A ilha de São Jorge tem paisagens deslumbrantes e um dos melhores queijos do mundo

A ilha de São Jorge tem paisagens deslumbrantes e um dos melhores queijos do mundo

A ilha de São Jorge tem paisagens deslumbrantes e um dos melhores queijos do mundo

Artigo de André Cruz Martins

A Ilha de São Jorge, no arquipélago dos Açores, integra o Grupo Central, juntamente com a Graciosa, Terceira, Faial e Pico. É conhecida pelas paisagens magníficas que podemos encontrar nas fajãs, falésias e arribas. Não sendo das ilhas mais turísticas do arquipélago, tem muitos encantos que merecem ser explorados.

O Pico da Esperança e a Fajã do Ouvidor

A ilha é atravessada por um maciço central, formando um extenso planalto de 45 quilómetros, com altitudes médias de 800 metros. O ponto mais alto é o Pico da Esperança (1053 metros), que pode ser considerado o centro geológico da ilha. Há trilhos que chegam até ao cume, de onde, em dias de céu límpido, é possível avistar as outras ilhas do Grupo Central.

Leia ainda: 6 dias fantásticos nos Açores entre as ilhas do Faial, Terceira e São Miguel

De resto, há várias hipóteses para caminhadas nos vários conjuntos de elevações vulcânicas, dispostos neste magnífico planalto verde. Depois, é possível descer até às idílicas fajãs, superfícies planas que se prolongam pelo mar. São o resultado do abatimento de falésias e aluimentos de terras. Com o passar do tempo, a maioria das fajãs converteram-se em terrenos férteis, onde se cultivava inhame, milho, vegetais e vinha Uma das fajãs mais conhecidas é a Fajã do Ouvidor. Situa-se na costa norte da Ilha e tem um miradouro que permite uma vista panorâmica deslumbrante de São Jorge e do oceano.

Passe uma manhã ou uma tarde na vila de Velas

Local de passagem obrigatória na ilha é a vila piscatória de Velas, que fica na costa sul. É a mais antiga povoação da ilha e tem interessantes pontos turísticos. Conheça a Igreja Matriz das Velas, datada do século XVII e o Forte de Nossa Senhora da Conceição das Velas, do século XVII.

Veja também: Tudo o que precisa de saber sobre a caminhada até ao ponto mais alto de Portugal

Descubra ainda o Forte de Nossa Senhora do Pilar e o Portão do Mar. Este último, construído no final do século XVIII, fez parte das muralhas defensivas da vila e funcionava como um dos portões de acesso ao mar. Não deixe ainda de visitar o Museu de Arte Sacra.

O queijo, as lapas, as amêijoas e o café

No que se refere à gastronomia, é impossível não mencionar o Queijo de São Jorge, conhecido em todo o mundo. É levemente picante e apresenta-se de forma redonda. Tal como nas outras ilhas açorianas, as lapas fazem parte integrante da culinária. Tal como as amêijoas, pois São Jorge é o único sítio nos Açores onde este molusco existe. O microclima de algumas fajãs permitiu o aparecimento de plantações de café. Na Fajã dos Vimes pode apreciar-se um café de aroma intenso.

Percorra a galeria e veja mais fotos da Ilha de São Jorge.

< >

Partilhar Artigo

Top