5 províncias de Barcelona para descobrir

5 províncias de Barcelona para descobrir

5 províncias de Barcelona para descobrir

Artigo de Redação

Quando falamos em Barcelona, falamos em arquitetura (com a Sagrada Família à cabeça), multiculturalismo (inúmeros são os povos que se passam pela cidade), desporto (PiquéGuardiola ou irmãos Gasol), política (a eterna questão da independência). Enfim, uma série de motivos que tornam a cidade Condal (a cidade dos Condes) uma das mais requisitadas da Europa, seja para turismo casual, casais em lua de mel ou até para despedidas de solteiro.
Contudo, a capital da Catalunha não é só feita do seu centro urbano. Nos seus arredores estão províncias que escondem segredos em cada pedaço de terra.

Por lá, há províncias com história e que tornam esta região da Península Ibérica ainda mais bonita. Venha connosco e descubra agora 5 províncias de Barcelona que têm tudo para ser umas férias de sonho.

5 Províncias de Barcelona: o outro lado da cidade condal

Berguedà

A província de Berguedà é um verdadeiro território de contrastes. A norte, apresenta um alto-relevo montanhoso a norte, onde se destacam a Serra del Cadí e a famosa Pedraforca, com mais de 2.000 metros de altitude. A sul é totalmente o oposto. Colinas e planícies percorrem a paisagem com tons de verde e amarelo!
Contudo, é nesta zona sul que se concentram a maior parte das povoações de Berguedà.

De locais paleontológicos (ideal para quem gosta de dinossauros) como Fumanya, até as colónias industriais de Cal Rosal, Vidal ou Sant Corneli, não vão faltar locais fantásticos, onde podemos “ver” e conhecer a história da humanidade em cada pedra.

Para os amantes de períodos históricos, as aventuras em Berguedà também se fazem em diferentes épocas.
Comece com uma visita ao paleolítico na vila de Font del Ros em Berga. Depois, siga caminho para a arquitetura românica em Sant Quirze de Pedret e Sant Salvador de la Vedella. Por último, visite o Centro medieval de Bagà, para conhecer as fortificações que defendiam os locais dos invasores.

A título de curiosidade, um dos mais famosos jogadores de poker profissionais ao nível mundial, Ramón Colillas, é natural de Berguedà, mais concretamente da pequena vila de Puig-reig.

 

Garraf

A poucos quilómetros do movimentado centro urbano de Barcelona, encontra-sea pitoresca Garraf, rodeada de montanhas e mar, perfeita para uma escapadela de fim-de-semana ou alguns dias para descansar com a família.
Nesta província de Barcelona você vai encontrar uma bela arquitetura, praia, história e muita tradição.
Ao longo das praias de Garraf é possível dar um belo passeio, apreciar a beleza do mar e descansar na companhia dos animadores de rua que por ali passam. Ali também vale uma visita aos típicos Casestes de Praia, casernas para os banhistas nos anos 1920 e que hoje se tornaram cenário cinematográfico.

Relativamente a paragens obrigatórias, são três: Celler Güell, uma antiga vinícola projetada por Antoni Gaudí, a Plaza del Ayuntamiento e a Igreja de Sant Bartomeu. Atrações que se confundem com a história e são uma referência nesta localidade.
Para além destes pontos de interesse visite também as aldeias de Canyelles ou Castellet i la Gornal, que partilham um legado medieval com o passado.

Mas se você é um aventureiro, aconselhamos a fazer a estrada C-31, que acompanha Garraf pela costa marítima e que serve de palco para o famoso Rally Internacional de Carros Antigos de Barcelona-Sitges. Em outra boa aventura, você poderá se perder pelos encantos do Parque Natural de Garraf e se sentir em união com a flora e fauna da região.
Com efeito, já percebeu que cultura e história fazem de Garraf o lugar perfeito para visitar e descobrir.

 

Bages

Bages, situada no centro da Catalunha, é uma região de paisagens incríveis. Acompanhada por pessoas acolhedoras, produtos gastronômicos, quintas vinícolas, mosteiros isolados e castelos medievais, é uma região catalã cheia de contrastes.
Com a imponente montanha de Montserrat, onde está localizado um dos mosteiros mais icónicos da Europa, como pano de fundo, Em Bages cada construção parece que foi pensada para estar em sintonia com a natureza.

Se pretende descobrir esta região, e para além do Mosteiro e Montanha de Montserrat, não pode deixar de visitar Sant Llorenç del Munt i l’Obac, um local indicado para quem gosta de estar em comunhão com a sua espiritualidade; visitar o Castelo de Cardona, construído no século IX e uma das mais importantes fortalezas medievais românicas e góticas da Catalunha; e as animadas vilas de Manresa, Súria ou Navarcles.
Em suma, em Bages não vão faltar motivos para se sentir um verdadeiro catalão! Esta é sem dúvida, uma das províncias que tanto caracteriza esta região de Espanha.

 

Maresme

Se vai a Barcelona de férias e pretende descobrir os recantos dos arredores da cidade condal, faça uma agradável viagem de 20km e descubra Maresme, um balneário ideal para os desportos aquáticos e para quem gosta de praias tranquilas.
Maresme é uma orla costeira que, tal como as outras províncias de Barcelona, privilegia a sintonia entre a natureza e as construções humanas.

Devido ao seu microclima e à beleza das suas paisagens, onde o verde intenso dos parques naturais e o azul da costa se fundem num só, Maresme é perfeito para um total relaxar da mente.
Para além disso é uma excelente opção para os amantes da cultura. Nos meses de verão, realizam-se as principais festas da região: a Santa de Mataró, na própria vila de Maresme; os “Piratas e Premianencs”, em Premià de Mar e o Festival das Vindimas em Alella.

Ao falar de Alella, temos de referir a sua extraordinária qualidade e prestígio internacional no que toca aos seus vinhos premiados que são o cartão de visita desta vila. Isso sem falar das inúmeras quintas que abrem portas e deixam os visitantes “pregados” à mesa, com delícias regionais.
Resumindo, todo este riquíssimo património histórico de Maresme, juntamente com uma grande variedade de tradições e festivais populares tornam a região um excelente lugar para se visitar e… Viver!

 

Osona

Osona é outra das províncias de Barcelona que esconde uma infinidade de encantos, um pequeno mundo cheio de surpresas. Se gosta de natureza, gastronomia típica, história e tradição, deixe-se apaixonar pela bela e charmosa região de Osona!
Com paisagens montanhosas magníficas, as Guilleries a norte, e Montseny a sudeste, apresenta um autêntico cenário pitoresco. Aproveite para conhecer Lluçanès, um planalto considerado por muitos como o melhor miradouro da Catalunha. Neste ponto, é possível enxergar Pedraforca (de Berguedà), os Pirenéus e Montserrat.

Para além das cadeias montanhosas, em Osona, não deixe de visitar o Reserva de Sau, que cobre a velha cidade de Sau por completo e onde o único elemento visível é a famosa torre sineira que está acima do nível do rio.
No que toca às povoados, conhecer Vic é obrigatório. Capital de Osona, Vic é uma cidade medieval, considerada uma das mais bonitas da Catalunha, com fachadas e arcadas antigas com um brilho único.

Preparado para descobrir estas 5 províncias de Barcelona?
Não importa se é primavera, verão, outono ou inverno. Em qualquer época do ano, em Barcelona não vão faltar lugares super interessantes e atividades para aproveitar. Benvingut!

Partilhar Artigo

Top