Figueira de Castelo Rodrigo, uma aldeia medieval que tem mesmo de conhecer

Figueira de Castelo Rodrigo, uma aldeia medieval que tem mesmo de conhecer

Figueira de Castelo Rodrigo, uma aldeia medieval que tem mesmo de conhecer

Artigo de André Cruz Martins

Figueira de Castelo Rodrigo é uma aldeia que fica no concelho com o mesmo nome, no distrito da Guarda. Conserva boa parte das suas características da era medieval e foi distinguida como uma das 7 Maravilhas de Portugal, na categoria de Aldeia Autêntica. Destaca-se pelos edifícios históricos com grande valor arquitetónico e pelos percursos pedestres devidamente assinalados, enquanto observa belas paisagens. E não podemos deixar de fazer referência à magnífica gastronomia.

Pelo centro histórico

Ao percorrer as ruas do centro histórico não pode deixar de visitar o Pelourinho, construído no século XVI, em estilo manuelino. É constituído por cinco degraus, um fuste octogonal com base quadrangular e, no cimo, uma pinha do tipo gaiola.
Outro local incontornável é a Igreja Matriz, também conhecida como Igreja de Nossa Senhora de Rocamador.

Leia ainda: Foz d’Égua é uma aldeia para explorar no cenário de sonho da serra do Açor

Foi construída no século XIII por uma confraria de frades cuja função principal era apoiar os romeiros que se dirigiam para Santiago de Compostela e Roma. Em estilo românico, tem uma torre sineira lateral e está classificada como Monumento Nacional desde 1922.

Ainda pelo centro histórico, certamente que irá ainda reparar na cisterna medieval, com duas portas, uma com traçado gótico e outra com influência mourisca. A utilização desta cisterna terá sido como fonte pública e atualmente serve apenas para rega de quintais.

Serra da Marofa: o miradouro e os percursos pedestres

Do miradouro da Serra da Marofa tem-se a vista mais bonita de todo o concelho. A 975 metros de altura, oferece uma paisagem magnífica sobre a Serra da Marofa e boa parte da região da Beira Alta. E em dias sem nuvens é possível vislumbrar Espanha. Neste local fica uma réplica do Cristo-Rei. Pela Serra da Marofa é possível cumprir percursos pedestres devidamente sinalizados, em comunhão com a natureza.

Onde comer e onde dormir

Para degustar a magnífica gastronomia local, aconselhamos o restaurante A Taverna da Matilde, na Avenida Sá Carneiro. Num ambiente simples e acolhedor, vai poder provar pratos como javali, bacalhau frito e naco na pedra. Como sobremesa, a mousse de amêndoa é divinal.

Veja também: Freixo de Numão é uma aldeia de encantar no concelho de Vila Nova de Foz Côa

Para ficar alojado, sugerimos a Casa da Cisterna, que fica num castelo medieval com vista deslumbrante para a Serra da Marofa. De acordo com o relato de várias das pessoas que lá ficaram hospedadas, nunca tinham tomado um pequeno-almoço tão bom, com queijos, compotas e bolos locais. Os preços começam nos 75 euros, para quarto duplo.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Figueira de Castelo Rodrigo.

< >

Partilhar Artigo

Top