Lagoa, o Algarve selvagem das caminhadas e das praias de cortar a respiração

Lagoa, o Algarve selvagem das caminhadas e das praias de cortar a respiração

Lagoa, o Algarve selvagem das caminhadas e das praias de cortar a respiração

Artigo de André Cruz Martins

Os Sete Vales Suspensos de Lagoa foram eleitos “O Melhor Destino para Caminhadas da Europa”, num ranking elaborado pela “European Best Destinations”, depois de contabilizados os votos de quase 30 mil viajantes, de 153 países. Mas Lagoa não é só isto, aliás, a zona tem muitos pontos de interesse e é um excelente local para fazer uma escapadinha, seja em família ou com amigos.

Este percurso de 11,4 km (ida e volta) liga a Praia de Vale Centeanes à Praia da Marinha e desenvolve-se ao longo de uma linha quase contínua de arribas, apenas interrompida por linhas de água que, na sua maioria, desembocam acima do nível do mar, dando origem aos sete vales suspensos que emprestam o nome ao percurso.

A paisagem é sempre fantástica, feita de um forte azul forte e das águas cristalinas que banham a costa algarvia. Durante a caminhada, pode visitar o Algar de Benagil, várias vezes eleito como uma das grutas mais belas do mundo. O percurso de ida e volta dura, em média, cerca de seis horas.

O enorme parque aquático

Lagoa é uma cidade sede de concelho, situada no coração do Barlavento algarvio, entre os concelhos de Portimão e Silves. No alto de uma pequena colina, rodeada por vinhas, tem-se mantido uma cidade pacata, ao contrário de outros locais bem ali perto.

Leia ainda: Slide & Splash entre os melhores parques aquáticos da Europa

A sua atração mais conhecida está ainda assim ligada à diversão. Trata-se do enorme parque aquático Slide & Splash. Situado a 3,5 km do centro de Lagoa, conta atualmente com uma área total de 7 hectares, tendo ao dispor vários divertimentos aquáticos para todos os gostos e idades, com destaque para os grandes escorregas. Existem igualmente áreas de descanso relvadas e com espreguiçadeiras, espaços para espectáculos com animais, massagens e fish spa. E ainda vários pontos de restauração e uma loja.

Tem algumas das praias mais bonitas de Portugal

A região da Lagoa tem algumas das mais belas praias de Portugal. Por exemplo a Praia de Benagil, situada no final de um monte escarpado e perto de uma aldeia piscatória. A sua fama deve-se principalmente à gruta situada logo ao lado da praia.Nesta praia, existe a possibilidade de alugar um barco para aceder a algumas praias isoladas nesta área.

Veja também: As 10 melhores fotografias da gruta de Benagil

A Praia da Marinha tem uma beleza natural deslumbrante, possuindo quatro rochedos dourados e túneis naturais. Já a Praia do Carvoeiro está localizada no centro da vila. Apesar de pequena, cativa pelo facto de todas as lojas, restaurantes e bares do Carvoeiro estarem centradas à sua volta. Lagoa é também um destino de golfe por excelência e na zona existem diversos campos que possuem todo o luxo e conforto para a prática da modalidade.

Monumentos a visitar

Lagoa tem ainda alguns monumentos interessantes para explorar, nomeadamente a Fortaleza de Nossa Senhora da Rocha, também conhecida como Castelo de Porches, e que serviu para proteger a povoação dos constantes ataques dos corsários. Foi muito danificada com o Terramoto de 1755, mas a capela que se encontrava rodeada pela fortaleza ainda se mantém de pé, tendo no seu interior uma valiosa imagem da Virgem e de Jesus que data do século XVI.

Destaca-se ainda o Convento de São José, que tem um jardim onde se ergue um menir proveniente da região de Porches, com origem entre 5000 a 4000 A.C. O convento carmelita, com claustro, capela e torre-mirante, foi edificado em 1738, tendo sido um recolhimento de mulheres e crianças abandonadas fomentando a sua educação. O edifício resistiu ao terramoto de 1755.

Hoje, o Convento é o Centro Cultural da cidade e durante todo o ano, as alas e as salas, a antiga capela, o claustro e o moderno auditório multiusos, são palco para exposições de pintura, fotografia e escultura, de concertos e peças de teatro, de palestras e de pequenas feiras, entre outros eventos culturais.

Onde comer

Estamos no Algarve e por isso o peixe e o marisco são os reis na gastronomia local. O Restaurante Sueste, em Ferragudo, é um lugar onde pode apreciar o peixe mais fresco, normalmente grelhado. Este espaço na foz do rio Arade tem uma vista privilegiada para Portimão. No Lamim, no centro histórico de Lagoa, pode degustar pratos de cozinha tradicional algarvia. Aconselhamos os maravilhosos “Linguadinhos à Lamim”. Já o Ocean, em Porches, está assente numa cozinha internacional bastante criativa. O menu varia em função dos melhores produtos da época.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Lagoa.

< >

Partilhar Artigo

Top