O Lago Azul e outros locais paradisíacos na Barragem de Castelo de Bode

O Lago Azul e outros locais paradisíacos na Barragem de Castelo de Bode

O Lago Azul e outros locais paradisíacos na Barragem de Castelo de Bode

Artigo de Redação 12-05-2022

12-05-2022


Situada nos limites dos concelhos de Tomar e Abrantes, a Barragem de Castelo de Bode pertence ao conjunto de barragens da bacia do rio Zêzere. É sem dúvida um dos locais mais idílicos de Portugal, apresentando uma paisagem absolutamente deslumbrante. A albufeira desta barragem percorre qualquer coisa como 60 quilómetros e a gigantesca reserva de água abastece cerca de 3 milhões de pessoas na região de Lisboa.

Lago Azul, a joia da coroa

A joia da coroa é a magnífica Praia Fluvial da Castanheira, mais conhecida como Lago Azul devido à cor da água. Situa-se no concelho de Ferreira do Zêzere e em 2012, este local foi um dos finalistas das 7 Maravilhas – Praias de Portugal. Distingue-se por uma grande piscina flutuante com nadador-salvador e zona para crianças. Para além de tomar banho, pode-se andar de gaivota e praticar desportos náuticos como windsurf, wakeboard e canoagem.

Veja ainda: Estamos a organizar uma viagem a Marrocos e queremos que venha connosco

O Lago Azul oferece uma paisagem assombrosa e está rodeado por montes e florestas de pinheiros e eucaliptos. Nas imediações da praia há alguns alojamentos para passar a noite. A Estalagem Lago Azul, com quartos duplos a partir de 60 euros, é o mais famoso. No Lago Azul, existe apenas um restaurante, o Maven, famoso pelos hambúrgueres de carne angus 100% portuguesa.

Outras praias fluviais

Há mais praias fluviais muito bonitas na Barragem de Castelo de Bode, nomeadamente a Praia Fluvial de Alverangel e a Praia Fluvial dos Montes. Esta última encontra-se numa área verde onde brotam diversas fontes e ambas foram distinguidas em 2016 pela QUERCUS com a classificação de “Qualidade de Ouro”.

A Praia Fluvial da Aldeia do Mato também merece destaque. Distinguida diversas vezes com bandeira azul, dispõe de águas calmas, ideais para nadar e relaxar. Possui ainda uma bela paisagem florestal envolvente, uma piscina flutuante vigiada, um cais de acostagem e equipamento para a prática de desportos náuticos. Está ainda equipada com balneários, bar e restaurante e tem parque de campismo e bungalows.

A estância de wakeboard

A albufeira de Castelo de Bode ganhou ainda mais vida com a construção de uma estância de wakeboard, finalizada em 2010 e que já recebeu o Campeonato do Mundo da modalidade. De resto, o Lago Azul é indicado para a prática de outros desportos náuticos, nomeadamente windsurf, vela, remo, jet ski, moto náutica e pesca desportiva. As principais espécies são truta, achigã, enguias e lagostim vermelho.

A bela península de Dornes

Se estiver na região não pode deixar de fazer uma visita a Dornes, uma península que serviu de ponto estratégico militar nos inícios da nacionalidade. Esta pequena localidade preservou importantes monumentos históricos. Nomeadamente uma torre templária e uma pequena igreja mandada erigir pela Rainha Santa Isabel, em homenagem a Nossa Senhora do Pranto. Dornes tem uma pequena praia e uma marina onde estacionam alguns barcos, existindo a possibilidade de fazer viagens de canoa. Para almoçar e desfrutar da vista magnífica, desloque-se ao restaurante O Rio, com varanda para o Zêzere.

Percorra a galeria e veja as fotos de alguns dos locais mais bonitos da albufeira da barragem de Castelo de Bode.

Partilhar Artigo