A escapadinha ideal até… Coimbra!

A escapadinha ideal até… Coimbra!

A escapadinha ideal até… Coimbra!

Artigo de Redação

A cerca de duas horas de carro de Lisboa, Coimbra é uma cidade que possuí uma mística muito própria. Capital do distrito, com cerca de dois milhões de habitantes, é uma localidade repleta de história e vida. Para muitos portugueses, esta cidade é mesmo uma segunda casa, uma memória da adolescência associada ao tempo em que foram estudantes de Universidade.

Atravessada pelo rio Mondego, Coimbra foi invadida pelos bárbaros, pelos romanos e pelos muçulmanos, tendo sido a primeira capital oficial de Portugal. Mas é a partir do século XVI que esta cidade passa a desenvolver-se academicamente, quando D.Dinis ordena a construção da emblemática Universidade de Coimbra, entre outros espaços de estudo.

Palco de uma das histórias de amor que mais marcou os portugueses, nomeadamente, entre o Infante D. Pedro e Inês de Castro, Coimbra é hoje património imaterial e material da história do nosso país, tal como é uma das cidades mais jovens e animadas de Portugal.

Onde ficar

Hotel Quinta das Lágrimas 

Small Luxury Hotels – Recentemente renovado, o Hotel Quinta das Lágrimas é ideal para os românticos incuráveis. Cenário principal da história de amor entre o Infante D. Pedro e Inês de Castro, mesmo que não fique no hotel, não deixe de ir visitar a Fonte das Lágrimas, onde segundo conta a história, Inês de Castro morreu. De acordo com a lenda, o seu sangue ficou para toda a eternidade marcado na fonte. Mas para quem acima de tudo não dispensa o luxo do conforto, este é também o local ideal para fazer uma escapadinha. Por 210 euros por noite, desfrute dos jardins, do SPA e dos dois restaurantes de que dispõe o hotel.

Hotel Oslo

Com vista sobre o coração da cidade de Coimbra, o Hotel Oslo é o sítio perfeito para quem quer conhecer o centro. Conhecido pelo seu famoso pequeno almoço, por 70 euros este é um dos melhores hotéis de Coimbra em termos de qualidade/preço.

Guest House Infante Dom Henrique

Se quer ir a Coimbra mas já está a pensar que este mês não tem orçamento para dormir fora, queremos trazer-lhe esperança. Por apenas 28 euros por noite, não perca o conforto na Guest House Infante Dom Henrique. A cerca de 200 metros do centro de Coimbra e a 500 metros do rio Mondego, esta guest house disponibiliza uma cozinha para os seus hóspedes. Com casa banho privativa, Wi-Fi gratuito e aquecimento.

Onde comer

Dux Taberna Urbana

Inspirado no título mais importante que um estudante pode alcançar na praxe académica (Dux), este restaurante é um verdadeiro paraíso para quem adora petiscos e vinho. Transformando o conceito de taberna portuguesa numa forma sofisticada e urbana de gastronomia, por 25 euros por pessoa experimente o que de melhor a cozinha portuguesa tem para oferecer.

Café Santa Cruz

Durante a sua estadia é impensável não passar no Café Santa Cruz. Situado na Praça 8 de Maio, este café/restaurante é ideal tanto para tomar apenas o café durante a tarde ou um copo nas últimas horas da noite. O que poucas pessoas sabem é que este café histórico de estilo manuelino oferece também um dos melhores brunchs da cidade, por 15 euros por pessoa. Com cerca de 100 anos de existência, o luxuoso Café Santa Cruz é um dos locais mais visitado em Coimbra.

Língua Restaurante Lusófono

Localizado no centro da cidade, o Língua é o primeiro restaurante que serve exclusivamente pratos da gastronomia dos oito países de língua portuguesa. Se lhe apetecer experimentar novos sabores ou, pelo contrário, apenas comer um daqueles práticos típicos portugueses, entre 8 a 10 euros terá o melhor de todos os mundos à distância de uma garfada. Distinguido no Guia dos Melhores Restaurantes Portugueses , Boa Cama, Boa Mesa!, este é sem dúvida um restaurante que deve provar.

O que ver

O que não falta em Coimbra são locais para visitar ou programas culturais para todos os gostos e idades. Um dos locais onde não pode deixar de ir quando visitar Coimbra é a Universidade mais emblemática do nosso país. Desde de 2013 que a Universidade de Coimbra foi integrada na lista de Património Mundial da UNESCO. Sinta o espírito académico e descubra o pólo universitário mais antigo de Portugal.

Os livros fazem parte da vida de qualquer estudante e não é por acaso que uma das bibliotecas mais bonitas e ricas de Portugal se encontra em Coimbra. Quando visitar esta mágica cidade, não deixe de ir  à Biblioteca Joanina. Construída no século XVIII junto do pátio da Faculdade de Direito este é um espaço de referência cultural, frequentemente usado para exposições e concertos.

Com apenas dois dias para ver tudo, os museus aos quais não pode deixar de ir são: o Museu Nacional de Machado de Castro e o O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. No Museu Nacional Machado e Castro, desde joalharia a pintura irá encontrar peças de arte únicas do período clássico e barroco português. Já no museu de ciência encontrará um espaço interactivo que parte das colecções de instrumentos científicos da Universidade de Coimbra. Da religião à ciência, estes dois museus demonstram exactamente do que Coimbra é feita!

Mais ideias para passear

Se gosta de arqueologia e de conhecer monumentos portugueses, recomendamos que visite a imponente Sé Velha de Coimbra, considerada um dos edifícios de estilo romântico mais importantes do país. Se quer visitar algo mais único, passe pelas Ruínas de Conimbriga. Conhecidas como um dos locais mais bem preservados de edificações do período romano na Península Ibérica, estas ruínas são o que resta da cidade do período romano, chamada Conimbriga.

Se viajar com crianças, como se de uma praxe se tratasse, não pode deixar de levar os seus filhos ao Portugal dos Pequenitos, construído para ensinar aos mais novos alguns aspectos da cultura e do património português.

Achava mesmo que nos esquecíamos desta parte? Se o que está mesmo a precisar é de uma boa noite de copos para descontrair, perca-se no espírito académico e vá para a zona das docas saltar de bar em barzinho.

No final da noite recomendamos que não deixe de ir ao bar a Capella, localizado numa antiga capela com direito a fado de Coimbra. Considerada a casa mais reputada de fados da região, sem dúvida que terá uma noite inesquecível num dos locais mais portugueses do nosso país.

< >

Partilhar Artigo

Top