas barragens em Portugal que merecem uma visita. Saiba ainda o que ver e explorar nas suas imediações e onde ficar alojado. Caso aceite as nossas sugestões, irá ter uns dias de sonho, em comunhão com a natureza.

Barragem do Alqueva

A Barragem do Alqueva é o maior lago artificial da Europa. A sua albufeira tem 250 km² e mais de 1100 quilómetros de margens. Abrange cinco concelhos do Alentejo: Portel, Moura, Reguengos de Monsaraz, Mourão e Alandroal. Estende-se ainda pelos municípios raianos de Olivença, Cheles, Alconchel e Villanueva del Fresno.

Leia ainda: Slowlife Glamping, o campismo de luxo às portas de Lisboa

Na Barragem do Alqueva pode praticar desportos aquáticos, fazer passeios de barco e dormir em barcos-casa. E provar fantásticas iguarias alentejanas no restaurante panorâmico da Amieira Marina. Um dos melhores alojamentos para desfrutar do Alqueva é a Herdade do Sobroso. Situada entre Alqueva e Pedrógão, no município de Vidigueira, esta encantadora casa de campo destaca-se pela grande piscina de água salgada e pelas vistas panorâmicas para as colinas e vinhas circundantes. Preços a partir de 180 euros por noite.

Barragem da Aguieira

A Barragem da Aguieira localiza-se no rio Mondego, cerca de 2 quilómetros a jusante da foz do rio Dão. Encontra-se nos limites dos municípios de Penacova e de Mortágua. A barragem benificia de um enquadramento único, com albufeira e a floresta a cruzarem-se numa harmonia sublime.

Explore a praia fluvial Senhora da Ribeira, na região de Santa Comba Dão, rodeada por um bosque verdejante. A melhor vista da região vislumbra-se desde o Santuário São Salvador do Mundo, a 1 km da vila de Mortágua.

Uma excelente opção para ficar alojado nesta barragem é o Montebello Aguieira Lake Resort e SPA. Tem 5 estrelas e desenvolve-se numa área de 35 hectares, englobando 152 habitações que variam entre modernos apartamentos e espaçosas villas. Preços a partir de 85 euros por noite.

Barragem de Castelo de Bode

Situada nos limites dos concelhos de Tomar e Abrantes, a Barragem de Castelo de Bode pertence ao conjunto de barragens da bacia do rio Zêzere. A albufeira desta barragem percorre qualquer coisa como 60 quilómetros e a gigantesca reserva de água abastece cerca de 3 milhões de pessoas na região de Lisboa.

Aqui, a joia da coroa é a magnífica Praia Fluvial da Castanheira, mais conhecida como Lago Azul devido à cor da água. Situa-se no concelho de Ferreira do Zêzere e em 2012, este local foi um dos finalistas das 7 Maravilhas – Praias de Portugal. Distingue-se por uma grande piscina flutuante com nadador-salvador e zona para crianças. Para além de tomar banho, pode andar de gaivota e praticar desportos náuticos como windsurf, wakeboard e canoagem.

Nas imediações da Praia Fluvial da Castanheira há alguns alojamentos para passar a noite. A Estalagem Lago Azul, com quartos duplos a partir de 60 euros por noite, é o mais famoso.

Barragem de Santa Luzia

A Barragem de Santa Luzia fica situada na região centro, no concelho de Pampilhosa da Serra, junto à pequena localidade de Casal da Lapa. A bacia hidrográfica de Santa Luzia tem 50 Km2 e recebe água da Barragem do Alto Ceira, canalizada através de um túnel de derivação com 6.945 metros de comprimento.

A barragem tem uma praia fluvial construída entre dois enormes rochedos, que constitui uma das mais belas paisagens das aldeias de Xisto. Para além de nadar, pode aproveitar para fazer canoagem, passeios pedestres, escalada ou pesca. Existe ainda um Centro de BTT de onde pode partir à descoberta de 120 quilómetros de trilhos sinalizados, com quatro níveis de dificuldade.

A Casa da Eira de Cima é uma ótima sugestão para passar a noite. Trata-se de uma casa de campo com arquitetura rústica e pormenores modernos, enquadrada na aldeia de Chão Sobral, em perfeita harmonia com a ruralidade da Serra do Açor. Preços a partir de 80 euros por noite.

Barragem de Vilarinho das Furnas

A barragem Vilarinho das Furnas, no Minho, está localizada no concelho de Terras de Bouro, alimentada pelo rio Homem. Foi inaugurada em 1972, com uma altura de 94 metros e situa-se na bacia hidrográfica do rio Cávado. A construção da barragem levou à submersão da aldeia comunitária ali existente por parte das águas do Rio Homem.

Veja também: Em Alcobaça, há um alojamento onde pode recriar a forma de viver dos monges

No entanto, quando as águas baixam, é possível ver as suas ruínas. O local tem uma paisagem deslumbrante e pode percorrer o caminho de carro ou fazendo uma caminhada (são cerca de 2 quilómetros para cada lado). No final do percurso, existe um género de praia fluvial, com águas muito límpidas e frias, ideias para os dias quentes de verão. Pode ficar alojado na Quinta do Bárrio, uma quinta de turismo rural rodeada por montanhas e lagos. Preços a partir de 70 euros por noite.

Percorra a galeria e veja as fotos de 5 das mais belas barragens de Portugal.

  • 5 barragens em Portugal em cenários idílicos
  • 5 barragens em Portugal em cenários idílicos
  • 5 barragens em Portugal em cenários idílicos
  • 5 barragens em Portugal em cenários idílicos
  • 5 barragens em Portugal em cenários idílicos
  • 5 barragens em Portugal em cenários idílicos
  • 5 barragens em Portugal em cenários idílicos
  • 5 barragens em Portugal em cenários idílicos
  • 5 barragens em Portugal em cenários idílicos
< >

Partilhar Artigo

Top