A exuberante Serra de São Mamede e muito mais para descobrir em Portalegre

A exuberante Serra de São Mamede e muito mais para descobrir em Portalegre

A exuberante Serra de São Mamede e muito mais para descobrir em Portalegre

Artigo de André Cruz Martins

Situada no Alto Alentejo, Portalegre é uma bonita cidade, destacando-se pelos troços da muralha que permanecem da fortificação do século XIII. A beleza deste destino fica em muito a dever-se ao facto de estar rodeado pelo Parque Natural da Serra de São Mamede, onde não faltam lugares deslumbrantes que tem de conhecer. A cidade é também servida por restaurantes onde vai poder deliciar-se com a magnífica gastronomia local.

Pelo centro da cidade

No centro da cidade, encontramos a Casa-Museu do poeta José Régio (1901-1969). Este autor português foi professor no liceu de Portalegre e deixou uma obra literária de relevo. A casa onde o poeta viveu foi transformada em museu no ano de 1971, por iniciativa da Câmara Municipal. O seu interior permaneceu inalterado, apresentando um espólio de arte sacra e popular da região. Destaca-se a coleção com mais de 400 imagens de Cristo Crucificado, sendo a mais antiga datada do séc. XV, em estilo gótico.

Leia ainda: Melides, um dos últimos redutos selvagens da costa alentejana tem fama além-fronteiras

Ainda no centro ficam dois imponentes edifícios, o Palácio Achiolli e o Palácio Avilez. Este último funciona como Governo Civil e sede da PSP. Da Praça da República, a principal praça da cidade até ao Castelo de Portalegre são dez minutos a pé. E a curta caminhada vale a pena, de modo a conhecer esta fortificação em estilo medieval e gótico, do século XIII. No castelo, destaca-se a Torre Menagem. Passe ainda pela sede da Manufatura das Tapeçarias, onde se produzem verdadeiras obras de arte.

O Parque Natural da Serra de São Mamede

A rodear Portalegre fica o Parque Natural da Serra de São Mamede, que apresenta um cume de 1025 metros. Trata-se do ponto mais elevado a sul do Tejo e lá encontra-se um miradouro que proporciona uma vista deslumbrante. Com rica vegetação, existem milhares de árvores, predominando os carvalhos, os castanheiros, os sobreiros e as azinheiras.

O parque dispõe de cinco percursos pedestres, nos quais poderá cruzar-se com aves de rapina como o grifo, o milhafre ou a águia-de-bonelli. E quem sabe se não irá também avistar javalis e veados.

Onde comer

A gastronomia de Portalegre tem saborosos pratos tradicionais como o ensopado de borrego, o cabrito assado e doces como a boleima e a sericaia com ameixas de Elvas. Na Rua Alexandre Herculano, no centro da cidade, fica o restaurante Na Boca do Lobo, do chef José Júlio Vintém. Aqui pode provar os pratos já referidos e outros, como barriga de porco assada e costeletas de coelho frito com mel.

Veja também: Alcácer do Sal, a joia do Alentejo mais próxima de Lisboa

Outro magnífico restaurante é o Solar do Forcado, na Rua Cândido dos Reis. A carne bovina predomina na ementa, destacando-se as espetadas na grelha, o lombelo de touro de lide e o veado estufado com migas.

Dormir num hotel-convento

O Hotel-Convento da Provença é uma excelente opção de alojamento em Portalegre. Rodeado pela exuberante floresta da Serra de São Mamede, este antigo convento está decorado com várias armaduras antigas, armas e antiguidades históricas. O jardim dispõe de uma piscina exterior e tem Wi-Fi gratuito em todas as áreas. Os quartos e suites dispõem de todo o conforto.

Percorra a galeria e veja mais imagens da cidade de Portalegre.

< >

Partilhar Artigo

Top