Estas são as melhores atividades para fazer no Gerês

Estas são as melhores atividades para fazer no Gerês

Estas são as melhores atividades para fazer no Gerês

Artigo de Luís Correia 11-10-2023

11-10-2023


O Gerês fica no norte do pais, mas isso não significa que não seja um bom destino para se ir de férias. Tanto no verão ou no inverno, o Parque Nacional da Peneda-Gerês é um lugar para realizar várias atividades, seja algumas mais calmas, outras mais aventureiras.

Se é uma pessoa que não gosta de estar quieta, este é o destino que procura. Pode fazer vários tipos de desportos, incluindo os mais radicais. O Gerês é dos poucos lugares do país que tem todas as condições possíveis para a realização de atividades aquáticas, terrestres e radicais.

Atividades aquáticas no coração do Gerês

O Gerês possuí várias cascatas o que promove a realização de desportos aquáticos de qualidade como o Canyoning,  que consiste na exploração do rio, ou seja, através de escalada, rappel e saltos de rochas altas para pequenas lagoas. Há ainda a canoagem, que pode ser praticada numa canoa individual, dupla, com ou sem guia, em águas planas ou águas bravas.

Explorar percursos terrestres

Por ser montanha, a possibilidade de fazer caminhadas ou passeios é elevada. Passeios de cavalo ou de charrete são duas práticas bastante comuns. Os cavalos estão habituados a trabalhar com pessoas e também haverá sempre um guia para acompanhar crianças e adultos. Para os que mais aventureiros, fazer provas de  orientação é uma boa escolha.

Leia também: 5 sugestões de turismo rural para uma escapadinha no norte de Portugal

Inicialmente, dá-se um mapa, as pessoas têm de se deslocar até postos, onde devem assinalar que estiveram naquele lugar com uma caneta que se encontra apenas nos referidos postos.

Escolhas mais radicais

Para quem aguenta grandes desafios o Arborismo é uma das principais atrações do Gerês Este desporto consiste em estar preso por cordas a fazer percursos com obstáculos.

Paintball, outra opção mais ativa, é o ideal para fazer em família ou um grupo de amigos. O objetivo é acertar com balas de tinta nos adversários e ganha quem tiver menos pintado.

Leia também: Paraísos (quase) secretos de norte a sul de Portugal

Em duas rodas, o BTT é para os ciclistas que gostam de descer a montanha com alta velocidade e enfrentado obstáculos. Dentro das atividades radicais é possível fazer atividades motorizadas em passeios de jipe, kart cross e moto 4. Todas elas são acompanhadas por um guia, sendo que nos passeios de kart cross e moto 4 é obrigatório ser portador da carta de condução B.

Leia também: 7 paraísos escondidos e imperdíveis para conhecer em Portugal

Percorra a galeria e veja mais fotos das atividades radicais no Gerês.

< >

Partilhar Artigo