Aldeia de Sistelo: O pequeno «Tibete» português

Aldeia de Sistelo: O pequeno «Tibete» português

Aldeia de Sistelo: O pequeno «Tibete» português

Artigo de Redação 21-05-2018

21-05-2018


A aldeia de Sistelo, em Arcos de Valdevez, é conhecida como «o pequeno Tibete português». Esta associação deve-se aos socalcos da aldeia, que surgiram da necessidade de aumentar a área agrícola e de contrariar as inclinações do terreno. Os socalcos, onde se cultiva o milho e zona de pasto para o gado, permitiram o desenvolvimento da agricultura, fundamental para a sobrevivência da comunidade rural.

Em 2017, a aldeia de Sistelo foi promulgada como monumento nacional e desde então tem atraído cada vez mais viajantes, quer nacionais quer estrangeiros.

Na HomeAway, plataforma especialista em alojamentos para férias, poderá encontrar, entre outros, estes dois alojamentos na Aldeia de Sistelo, para que os viajantes possam desfrutar da natureza, do campo, das paisagens e da tranquilidade deste local. Uma oportunidade para descobrir novos lugares e tradições bem portuguesas, a população local e as suas histórias.

Aldeia de Sistelo, Arcos de Valdevez

A partir de 86 euros por noite até quatro pessoas (21,5 euros por pessoa)

Esta acolhedora casa rural foi recentemente reconstruída, mas manteve a sua arquitetura original. A Norte de Portugal, na margem esquerda do Rio Vez, encontra a Casa do Avô composta por dois quartos, uma ampla sala e uma cozinha moderna.

Numa zona tranquila e próxima da Natureza, esta casa é o local ideal para partir à descoberta das várias atrações históricas da Aldeia de Sistelo, mergulhar nas frescas águas do rio ou fazer longos passeios pelas antigas pontes romanas. Nesta escapadinha até ao Norte de Portugal, está disponível uma atividade peculiar: Ser pastor por um dia!

 

Aldeia de Sistelo, Arcos de Valdevez

A partir de 67 euros por noite até quatro pessoas (16,75 euros por pessoa)

Para uns dias na aldeia dos socalcos, esta casa é o refúgio perfeito para uns dias tranquilos, rodeados por algumas das mais belas paisagens de Portugal. Com cerca de 120m2, esta casa é composta por um quarto de casal e um sofá com duas camas de solteiro.

No exterior da casa, é possível aproveitar do ar puro do campo, enquanto desfruta de uma refeição na zona do barbecue, com vista para o Rio Vez, o vale e as montanhas cobertas de verde. Convencido a visitar Sistelo?

 

Lugares a não perder:

Apesar de ser uma pequena aldeia, não faltarão lugares para visitar e caminhos para percorrer. Um dos lugares mais emblemáticos da aldeia é o Castelo de Sistelo, que data de finais do século XIX e onde viveu o Visconde de Sistelo. A Igreja Paroquial, a Ponte Romana e o miradouro do Chão da Armanda, com uma vista panorâmica sobre a aldeia, são os must see deste Pequeno Tibete português. Durante a estadia na aldeia, uma das atividades a não perder será o Trilho das Brandas de Sistelo, uma verdadeira caminhada pela natureza.

Partilhar Artigo

Top