Celorico da Beira, a vila na Beira Alta onde há mais para descobrir além do queijo da serra

Celorico da Beira, a vila na Beira Alta onde há mais para descobrir além do queijo da serra

Celorico da Beira, a vila na Beira Alta onde há mais para descobrir além do queijo da serra

Artigo de André Cruz Martins 18-03-2020

18-03-2020


Celorico da Beira é uma bonita vila da Beira Alta com muitos encantos para descobrir. Fica a 50 quilómetros de Viseu e 25 quilómetros da Guarda. Encontra-se a uma atitude de 550 metros de altitude e muito próxima do Rio Mondego. Hoje em dia, ainda é possível encontrar vestígios da ocupação romana na vila.

Leia ainda: O roteiro perfeito de três dias pelo Centro de Portugal

Celorico da Beira tem apenas cerca de 4 mil habitantes, sendo conhecida como “capital do queijo da Serra da Estrela“. No longínquio ano de 1287 foi criado o primeiro mercado de queijo de Celorico da Beira, por parte do Rei D. Dinis. Hoje em dia, ainda se realiza, às terças-feiras, entre Dezembro e Maio.

Na vila vai encontrar diversas lojas que vendem aquele que é possivelmente o queijo mais famoso de Portugal. O Solar do Queijo, no Largo de Santa Maria, é uma das mais emblemáticas. Também há à venda vinho da região. Pode comprar os produtos e levá-los para casa ou degustá-los no local.

O castelo e a Igreja da Misericórdia

Uma das grandes atrações turísticas de Celorico da Beira é o seu castelo. Foi fundado na época do Imperador romano Augusto. Fica no sopé da serra da Estrela, com vista privilegiada para a vila e para o rio Mondego. Classificado como Monumento Nacional, teve obras de conservação e restauração ao longo do século XX. Hoje em dia, mantêm-se de pé a Torre do Relógio e parte das muralhas.

Veja também: Figueira de Castelo Rodrigo, uma aldeia medieval que tem mesmo de conhecer

Outro lugar incontornável a visitar é a Igreja da Misericórdia. Foi edificada entre os séculos XVII e XIX e mistura o estilo barroco com o estilo neoclássico. Destaca-se pelo retábulo de talha barroca e pelas pinturas na capela-mor. Mas o seu ex-líbris é uma bandeira de procissão, que em 1958 fez parte da Exposição Comemorativa do Nascimento da Rainha Dona Leonor, fundadora da Misericórdias. É considerada uma das mais belas bandeiras de Portugal.

A Quinta Santo António do Rio

Quem for bom garfo vai perder-se de amores por Celorico da Beira. Para além do queijo da serra, há muito mais para conhecer na gastronomia local. Aconselhamos o restaurante da Quinta Santo António do Rio. A vitela, o polvo à lagareiro e o bacalhau à lagareiro são algumas das especialidades. E muitas pessoas ficam satisfeitas apenas com os deliciosos enchidos da região e a bola servidos como entradas. A bola chega sempre à mesa quentinha.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Celorico de Beira.

< >

Partilhar Artigo

Top