Conheça a Graciosa, a ilha mais misteriosa dos Açores

Conheça a Graciosa, a ilha mais misteriosa dos Açores

Conheça a Graciosa, a ilha mais misteriosa dos Açores

Artigo de André Cruz Martins

A Graciosa é uma ilha situada no extremo noroeste do Grupo Central do arquipélago dos Açores. É a menos montanhosa das ilhas açorianas, atingindo 405 metros de altitude máxima no bordo sul da Caldeira. A baixa elevação proporciona um clima temperado oceânico, sendo por isso a ilha onde menos chove.

Aqui vivem pouco mais de 4 mil habitantes, na maioria concentrados na sede do único concelho da ilha, a vila de Santa Cruz da Graciosa. Descubra os encantos de um dos paraísos menos divulgados Açores e que está classificado pela Unesco como Reserva Mundial da Biosfera.

Locais a conhecer em Santa Cruz da Graciosa

Dada a sua pequena dimensão, os principais pontos de interesse da vila de Santa Cruz da Graciosa podem ser conhecidos num manhã ou numa tarde. Boa parte das atrações encontram-se no Rossio, a praça central. Não deixe de entrar na Igreja Matriz de Santa Cruz, do século XVI. Tem estilo barroco com detalhes manuelinos no interior.

Leia ainda: 6 dias fantásticos nos Açores entre as ilhas do Faial, Terceira e São Miguel

A pouco mais de 50 metros de distância vai encontrar a Igreja de Santo Cristo da Misericórdia, do século XVII, local onde chegou a pregar o padre António Vieira. Outro lugar imperdível é o Museu da Graciosa, que conta a história da ilha ao longo dos séculos.

As termas do Carapacho, a praia e a caldeira

Uma das maiores atrações turísticas da Ilha Graciosa são as termas do Carapacho, onde vai encontrar águas termais a uma temperatura média de 40 graus. Funciona como centro de relaxamento e bem-estar, mas também tem fins terapêuticos e medicinais. No espaço exterior das termas, é possível tomar banho nas piscinas naturais, enquanto se observa uma fantástica paisagem para o oceano.

Ainda para ir a banhos, a Praia de São Mateus é uma excelente opção. Com águas límpidas, proporciona também excelentes condições para mergulhar. Dispõe de sanitários e duches, restaurante/bar e nadador salvador. Referência ainda para a Caldeira da Graciosa, uma depressão circular com 1600 metros de diâmetro e 350 metros de profundidade, no local onde antes se situou o topo do vulcão que fez nascer a ilha. Fica num local com paisagem verdejante que o vai deixar encantado.

A Furna do Enxofre e o Monte da Nossa Senhora da Ajuda

Um dos locais emblemáticos da ilha é a Furna do Enxofre. Também conhecida como Gruta do Enxofre, é uma caverna que se destaca pelo teto em abóbada perfeita, formado por prismas lávicas. Para chegar à Furna do Enxofre, vai ter de passar por um túnel com 200 metros, atravessando toda a cratera.

Veja também: A ilha de São Jorge tem paisagens deslumbrantes e um dos melhores queijos do mundo

Há uma torre para o acesso à parte interior, com 35 metros de altura e uma escadaria em forma de caracol com quase 200 degraus. Se quiser desfrutar da melhor paisagem da ilha, desloque-se até ao Monte da Nossa Senhora da Ajuda. A vista alcança a parte norte da ilha e a extensa planície de Guadalupe.

Percorra a galeria e veja mais fotos da Graciosa.

< >

Partilhar Artigo

Top