Cantanhede, uma cidade com história, cultura e gastronomia afamada

Cantanhede, uma cidade com história, cultura e gastronomia afamada

Cantanhede, uma cidade com história, cultura e gastronomia afamada

Artigo de André Cruz Martins 18-09-2020

18-09-2020


Cantanhede, no distrito de Coimbra, é um dos destinos mais bonitos do centro de Portugal. E destaca-se pelo valoroso património religioso e cultural. Existem várias igrejas na cidade que merecem uma visita. Nomeadamente as Capelas da Varziela e da Nossa Senhora da Misericórdia, a Igreja de São Pedro e Igreja Matriz.

Leia ainda: Coimbra, a cidade portuguesa que respira história e cultura

Outro local bastante interessante no centro da cidade é o Museu da Pedra. Possui um acervo com valiosas obras de escultura elaboradas a partir da utilização da famosa pedra de Ançã. No prolongamento do mesmo edifício, encontramos a Casa Municipal da Cultura. Se for apreciador de arte, saiba que aqui são exibidas regularmente exposições de pintura e escultura de importantes artistas nacionais e internacionais no domínio das artes plásticas.

O leitão da bairrada e o Marquês de Marialva

Cantanhede fica a apenas 14 quilómetros da Mealhada, o melhor destino português para comer o famoso leitão à bairrada. Os restaurantes locais assam-no inteiro e no espeto. Aconselhamos três restaurantes para provar este prato tão saboroso. O Pedro dos Leitões reclama ter sido o primeiro a servir a especialidade à moda da Bairrada. o Rei dos Leitões e O Castiço são outras duas boas opções. Diferenças entre os três? Impercetíveis à primeira vista, pois o leitão é delicioso em todos e cozinhado da mesma forma, surgindo sempre à mesa bem estaladiço. A acompanhá-lo, nada melhor do que espumante.

Veja também: O fantástico leitão não é a única razão para visitar a Mealhada

No entanto, para comer divinalmente não precisa de ir à Mealhada. Pode fazê-lo no requintado restaurante Marquês de Marialva, no centro de Cantanhede. Pode escolher entre pratos como cabrito assado à padeiro, chanfana “à bairrada” ou bacalhau à lagareiro. Outro dos pratos afamados desta casa é o “steak au poivre”. Trata-se de lombinho de vitela envolvido em pimenta em grão, flambeado com aguardente velha, acompanhado de batata frita e salada.

O melhor dos arredores de Cantanhade

Se estiver por Cantanhede no verão, faça um desvio de 20 quilómetros até à Praia da Tocha. Fica na aldeia piscatória com o mesmo nome e ostenta Bandeira Azul há muitos anos. Dispõe de muitos espaços verdes e de um conjunto de equipamentos desportivos e de lazer.

Recomendamos ainda uma visita à vizinha vila de Febres. No centro vai cruzar-se com uma estátua de homenagem ao ourives ambulante. Trata-se de uma personagem típica desta zona que esteve na origem da criação de um dos maiores centros de produção de ourivesaria do país. Nas imediações de Febres, desloque-se até à Lagoa dos Coadiçais. É uma ilha verdejante com vegetação luxuriante que constitui o cenário ideal para descansar e respirar ar puro.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Cantanhede.

< >

Partilhar Artigo

Top