Há um novo passadiço, praias fluviais e muito mais a conhecer na Serra da Lousã

Há um novo passadiço, praias fluviais e muito mais a conhecer na Serra da Lousã

Há um novo passadiço, praias fluviais e muito mais a conhecer na Serra da Lousã

Artigo de Hugo Mesquita 17-06-2020

17-06-2020


Acabaram-se as desculpas. É agora mais importante do que nunca conhecer o nosso País nas férias e não pense nisso como um castigo, mas antes uma oportunidade. As belezas naturais, muitas delas desconhecidas das grandes massas, merecem sem dúvida uma visita. Será enriquecedor a nível pessoal e, ao mesmo tempo, irá a ajudar a economia local. Vai ser certamente surpreendido e um bom exemplo disso é a Serra da Lousã. Há um novo passadiço, praias fluviais e muito mais a conhecer nesta região.

Desde logo, esta região do País, na transição do distrito de Coimbra para o de Leiria, vai receber um passadiço que promete fazer as delícias dos seus visitantes. A construção do Passadiço da Ribeira de Quelhas. ainda não terminou mas deverá estar pronto para ser inaugurado em julho. Terá uma extensão de 1200m e vai ficar localizado junto à aldeia histórica do Coentral Grande.

A Garganta do Ceira

E como verão que se preze não podem faltar banhos, não pode deixar de visitar algumas das muitas praias fluviais da região. As opções são muitas, mas há uma que tem chamado a atenção pela sua rara beleza. Falamos da praia fluvial de Cabril do Ceira. Aqui, além da água límpida e da paisagem verde que nos rodeia, ficamos de frente com a garganta fluvial do rio, conhecido como as Portas do Ceira. É sem dúvida um dos fenómenos geomorfológicos mais surpreendentes de Portugal.

Há um novo passadiço, praias fluviais e muito mais a conhecer na Serra da Lousã

A Garganta do Ceira localiza-se na freguesia de Serpins, no concelho da Lousã, a cerca de 40 quilómetros do passadiço da Ribeira de Quelhas. Chegar até lá não é propriamente fácil, uma vez que terá que passar por uma estrada de terra batida. Mas o resultado final vai fazer com que todo o sacrifício tenha valido a pena. E uma vez que estamos numa de conhecer a Serra da Lousã, aproveite também para conhecer as encantadoras aldeias de xisto da região, como por exemplo a de Casal de São Simão.

Casal de São Simão fica perto de Figueiró dos Vinhos. Rodeada por densa vegetação, destaca-se pela beleza da paisagem. E ainda pela magnífica praia fluvial, a apenas 15 minutos e por um restaurante com comida divinal. O curioso nesta aldeia é que os seus pouquíssimos habitantes vieram da cidade e recuperaram as casas deste lugar com as suas próprias mãos. E construíram uma verdadeira aldeia comunitária. Ajudam-se mutuamente nas obras que são necessárias e juntam-se em convívio nas casas uns dos outros.

Percorra a galeria e veja algumas das melhores fotos da Serra da Lousã.

< >

Partilhar Artigo

Top