Na Mealhada não se come só leitão!

Na Mealhada não se come só leitão!

Na Mealhada não se come só leitão!

Artigo de Redação 20-04-2018

20-04-2018


Quem pensa que só pode comer um delicioso Leitão à Bairrada, na Mealhada, desengane-se! Além do tradicional leitão assado com batata frita e das sandes do mesmo, o restaurante Rei dos Leitões tem muitas outras iguarias gastronómicas que merecem ser provadas e apreciadas.

Aproveitando a chegada da primavera e do sol, Licínia Ferreira (proprietária), António Paulo Rodrigues (gestor) e o Chef Carlos Fernandes apresentaram as novas e surpreendentes novidades de entradas, pratos de peixe e de carne e as irresistíveis sobremesas, da autoria da chef pasteleira Lídia Ribeiro, onde são utilizados produtos nacionais de topo e de alta qualidade, pois só assim é possível servir pratos de alta gastronomia.

Novidades de primavera com sabores surpreendentes

As entradas são um brinde ao mar e ao oceano. São elas: «Caviar, percebes, salicórnia e aipo», «Vieira, abacate, ouriços e cebolinho», «Carabineiro, abóbora, rabanete e manjericão».

Os sabores marinhos continuam com os pratos de peixe, onde a combinação de ingredientes é uma verdadeira surpresa para o paladar: «Rodovalho, lingueirão, tomate e hortelã da ribeira», «Bacalhau, favas, azeitonas e coentros», e «Robalo, agrião, cherovia e rúcula».

Quanto aos pratos de carne, não falta o reinventado «Leitão, trufa, laranja e cenoura», o «cabrito, broa, alecrim, maçã bravo de esmolfe» e o «Pato, foie gras, cenoura e baunilha».

A finalizar, deliciosas sobremesas como o prato de «queijos, abóbora, tomilho e gengibre», a típica e alentejana «Sericaia, ameixa, amêndoa e hortelã» e o doce conventual «Morgado do Bussaco, nozes, lima kaffir e mel».

Para harmonizar estes pratos, não podem faltar bons vinhos. Por isso, a excecional garrafeira do Rei conta com cerca de três mil referências de vinhos de todas as regiões portuguesas e do mundo.

Rei dos Leitões nasceu há 71 anos

De taberna a restaurante premiado

Inaugurado a 15 de maio de 1947 (Dia de Ascensão), na emblemática reta da Mealhada, na Bairrada, o Rei dos Leitões começou por ser uma pequena taberna, onde se bebia vinho e comiam umas azeitonas a acompanhar, até ao dia em que os tios e padrinhos da atual proprietária, Licínia Ferreira, decidiram assar um leitão e venderam-no todo nesse dia. A partir daí tudo mudou e o resultado está à vista 70 anos depois, com um espaço que continua a crescer sem esquecer o legado herdado.

Após quatro remodelações e diversos ajustes na decoração interior e exterior, o Rei dos Leitões tornou-se um dos mais apetecíveis e procurados restaurantes da região e um embaixador daquela que é uma das «7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa», o leitão.

Aos fornos ainda aquecidos a madeira e casca de eucalipto, junta-se um serviço de excelência, quer ao nível do atendimento, quer dos produtos confecionados que vão muito para além da iguaria principal.

O ano de 2011 marcou o ponto de viragem desta emblemática casa, com a aposta numa relação ímpar entre a tradição e inovação.

A visão e missão do Rei dos Leitões é reconhecida ano após ano, tendo sido certificada pelo IAPMEI, em parceria com o Banco Santander, como PME Excelência. Facto a juntar às inúmeras distinções alcançadas nos últimos anos. Com três salas – a principal, a «Sala dos Amigos do Rei» e a «Sala do Rei» –, o Rei dos Leitões só fecha à quarta-feira e nas pausas destinadas a férias do pessoal e obras de manutenção e melhoria.

Uma «rainha» a reinar há 36 anos

Licínia Ferreira pertence à terceira geração à frente do Rei dos Leitões. Como os tios e padrinhos não tinham filhos, acabou por ser a herdeira deste espaço histórico que conhece desde que nasceu. Pode-se mesmo dizer que é a «grande mestra» na arte de assar e cortar o leitão. «Estou aqui há 51 anos e a trabalhar há 36. Sou eu que corto o leitão todos os dias para servir aos clientes, porque o corte é muito importante», refere Licínia que, apesar de ter passado por algumas alturas mais críticas, conseguiu, com a ajuda do gestor António Paulo Rodrigues, ultrapassá-las, e dar uma vida nova ao «Rei» e o sucesso tem sido crescente dia após dia.

Recentemente, e pelo segundo ano consecutivo, recebeu um «Garfo de Ouro» atribuído pelo guia «Boa Cama Boa Mesa», do Expresso.

 

Onde fica:
Rei dos Leitões
EN1, Av. da Restauração, 17, Mealhada
231 202 093 || 12:00-23:00 (fecha à 4.ªfeira)
https://www.facebook.com/restaurantereidosleitoes

 

Texto: Virgínia Esteves

< >

Partilhar Artigo