Casal de São Simão, a aldeia de xisto que é um segredo por desvendar

Casal de São Simão, a aldeia de xisto que é um segredo por desvendar

Casal de São Simão, a aldeia de xisto que é um segredo por desvendar

Artigo de André Cruz Martins

Perto de Figueiró dos Vinhos fica Casal de São Simão, uma das mais belas aldeias de xisto de Portugal. Rodeada por densa vegetação, destaca-se pela beleza da paisagem. E ainda pela magnífica praia fluvial, a apenas 15 minutos e por um restaurante com comida divinal.

O curioso nesta aldeia é que os seus pouquíssimos habitantes vieram da cidade e recuperaram as casas deste lugar com as suas próprias mãos. E construíram uma verdadeira aldeia comunitária, ajudando-se mutuamente nas obras que são necessárias e juntando-se em convívio nas casas uns dos outros.

Leia ainda: A escapadinha ideal até Aveiro

As construções desta pequena aldeia são essencialmente em quartzito. Situa-se num dos flancos da crista quartzítica que dá origem às Fragas de São Simão e possui a capela mais antiga do concelho de Figueiró dos Vinhos. A aldeia estende-se ao longo de uma cumeada paralela ao curso da Ribeira de Alge.

A entrada fica no extremo mais elevado e a povoação termina onde os declives tornaram difícil a continuidade dos arruamentos. Nada melhor do que descobrir, a pé, a envolvência natural desta bonita aldeia, caminhando pela floresta e ao longo dos cursos de água.

O restaurante Varanda do Casal

Em Casal de São Simão fica a Varanda do Casal, um restaurante com comida fabulosa e com vista fantástica para os montes que circundam a aldeia. A comida regional segue os princípios mais genuínos da região, utilizando tachos de barro, forno a lenha e temperos locais. Aqui, tudo é bom, mas é impossível não destacar o pão, cozido no próprio restaurante e a tibornada de bacalhau. Como pratos de carne, destacam-se os maranhos, o borrego, o cabrito assado com castanhas e o porco preto com arroz de feijão e migas. Destaca-se ainda uma excelente carta de vinhos.

A loja da aldeia e a praia fluvial

Casal de São Simão possui ainda uma loja que vende produtos tradicionais da região, mas também modernos. São artigos feitos à mão por artesãos e aqui vai encontrar peças de design contemporâneo com inspiração rural.

Veja também: Hotel da Motanha, o refúgio perfeito em Pedrogão

A praia fluvial fica a 15 minutos a pé (pelo percurso pedestre) da aldeia de Casal de São Simão. Destaca-se pela água muito límpida da ribeira de Alge, que passa a caminho do Zêzere. Existem muitas árvores no seu redor, proporcionando boas sombras para os dias de maior calor.

Esta praia fluvial tem uma boa extensão e raramente está apinhada. Referência ainda para o miradouro, onde se avista uma bela paisagem. Refira-se que a praia fluvial fica entre duas fragas, onde é praticada escalada com rappel ou slide.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Casal de São Simão, a aldeia de xisto que é um segredo por desvendar.

< >

Partilhar Artigo

Top