7 termas em Portugal para conhecer numa próxima escapadinha

7 termas em Portugal para conhecer numa próxima escapadinha

7 termas em Portugal para conhecer numa próxima escapadinha

Artigo de André Cruz Martins

Seja por razões de saúde ou unicamente com o intuito de passar momentos inesquecíveis de relaxamento, os tratamentos termais proporcionam uma sensação de bem-estar. Muitas pessoas têm a ideia de que este tipo de serviços é indicado apenas para pessoas idosas. Na verdade, destinam-se a pessoas de todas as idades, que colhem enormes benefícios em termos de saúde, para além de passarem momentos muito agradáveis. Portugal está muito bem servido de magníficos espaços termais, espalhados um pouco por todo o país.

Termas de São Pedro do Sul

As Termas de São Pedro do Sul têm mais de 2 mil anos e até D. Afonso Henriques, o primeiro Rei de Portugal, as utilizou. As águas possuem alto teor de minerais e chegam à superfície a cerca de 68.7º C o que, conjugado com as suas propriedades, reúnem as condições para o tratamento de doenças reumáticas e respiratórias.

Leia ainda: FeelViana, o hotel ecológico em Viana do Castelo onde pode desfrutar de todos os luxos

A cura termal dura geralmente entre duas a três semanas, consoante as orientações terapêuticas. As Termas de São Pedro do Sul aliam as propriedades únicas da sua água à natureza esplêndida que as envolvem. Há dois balneários à disposição dos visitantes: o Balneário Rainha D. Amélia, mais pequeno e o Balneário D. Afonso Henriques, de maiores dimensões.

Termas do H2otel Congress & Medical Spa (Unhais da Serra)

O H2otel Congress & Medical Spa situa-se na região da Serra da Estrela, mais concretamente em Unhais da Serra, ao lado da Covilhã. Dispõe de diversas áreas termais. Destacam-se as Aquatermas, espaço destinado à realização de tratamentos com água mineral natural.

Já o Aqualudic é um espaço lúdico com piscinas hidrodinâmicas de água quente, interiores, exteriores, piscinas de verão e um circuito celta. E o Aquacorpus é uma área de wellness com ginásio, técnicas de massagens tradicionais e holísticas e tratamentos de estética reconhecidos pelos seus activos 100% naturais.

Termas do Grande Hotel do Luso

As Termas do Grande Hotel do Luso trouxeram um conceito inovador de Medical Spa, juntando termalismo, SPA termal e um Medical Center. A famosa água do Luso é utilizada sobretudo no tratamento de problemas metabólicos e doenças respiratórias crónicas. As instalações das Termas do Luso estão rodeadas pela magnífica Serra do Buçaco, o que transmite ainda mais encanto ao local.

Hotel Termal da Villa Termal das Caldas de Monchique

O Hotel Termal da Villa Termal das Caldas de Monchique alia a calma e tranquilidade da serra aos benefícios da água de Monchique no SPA termal. É um dos quatro hotéis que constituem a Villa Termal das Caldas de Monchique. Além de vários espaços verdes, o resort dispõe de piscinas exteriores, de um ginásio e de um circuito de manutenção.

É percorrido por riachos com água de Monchique, com um ph alcalino de 9,5 e uma comprovada fonte de vitalidade. Esta água é a principal componente dos tratamentos do Spa Termal. É ideal para o tratamento de problemas nas vias respiratórias ou de afeções músculo-esqueléticas.

Termas do Vidago Palace Resort

Estância termal de grande prestígio, Vidago era no século XIX a predileta da corte portuguesa. Hoje em dia, situa-se no elegante Vidago Palace Resort, um hotel de cinco estrelas. O espaço, projetado por Álvaro Siza Vieira, está rodeado de uma verdejante floresta.

Veja também: Pico: tudo o que precisa de saber sobre a caminhada até ao ponto mais alto de Portugal

Os clientes têm à disposição duas piscinas, saunas, banho turco, fonte de gelo, duches de sensações, um ginásio e 20 salas destinadas a tratamentos terapêuticos, de beleza e de bem-estar. De referir que Vidago está a poucos quilómetros da interessante cidade de Chaves.

Termas do Gerês

Há mais de dois mil anos que os Romanos descobriram os benefícios da água das Termas do Gerês. Durante séculos esta água mostrou os seus efeitos curativos, que são resultado das suas características únicas. Este Parque Termal com nascentes de água mineral está localizado no Peneda-Gerês, o único Parque Nacional de Portugal. Por isso, enquanto desfruta do seu tratamento termal, está rodeado de natureza exuberante. Estes tratamentos destinam-se essencialmente a problemas de obesidade, gota e diabetes.

Termas do Grande Hotel da Curia

O Grande Hotel da Curia está localizado no centro de Portugal, na região da Bairrada. Encontra-se inserido numa propriedade de 14 hectares, no centenário parque das Termas da Curia. Estas termas usam uma água mineral natural com composição iónica sulfatada, cálcica e magnesiana. As características das águas termais da Curia são usadas em problemas de hipertensão arterial, do aparelho circulatório, reumáticos e músculo-esqueléticos.

Percorra a galeria e veja as fotos das sete melhores termas de Portugal.

  • Estas são as 7 melhores termas de Portugal
  • Estas são as 7 melhores termas de Portugal
  • Estas são as 7 melhores termas de Portugal
  • Estas são as 7 melhores termas de Portugal
  • Estas são as 7 melhores termas de Portugal
  • Estas são as 7 melhores termas de Portugal
  • Estas são as 7 melhores termas de Portugal
< >

Partilhar Artigo

Top