O melhor pastel de feijão é de Mangualde

O melhor pastel de feijão é de Mangualde

O melhor pastel de feijão é de Mangualde

Artigo de Redação 28-03-2018

28-03-2018


Quando passar por Mangualde é obrigatório dar um salto à Confeitaria do Patronato. E o motivo é provar e deliciar-se com os genuínos e originais pastéis de feijão, um doce típico de origem conventual, que aqui são confecionados e cuja receita continua no «segredos dos Deuses». Ou seja, o segredo tem passado de geração em geração até aos dias de hoje entre as pessoas que colaboram diariamente na pastelaria com o compromisso efetivo de não o divulgarem. São muito parecidos com os pastéis de nata devido ao seu aspeto, mas depois de prová-los comprova que nada têm a ver… Diariamente são vendidos mais de 800 pastéis de feijão.

O Patronato surgiu nos finais da década de trinta do século passado e a sua pastelaria tinha como objetivo apoiar as obras de ação social da Paróquia de Mangualde. Criou-se, então, dentro das doçarias, tradicional e conventual, o pastel de feijão que, para além de ser típico do Patronato de Mangualde, a sua fama é conhecida a nível nacional e internacional. Também são bastante procurados os bolos de aniversário, o bolo-rei, as cavacas, as filhoses, as bolas de carne, os caramujos, as natas e as empadas de galinha.

Pastelaria de cariz social

O Patronato nasceu na década de trinta do século passado, numa altura em que a Europa vivia um período conturbado, como a Crise de 1929, a Guerra Civil Espanhola (1936-39) e início da 2ª Guerra Mundial. Nestes tempos difíceis, as necessidades da paróquia, para o apoio social, eram grandes.

Surgiu então, por parte do Monsenhor Manuel da Cruz Ferreira Monteiro, a ideia de fundar uma casa que acolhesse, durante o dia, os filhos das empregadas, enquanto trabalhavam. Deste modo, a pastelaria apareceu para apoiar financeiramente, não só o Patronato, mas também as obras sociais da própria Paróquia.

É assim que a D. Maria Amélia Ortiz Ribeiro intervém, dirigindo a cozinha e a confeção de bolos. Foi ela que trouxe as receitas da doçaria conventual, de que se destaca, desde a primeira hora, o bolo regional, o bolo de azeite, os caramujos ou jesuítas, os papos de anjo e as saborosas lampreias de ovos.

É também das suas mãos que aparece o famoso pastel de feijão. Mais tarde apareceram as «Meninas do Patronato», como ficaram conhecidas as senhoras que ali trabalharam de forma voluntária. que continuaram a obra.

 

A Confeitaria do Patronato fica no Largo da Misericórdia, em Mangualde
Tel.: 232 619446

Horário: De Segunda a Sexta-feira 8:00 às 19:00
Sábado 8:00 às 18:00
Domingo- Encerrado

Site: http://www.paroquiademangualde.pt

 

Texto: Virgínia Esteves ([email protected]); Fotos: Revista de Vinhos

< >

Partilhar Artigo