Comporta: praias incríveis, passeios a cavalo, lojas chiques e boa gastronomia

Comporta: praias incríveis, passeios a cavalo, lojas chiques e boa gastronomia

Comporta: praias incríveis, passeios a cavalo, lojas chiques e boa gastronomia

Artigo de André Cruz Martins

A uma hora de Lisboa e às portas de Troia, Comporta sempre foi considerada um destino elitista e pouco acessível ao comum dos mortais. A primeira parte é totalmente verdadeira, mas a verdade é que esta localidade não fecha as portas a ninguém e oferece muitas atividades e pontos de interesse a quem a queira visitar. Há praias com areia branca que são um oásis de tranquilidade, possibilidade de fazer passeios a cavalo e lojas com muito requinte. E imensos e belos arrozais. Fique a par do melhor que a Comporta tem para oferecer.

As magníficas praias desertas

Se gosta de praias muito pouco frequentadas e com areia fina e um mar de sonho, a Comporta é uma excelente opção. Estamos a falar da faixa de areia que liga Troia a Sines. E mesmo em agosto a tranquilidade é quase total. A explicação para que não haja muitas pessoas a desfrutar deste paraíso está no facto do acesso não ser muito fácil.

Ao sair da Comporta, a partir da placa que diz “fim de localidade”, tem de parar na berma da estrada, à esquerda, ao fim de 1,5, 1,8, 2,2, 3,5 e 4,8 quilómetros. Estes marcos correspondem aos trilhos que permitem aceder a cinco zonas da praia. Mas ainda é preciso andar cerca de 10 minutos a pé para lá chegar. Um aviso importante: não existem serviços de restauração, por isso vá com farnel e água.

A Praia da Comporta

Já a Praia da Comporta é “oficial” e bastante mais frequentada, até porque os acessos são fáceis e existe um grande parque de estacionamento. E como é a primeira praia oficial depois de Troia, muitas pessoas vêm diretamente do ferry para este local.

Encontra-se nos limites da Reserva Natural do Estuário do Sado, sendo um espaço natural preservado, onde se conserva a vegetação dunar original, rodeada por pinhal. Possui um excelente restaurante, o Comporta Café, em que o peixe fresco é a especialidade. O mar costuma ter alguma ondulação e algum vento, havendo boas condições para a prática de kitesurf. De resto, costuma acolher competições desta modalidade.

Passeio a cavalo e as lojas chiques

O passeio de Madonna de cavalo pelos areais da Comporta ficou famoso. E a verdade é que qualquer pessoa pode imitar a rainha da pop, bastando fazer a reserva na empresa Cavalos na Areia, que organiza passeios entre a Comporta e o Carvalhal. A partida é dos arrozais, depois passa-se pelas dunas até chegar à praia. E quem nunca andou a cavalo pode ir acompanhado por um instrutor.

Leia ainda: 10 cidades europeias baratas para visitar em 2019

O centro da Comporta está cheia de lojas bastante chiques. Uma das últimas novidades é a loja de decoração de exteriores Alaire. Vinda diretamente de Cascais e com soluções cheias de “glamour”. A Fio d’Água apresenta as últimas tendências em biquínis, fatos de banho e havaianas. Na Rice tem à disposição fatos de banho, túnicas, móveis, candeeiros, velas e muito mais. E no Vintage Department há artigos clássicos, como velas, almofadas ou toalhas de praia.

Um dos restaurantes mais conceituados na Comporta é o Museu do Arroz. Fica na estrada que liga a praia à aldeia e faz jus ao nome, apresentado fantásticos pratos com arroz. Destacam-se os bolinhos de arroz, o arroz de lingueirão, o arroz do mar com peixe do dia e camarão, e o arroz de choco com tinta.

Percorra a galeria e veja mais fotos da Comporta.

< >

Partilhar Artigo

Top